segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Tutorial: Instalar o Portainer com Stacks no Synology

Pessoal,


Fui instalar o Docker para subir algumas coisas pro NAS e percebi uma coisa: o Portainer da Synology não tem opção de Stacks, ou seja, não tem como usar o Compose para configurar os containeres.

Bom, a instalação do Docker é fácil. Vá em Centro de Pacotes -> Todos os Pacotes -> vá descendo até aparecer "Código Aberto". O Docker está (ou deveria estar) aí. Só clicar em "Instalar" e pronto.

Caso não tenha a opção, siga esse meu tutorial aqui! É bem fácil de resolver.

Instalado o Docker, para acessá-lo vá no Meu Principal -> Docker -> Registro e pesquise pelo container que você procura. Tem um ícone na frente da imagem, em forma de seta, que leva você para o hub.docker.com, um excelente serviço com milhares de imagens para sua escolha.

O meu problema é que instalei uma imagem do Portainer (portainer/portainer-ce) e a imagem não tem o Stack para edição das configurações. Assim, para criar e subir os containeres teria que fazer por linha de comando. Tô fora!

Assim, procurando, achei uma boa dica no próprio site do Portainer.

Faça a instalação do Docker normalmente. Depois vá ao seu armazenamento, através do File Station e crie uma pasta chamada "portainer-ce" (ou o nome que desejar, é claro), dentro da pasta Docker (que foi criada na instalação do Docker.

Depois você tem que conectar por SSH com o Synology e fazer essa instalação por linha de comando (fazer essa apenas, ok; fazer todas, tô fora!).

Para tanto, rode o seguinte comando:

# docker run -d -p 8000:8000 -p 9443:9443 --name portainer --restart=always -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock -v portainer_data:/data portainer/portainer-ce:latest
Essa linha vai ter que sofre algumas alterações:

- a porta 9443 é utilizada pelo Docker do Synology, assim vou trocar para "-p 9000:9000";

- o endereço da pasta "data" também terá que ser trocado pelo da pasta que criamos acima. No meu caso, fui em File Station, naveguei até a pasta e cliquei com o botão direito para acessar as propriedades e ver em qual volume estava. No meu caso, o endereço dela é "/volume3/docker/portainer-ce". Então, para mim, fica assim: "-v /volume3/docker/portainer-ce:/data portainer/portainer-ce".

Assim, o comando todo é:

docker run -d -p 8000:8000 -p 9000:9000 --detach --name portainer-ce --restart=always -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock -v /volume3/docker/portainer-ce:/data portainer/portainer-ce:latest


Pronto, agora ao acessar a página do Portainer (no meu caso: 192.168.1.2:9000), já cai aqui:


Perfeito!

Quer ver o vídeo? Tá aqui embaixo.



É isso, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário