quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Dica: Fazendo o Backup do Mac para o Synology do jeito certo!

Pessoal,


Fui começar a fazer o backup para o Synology e descobri uma coisa interessante.

Percebi que algo estava errado quando o backup ficava repetindo eternamente. Melhor dizendo, cada backup era um novo backup, o Carbon Copy Cloner, por algum motivo, não estava fazendo o backup incremental mas estava começando um backup novo a cada vez que era solicitado. A cada novo processo de backup, os horários e datas eram atualizados no destino. Obviamente algo estava errado.

Isso tem várias problemas: dano aos discos de leitura e gravação, perda de tempo, gasto de energia, não garantia do backup efetuado. Ou seja, fria!

Assim, fui olhar as configurações do CCC e não encontrei nada para mudar. Quer dizer, mudei várias coisas, quase todas as configurações, mas o problema persisitiu.

Fui procurar nos fóruns e não achei nenhum relato desse tipo.

Achei estranho porque no NAS anterior, o OMV, isso funcionava bem. Talvez pelo modo de montagem dos discos (lá estava tudo dentro de um disco virtual no Proxmox, no Synology os discos são "reais", sei lá).

Procurei então direto na fonte, na documentação no site do CCC. E lá está escrito (veja aqui) que sistemas de arquivos que não sejam os do padrão MacOS (APFS e HFS+) podem não funcionar bem no CCC, uma vez que o software é exclusivo para MacOS. Ainda, há problemas com propriedades e permissões. O DSM, na versão 7, formata os discos em EXT4 ou BTRFS.

A forma como tanto o TrueNAS e o OMV tratam com as permissões dos usuários também é diferente no DSM.

Assim, a conclusão que cheguei é que o CCC, pelo menos a versão que eu tenho, não permite fazer backup adequadamente no Synology...

Solução? Procurar outro software para isso.

O meu backup é simples: escolho uma pasta de origem no HD externo (formatado em HFS+) e envio para uma pasta com o mesmo nome no Synalogy. Claro que o primeiro backup é super demorado, mas os próximos são rápidos porque o software analisa se o arquivo já existe e, caso positivo, não grava e vai para o próximo. Isso é backup incremental.

Então fui procurar outro software. Não encontrei nenhum no Synology que fizesse isso :( Devo ter tentado uns 10 programas no Mac e só um resolveu o meu problema. Vários faziam backup para cloud services ou imagem de disco e nada disso era o que eu precisava.

Achei um, open source, que faz (quase) tudo que eu preciso: FreeFileSync. A cópia é bem rápida, você escolhe as pastas de origem e destino, criptografa se quise, tem opção para sincronizar e apenas copiar o que for novo da pasta origem na destino (e nesse caso você pode optar por apagar o que estiver diferente na pasta de destino ou manter os arquivos), etc.

O FileFreeSync tem dois problemas. O primeiro, irrelevante, mas típico de várias ferramentas opensource do mundo Linux: é feio pra caramba!


Esse é um problema de menos. Tolero a feiura dele porque ele é extremamente competente no que faz.

O segundo problema é o complicado: não tem função para agendar as sincronizações / backups... :(   Aí é de lascar! Quer dizer, tem. Mas é complicado. Usa o Automator e o calendário.

Só o ChronoSync resolveu o problema. Ele faz o backup bem parecido com o CCC, permitindo escolher as pastas de origem e destino e agendar os backups. E o melhor, sem dar o problema com as permissões que o CCC estava dando.

Ainda vou testar mais uma: Duplicati, via Docker, porque o ChronoSync custa 50 Bidens, uns 250 a 300 petralhas, na conversão atual. É pouco não...  Mas essa vai para o próximo post.

Vou tentar o FreeFileSync novamente com esse agendamento. Afinal de contas, a concorrência tá pedindo 50 doletas...

Por enquanto é isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário