quinta-feira, 14 de julho de 2022

Acessando minhas VM de qualquer lugar via browser!

Pessoal,


A novela de conseguir acessar o conteúdo da minha rede de onde eu estiver está chegando perto do fim. Para tanto, faltam poucos detalhes.

Bom, vamos por partes.

A primeira coisa era organizar os dados e backups. Falei disso em vários posts: aqui, aqui e aqui, principalmente, mas no blog basta procurar que falo também em outros posts.

A segunda coisa era criar a ferramenta básica para acessar esses dados na rede. Assim, comentei sobre o Proxmox (aqui) e NAS (tem muitos posts sobre NAS no blog...).

Feito tudo isso, precisava acessar as VMs por algum browser porque seria o jeito mais fácil: isso está resolvido agora!

Cada SO pode ser acessado remotamente de várias maneiras:
    - VNC/Team Viewer: muito bom, mas não serve para VMs rodando versões sem GUI
    - SSH: muito bom, mas só serve para linhas de comando
    - RDP: muito bom, mas só serve para Windows

Ou seja, precisaria acessar cada coisa de um jeito "manual". Não era o que eu queria. Até que descobri o Apache Guacamole! (Sério, queria saber de onde esse povo tira esses nomes...)

Instalei uma versão de Docker (essa versão aqui, bem fácil de instalar) e segui esse tutorial do Techno Tim (ele fez pelo Rancher, eu preferi fazer pelo Portainer).

Bom, após entrar no Portainer e criar um conteiner novo, preencha assim os campos:

Name: guacamole
Image: onze/guacamole
Manual network port: host: 9600 -> container: 8080 TCP (a porta contêiner tem que ser a 8080, mas a host pode ser a que você quiser)
Restart Policies: coloquei Unless Stopped
Volumes: aqui você tem que criar um pasta para arquivos de configuração. Eu já tenho uma pasta criada, mas você tem que fornecer um endereço absoluto. No meu caso, ficou assim: 


Pronto! Suba o docker e acesse a página em qualquer browser digitando <IP do servidor>:9600 (aqui eu uso http://192.168.1.3:9600). Pronto. Só isso! No primeiro acesso, o username e a senha é "guacadmin". Entre, troque a senha e crie uma nova configuração como o Tim mostrou no vídeo. Por via das dúvidas, eu deixei o vídeo aqui embaixo:

(Veja aqui no YT)

Bom, muita coisa interessante pode ser encontrada no próprio site do Guacamole (aqui), mas vou deixar aqui algumas coisas que achei importante não esquecer.

Para Windows, em Edit Connection, não esquecer de colocar o protocolo em RDP! Em Parameters, o hostname deve ficar, idealmente, em um IP reservado (fixo) e a porta padrão RDP é 3389. Além disso, como faço login no Windows apenas com o pin, em username coloquei a login do meu email registrado no Windows (j***@hotmail.com) e a senha do email. Em Securite mode é NLA e marcar "Ignore server certificate". O resto é opcional para cada gosto.

Para Linux, em servidores sem GUI a escolha deve ser SSH. Em Parameters o hostname é, novamente, alguma coisa que resolva a localização e eu prefiro ir direto para o IP. A porta padrão é 22 para o SSH. Depois coloque o username e a senha em Authentication. Em Display, eu escolhi Green on black, mas aí é para cada gosto. E pronto.

Agora faltam duas coisas: provavelmente eu vou criar um servidor novo mais potente e deixar as VM mais parrudas e provavelmente eu vou precisar de um servidor para acessar isso de fora de casa (ainda trabalhando nisso).

Por enquanto é isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário