segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Review: Adaptador VGA para HDMI - Conexão com o MSX2+

Pessoal,


Dando continuidade aos cabos para atualizar para o novo monitor, falei aqui do cabo para ligar o MacMini ao monitor utilizando a saída USB-C do Mac e a entrada DisplayPort do monitor.


Bom, a história aqui é um pouco mais complicada. O MSX2+ (Panasonic A1WX) tem uma saída de vídeo RGB, que proporciona excelente qualidade de vídeo. Mas (sempre o MAS...), os monitores novos não tem mais entradas RGB. Assim, comprei o GBS+, um upscaler que converte o sinal RGB para ser utilizado em monitor mais moderno via entrada VGA. Falo dele aqui.

O problema é que o monitor antigo tinha entrada VGA, mas o novo não tem. Assim, precisei do conversor para ligar o GBS+ no monitor novo.

Bom, o produto é super simples e estava bem avaliado no Amazon (link aqui).



(Essa entrada Micro-USB é para energizar o conversor)

O produto é bem apresentado e bem simples. Só é necessário prestar bem atenção pois existem vários tipos parecidos com função totalmente diferente.

Esse que eu comprei é para quem tem um equipamento (em geral mais antigo) com saída VGA e que quer ligá-lo em um monitor novo que não dispõe de entrada VGA, apenas HDMI.

A imagem ficou excelente, precisando apenas de ajustes para deslocamento lateral que o próprio GBS+ faz.


O GBS+ tem um serviço por WiFi que a gente conecta o celular lá e vários ajustes podem ser feitos:


Para mais informações sobre o GBS+, acesse o site do Rafael Rigues (aqui).

Bom, a imagem ficou excelente. Já o som... não passou. Mas aí tem um detalhe. O próprio GBS já tem uma saída de som. Liguei no monitor e nada. Quanto tentei ligar a do adaptador, também não teve som. Vou ter que trabalhar um pouco mais para ver o som, mas a imagem já tá ótima!

Talvez uma caixinha de som para ligar o MSX, não sei, tenho que pensar.

Acabei de olhar no site do fabricante do monitor: é SAÍDA de áudio, não é ENTRADA!!


Realmente vou precisar de comprar uma caixinha de som agora! 😂😂

Bom, esse post é sobre isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário