terça-feira, 10 de abril de 2018

Atualização dos meus backups

Pessoal,

   Como já havia explicado anteriormente aqui, faço o backup de meus dados em 2 HD's externos, serviços de nuvem (OneDrive, Dropbox, Box e Google Fotos), além de salvar tudo em um WD MyCloud para ter tudo acessível em qualquer lugar, além de um TimeCapsule (que eu mesmo fiz!).

   Também havia explicado que uso três programas para gerenciar esse mundaréu de backup:
  • o TimeMachine para gerenciar o TimeCapsule;
  • o Carbon Copy Cloner para gerenciar todos os outros backups (de nuvem para nuvem, de HD para HD, enfim, tudo);
  • e o FileZilla para gerenciar a cópia disso tudo para o MyCloud.

   Acontece que o MyCloud é confuso. Às vezes desmonta sozinho, principalmente no meio de um backup longo como o de discos virtuais. Parece que tem (má) vontade própria. Cacilda!

   E ficar entrando no FileZilla, tentando lembrar o que eu fiz de backup ou não, onde tem arquivo novo ou não... é um pé no saco, convenhamos.

   Aí tive uma ideia, daquelas que você se acha burro por não ter visualizado uma coisa tão simples antes!


   Por que usar o FileZilla se eu já tenho um programa que faz as cópias, verifica se há arquivos para serem atualizados ou não e, se houver, atualiza e ainda salva os antigos como medida de segurança?

   Afinal, tudo isso o próprio Carbon Copy Cloner faz!

   Ainda é preciso entrar na página do MyCloud, anotar o endereço ip e a máscara de rede, mudar de DHCP para Estático e habilitar o acesso FTP, tudo isso em Configurações --> Rede.


   Isso já foi explicado antes.

   A configuração do CCC também já foi explicada antes, mas aqui está o print de como fica:


   É demorado, mas vale cada segundo gasto (até porque você pode mandar rodar de noite e de manhã cedo já tá pronto!).

   Só é preciso lembrar de desfazer tudo (voltar para DHCP e desabilitar o FTP) para conseguir acessar via internet.

   Fácil e simples.

   Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário