sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Palm Tungsten E

Pessoal,

No início do século (falando assim parece MUITO mais tempo do que realmente é...) começaram a aparecer dispositivos portáteis para poder levar alguns arquivos (livros, músicas, planilhas e arquivos de texto) para onde o usuário quisesse. Vários modelos surgiram e morreram nesse períodos. Era tipo um smartphone, sem o telefone!

Basicamente, os dois sistemas mais fortes eram o Windows Mobile (aka Windows CE, da Microsoft) e o PalmOS (da Palm). Os grandes fabricantes eram a Dell e Compaq (que faziam o Dell Axim, por exemplo, e o iPAQ, ambos com Windows Mobile, conhecidos também como Pocket PC) e a Palm e a Sony (que faziam equipamentos com PalmOS - Sony Clie e diversos modelos da Palm).

Nessa época, as telas eram resistivas, ou seja, precisava da "canetinha" para funcionar. As telas hoje são capacitavas, não precisam mais dessas canetas (quem lançou a primeira tela capacitiva? A Apple, no primeiro iPhone).

O PalmOs tinha a maior parte do mercado. A maioria dos aplicativos eram para PalmOs mas o equipamento era mais simples. O Windows Mobile estava lá atrás, mas o SO era muito melhor, só que era difícil arranjar software para ele. Isso mudou depois, mais para o final da década de 2000. A Palm ficou parada no tempo e hoje não existe mais, enquanto o Windows Mobile assumiu a liderança do mercado com o surgimento dos smartphones e só foi cair quando surgiu o iPhone e o sistema Android.

Eu tive um Dell X50 (acho que era esse mesmo). Muito bom, mas muito limitado. Não achava software bom para ele, tudo era para Palm. Vendi pelo preço que paguei um ano antes e comprei um Tungsten E (era bem mais barato, diga-se de passagem - o Dell era uns R$2000 lá em 2004 e o Tungsten era menos de R$1000!). Alguns anos depois aposentei o Tungsten e meu celular e unifiquei no meu primeiro smartphone, o HTC TyTN II (que usava Windows Mobile!), esse sim uma máquina!

Ambos os sistemas eram bem robustos, mas o Windows Mobile era mais voltado para o mercado corporativo (tinha browser, etc) e o Palm era mais para o mercado doméstico.

Existem diversos emuladores de ambos os sistemas. PocketPalm, StyleTAP, PPC Emulator. Só procurar que tem tudo disponível na internet para matar a curiosidade e a saudade. Tem um bom site aqui.

Algumas lembranças não são tão boas - lembro que tinha um cartão de 256MB com um monte de música .mp3 e ficava ouvindo num plantão de CTI na 6a feira de noite. Isso porque eu era recém casado. Uma bosta de lembrança. Foram alguns anos nesse plantão de 6a feira 😩😩

Com os avanços de hardware e maior disponibilidade de programas, o Palm foi decaindo até sumir. Tentaram um soluço com uma versão mais moderna, webOS. Não vingou. A Palm foi comprada pela HP e o webOS foi parar em relógios inteligentes e TVs da LG.

Ainda tenho esse Palm. Funciona muito bem, apesar de todas as restrições do hardware: tela 320x320 pixels, sem câmera, 65k cores, 32MB de memória (expansível com cartão SD) e um processador ARM OMAP (Texas Instrument) 126MHz e bluetooth. Foi o Palm mais barato da linha Tungsten (E, E2, T, T2, T3, T5, W, C) e o mais vendido.

Lembro que tinha uns programas bons para apresentações, planilhas e edição de texto - Documents To Go.


É isso aí. Para a posteridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário