domingo, 5 de setembro de 2021

Instalei o PROXMOX!

Pessoal,

Grandes mudanças aqui.

Comprei  um HD de 8TB e, junto com dois de 4 TB que eu já tinha e um pequeno de 1TB, resolvi instalar o Proxmox e reorganizar todo o meu servidor.

O Proxmox é um ambiente de virtualização, ou seja, ele não é um NAS. Ao contrário, é preciso criar uma VM nele e instalar algum NAS. No caso, vou voltar a usar o FreeNAS (agora TrueNAS).

A vantagem do Proxmox para mim será criar as minhas VMs independente do NAS. O NAS vai ficar para rodar backups e outras coisas, inclusive uma VM com Ubuntu e alguns dockers por esse Ubuntu.

A instalação do Proxmox é bem simples e vai ficar no HD de 500GB que está na máquina. Depois de baixar a ISO no site do Proxmox e gravar um pendrive bootável com a ISO usando o Balena Etcher, coloquei no computador, dei boot e fui seguindo as instruções:




(Escolha uma boa senha aqui: é a senha do root do Proxmox)





A instalação é bem rápida, uns 5 minutos. Depois disso, ela mostra um resumo para você saber qual página vai acessar a interface web do Proxmox:


Aqui no meu roteador, esse é o endereço padrão e já previamente fixado para esta máquina. Veja aqui como fixar o IP da sua máquina, pois isso é fundamentar para o Proxmox e a instalação do NAS.

Agora vamos entrar na interface web do Proxmox. No Mac (não sei outros sistemas, mas imagino que seja a mesma coisa para qualquer sistema e qualquer navegador), vai dar um erro informando que a página não é segura. Vá em frente, é assim mesmo:




("Olá, eu sou o Proxmox!")

Digite "root" para usuário e a senha que você escolheu lá atrás.


Essa aí em cima é a tela inicial do Proxmox. Não tem nada (óbvio, acabei de instalar), mas é onde irão ficar as VM que você criar.

Como é um Debian, a primeira coisa que eu gosto de fazer é atualizar todo o Debian (veja aqui como). Não apareceu na foto, mas tem um botão escrito "Shell" à direita da tela. Clique lá para abrir o Shell do Proxmox e vamos em frente para atualizar tudo (lembre-se que você estará como root, então não será preciso o "sudo").

Feito isso, vamos começar a brincadeira.

O Proxmox faz o download da ISO do sistema que você deseja instalar na VM e vai mantendo tudo organizado. Gostei disso. Para fazer isso, vá em "Datacenter -> local (pve) -> ISO Images" e faça o download da imagem (entrei no site do Ubuntu, downloads, Ubuntu Server LTS e peguei o link para baixar - o Proxmox faz esse download). Essa imagem, no meu caso, será armazenada no HD de 500GB onde está instalado o Proxmox.




Baixada a imagem, vá em Criar VM (à direita da tela) e siga o passo a passo. É realmente muito fácil.








Clicando em "Console", você vê, via VNC, a sua VM. Muito fácil.

Após instalar o Ubuntu Server, entre nesse post aqui para ver o básico do básico que é necessário instalar para o Ubuntu funcionar bem (atualizações, GCC, Net-Tools, VPN, No-IP DUC).

Bom, por hoje é só (já são 3h da madrugada).

Amanhã eu crio a VM com o NAS e mostro para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário