segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Chegou o meu novo NAS!

Pessoal,


Finalmente o meu novo NAS chegou! E não é o que eu tinha em mente inicialmente!

A ideia inicial, como falei neste post, era montar um computador parrudo com um gabinete grande para colocar vários HDs e opção de rodar VMs e Dockers. O SO seria o UnRaid, que eu tinha acabado de testar e estava gostando muito.

Pois bem, depois de instalar o DSM da Synology (aqui) passei a dar um pouco mais de atenção a esse sistema, principalmente porque instalei a versão "free" do jeito certo, ou seja, (quase) tudo funcionando. O sistema só não foi mais bruto porque o computador que eu estava rodando era um Core-i5 bem antiguinho, da segunda geração, de um Dell da patroa. Nesse post aqui, comparei esse i5 com um i3 da quarta geração e ele levou uma surra... Ou seja, fazendo a instalação correta passou o ranço que tinha ficado de quando instalei ele pelo XPEnology.

Além disso, estava ficando preocupado com a possibilidade de uma catástrofe, ou seja, perder meus backups. Tanto que eu havia trocado o TrueNAS pelo OpenMediaVault por achar que seria mais fácil a recuperação dos dados.

Só que a catástrofe veio (parcialmente, mas veio)...

Esses dias atrás acabou a luz aqui em casa, de madrugada. Acho que o servidor estava fazendo uma coisa meio crítica, porque acabou a luz e o HD do Proxmox deu pau. Erros e erros de setores, nada de bootar. Os discos de backup estavam criados dentro de uma VM que tinha perdido a capacidade de ser encontrada :-(

A catástrofe só não foi maior porque eu sempre mantive um backup redundante, fora do OMV, fora do Proxmox. Esse backup me salvou! É a máxima: quem tem um backup, não tem nenhum backup.

Assim, optei por comprar um NAS da Synology. O modelo escolhido foi esse aqui: DS1522+.

Optei por ele por alguns motivos: o hardware é igual ao DS923+, mas esse não achei para venda no Brasil; o preço estava parecido com o DS1621+ que tem 6 baias, mas é mais antigo e com hardware inferior; já tem os aplicativos para acessar dos smartphones; tem suporte DDNS; tem memória expansível até 32GB DDR4.

Assim, peguei esse modelo. Eu tinha 5 discos USB que estavam pregados no Proxmox/OMV e um WD MyCloud que não tinha mais acesso à internet nem atualizações do fabricante então fiz assim:

 - um WD MyBook, de 4TB, recebe dados de backup do MacMini (clouds e diversos arquivos) e manda pro Synology;

 - o Synology ficou assim:

        - o disco de 4TB do MyCloud e o de 4T de um Seagate foram para o Synology e fazem um volume em RAID 1 (SHR, Synology Hybrid RAID, na verdade);

         - dois discos de 8TB da Samsung foram pro Synology e fazem outro volume em SHR;

        - um disco de 3TB da Samsung virou um terceiro volume, sem RAID, para fazer TimeMachine dos Macs.

A vantagem do SHR é que ele utiliza os espaços todos para storage com o mínimo de perda e tem proteção contra falha de discos. A medida que os discos de 4TB forem falhando, serão trocados por discos de 8TB até que eu aumente para 4x8TB e acabe com o volume dos discos de 4TB

Outra coisa importante é o tamanho. O computador que eu tinha planejado teria um gabinete para 5 ou 6 discos, ou seja, seria enorme. O Synology, ao contrário, é extremamente pequeno:


O equipamento é bem compacto, tem 4 redes de 1Gb, ou seja, consigo fazer o PFSense que eu queria, consigo subir conteineres de docker e tem uma interface bem caprichada e intuitiva.

A brincadeira foi barata? Não, não foi. Talvez uns 20 ou 30% a mais do que se eu tivesse que fazer a minha máquina. Mas já veio toda configurada, é uma coisa a menos pra resolver.

Bom, queria apresentar pra vocês o brinquedo. Em breve vou fazer alguns reviews de coisas que acho interessante ponderar.

É isso, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário