segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Encurtador de URL e QR Code

Pessoal,

Há algum tempo falei disso aqui no blog.

Os encurtadores de URL existem para reduzir os loooonnnnggggoooossss endereços de links para alguns endereços mais amigáveis.

Esses serviços fazem "apenas" a tradução de um arquivo de base 36 (as 26 letras minúsculas mais os 10 números) para uma outra base, por exemplo base 62 (26 letras minúsculas + 26 letras maiúsculas + 10 números).

Confuso? Nem tanto. Vamos colocar exemplos de coisas corriqueiras no mundo da informática.

Por exemplo, o número 255!

Por padrão, utilizamos a base decimal (10 números: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Utilizamos a base decimal porque temos 10 dedos nas mãos e aprendemos naturalmente a usar a base decimal. Assim, sempre que vimos um número, já pensamos em base decimal.

Entretanto os números pode ser escritos em outras bases. Mas, nessa situação, devemos indicar que a base não é a base decimal. Assim, devemos indicar se a base é, por exemplo, binária (&B - utiliza apenas "0" e "1"), octal (&O - utiliza números de "0" a "7" - 8 números) ou hexadecimal (&H - utiliza os 10 números mais a letra "a" para o número 10, letra "b" para 11, "c" para 12, "d" para 13, "e" para 14 e "f" para 15). Para decimal deveríamos utilizar &D, mas por padrão todos os números são decimais, exceto quando indicado que a base é outra que não a decimal.

Assim, o número 11 em binário não é onze. Na verdade ele é &B11 que corresponde a 3 na base decimal. Do mesmo modo, o número 11 em base decimal (&D11 - onze) corresponde a &B1011, &O13 ou &HB.

Já o número 255 (em decimal) corresponde a &B11111111, &O377 ou &HFF.

O objetivo é facilitar a utilização de números e realizar cálculos dentro de padrões diferentes. Por exemplo, os computadores só reconhecem "0" - off - e "1" - on. Ou seja, para um computador a base decimal não faz sentido, assim como para nós a base binária, salvo raras exceções, também não faz sentido.

Como os computadores agrupam dados em base de 2, temos número baseados em potência de 2. Se definiu que 8 bits (2ˆ3 bits) correspondem a 1 byte. Como a base decimal iria gerar o número 255, padronizou-se utilizar uma base múltipla de 2 que simplificasse esses números. Optou-se, então, por uma base de 16 caracteres (hexadecimal). Assim, &B11111111 corresponde a &D255 e &HFF (2ˆ8).

Alguns sites fazem esse serviço de conversão automaticamente. Eu gosto desse aqui.

Bom, retornando ao assunto inicial: esses serviços de encurtamento de URL (endereços da Internet) reduzem os endereços utilizando alguma base diferente da que utilizamos para escrever os endereços. O endereço https://jaymebc.blogspot.com/2021/01/controlando-o-transmission-pelo-iphone.html é reduzido para uma frase muito menor como https://tinyurl.com/yxbqt8h9. Ao invés de usar 80 caracteres, utilizamos apenas 28.

Isso foi criado (ou pelo menos ficou mais difundido ou mais relevante) para ser utilizado no Twitter, na época que apenas 140 caracteres eram permitidos (como não tenho Twitter, não sei se ainda são apenas 140 caracteres).

Diversos serviços fazem esse encurtamento. Eu, pessoalmente, gosto muito do tinyURL.com por ser totalmente gratuito e não precisar fazer registro para utilizar o serviço. Outro famoso é o bit.ly, mas agora começou a exigir registro e limitar o número de usos (para vender serviços).

Vários desses encantadores vendem serviços agregados: contagem de quantos cliques foram realizados nos encantadores, padronização dos nomes, geolocalização dos cliques, etc. O Google tinha um serviço bom mas encerrou há uns dois anos atrás. Bom, dê um Google aí para procurar opções ou então clique aqui :)

Aliado a isso, outra boa opção é utilizar um QR Code para conduzir a um link. Se isso parece trivial hoje, quando eu cheguei na internet e isso aqui era tudo mato, há algum tempo bem recente era novidade! A Microsoft chegou a criar um QR code desses em 2009 (Microsoft Tag), mas o serviço morreu nem sei quando. Era bem interessante porque utilizava um tamanho reduzido:


Hoje essesQRCodes estão em todos os lugares. E existe uma infinidade de sites que permitem a criação gratuitamente. Utilizo e recomento esses dois: 



Ambos os serviços são excelentes e oferecem extensas possibilidades para criação de QRCodes com link para pagamentos, direcionamento para site, inserção de eventos em agendas ou criação de Vcards (para contatos para celulares), etc. Muita coisa. Tudo de graça (às vezes custando apenas um cadastro).

Quando esses serviços eram novidade, era necessário instalar aplicativos nos smartphones para que eles conseguissem ler os QRCodes. Hoje isso já está "de série" em todos eles. Basta aponta a câmera e pronto!

Enfim, foi uma atualização de um post lá de 14/11/2010!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário