sábado, 9 de janeiro de 2021

Atualizando o NextCloud no FreeNAS

 Pessoal,

Pequena nota sobre atualização do NextCloud no FreeNAS.

Dias atrás fui atualizar o NextCloud no FreeNAS e mandei direto pelo update do Jail. Travou numa tela de "Maintenance Mode":


Como o administrador do sistema sou eu mesmo, tive que me virar para resolver.

Já que não tenho dados sensíveis no NC, poderia simplesmente apagar tudo e reinstalar do zero, mas preferi fazer o mais difícil, claro.

O erro foi ter feito pela update do NC direto no FreeNAS. Deveria ter feito usando "./occ upgrade", mas não sabia. Nem que deveria ter feito assim nem como fazer assim...

A solução é bem simples.

Navegue até:

    /mnt/(jail pool)/iocage/jails/nextcloud/root/usr/local/www/nextcloud/config

Nesta pasta, procure o arquivo "CONFIG.PHP".

Abra ele com o comando "nano config.php" e procure pela linha" 'maintenance' => true," e troque o "true" por "false".

Depois saia com control+x, clique Y para confirmar a gravação no arquivo e recarregue a página do NextCloud.

Deve aparecer algo como isso:


Pelo que eu li, deveria ter dado certo fazendo isso, mas recebi o erro de "504 Gateway Time-out". Assim, reiniciei o jail e... nada! Deu o mesmo erro.

Ou seja, tenho que usar o ./occ mesmo.

Abri o jail do NextCloud no FreeNAS e abri o shell no jail.

$ cd /usr/local/www/nextcloud
$ su -m www -c /bin/sh
$ php ./occ maintenance:mode --off$ php ./occ upgrade

No shell do jail, ficou travado em uma mensagem: "Starting code integrity check...".

Voltei na tela do NC e mandei atualizar e, após vários updates de partes, apareceu a mesma mensagem e deu erro no final :(

Voltei à estaca zero.

Conclusão: vou apagar e reinstalar o NextCloud... 😒😕 Mais fácil.

ATUALIZAÇÃO!

Não vou mais instalar o NextCloud. Quando instalei, não estava nem usando, só ocupando espaço no disco. Como o disco é o mesmo do FreeNAS, é redundância besta.

Hoje uso o iCloud (200GB, compartilhados com a esposa), coloquei lá TUDO que preciso acessar em qualquer lugar e ainda está sobrando 100GB!

Obviamente não coloco fotos, videos e músicas. Mas faço backup de arquivos e documentos de trabalho e acesso no iPhone, iPad e qualquer um dos computadores. Minha esposa acessa no iPhone, no Mac dela e até no Windows daqui de casa e do escritório dela.

Além disso, ainda faço backup das coisas de trabalho no Dropbox e OneDrive. E copio todos pra HD externo e FreeNAS. Estou bem resolvido. Por enquanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário