domingo, 10 de março de 2019

Como conectar o MSX aos monitores modernos - GBS +

Olá pessoal,

Estou sumido, eu sei. Muito trabalho no fim do ano, muitas coisas pra resolver e o blog ficou em segundo plano.

Enfim, bola pra frente.

Há alguns dias comprei essa coisinha aqui: GBS +!




Como já disse em posts anteriores (aqui, aqui e aqui), eu estava ligando meu MSX em vídeo composto, com qualidade mediana. O DDPlus não tem muita solução porque não dispõe de saída RGB, a melhor disponível, mas o A1WX tem!

E é isso que esse aparelhinho, o GBS+, faz: ele converte um sinal RGB para ser utilizado em monitores modernos via cabo VGA.

Tem um cabinho extra aqui para ligar a saída RGB do A1WX a um cabo VGA e daí ao GBS+:




Eu comprei essa belezinha do Rafael Rigues e aqui tem explicações mais detalhadas. Basicamente, o GBS é um upscaler baseado na GBS-8200, porém com correção de bugs e alguns melhoramentos.


Cabe ressaltar que o GBS+ serve para outros equipamentos além do MSX: Mega Drive, Saturn, Neo*Geo, Amiga e Placa de Arcade. Você só precisará do cabo de conversão da saída RGB do seu equipamento para o GBS+ 


Vamos aos fatos.

Utilizado a solução anterior, a imagem era ótima boa aceitável. De longe, principalmente na fotografia, parece bem satisfatória:



Mas de perto, quanta diferença:



Reparem como a imagem está mal-definida, algo borrada.

Vejamos agora com a nova conexão:







Confesso que fiquei impressionado! Não esperava que a melhora fosse tão significativa.






 



As imagens ficaram bem mais detalhadas, as cores bem mais vivas!

(Video Composto)

(RGB - GBS +)

As duas imagens acima retratam bem a diferença! É gritante!

Valeu cada centavo!

Só preciso arrumar um tempo pra organizar isso aqui na mesa.

Update: já não preciso --> JÁ ARRUMEI. A minha esposa, com aquele jeito carinhoso que só as esposas têm, me mandou arrumar agora mesmo explicou que deixar do jeito que estava poderia induzir a faxineira a achar que era tudo SUCATA e jogar no lixo enquanto eu estivesse no plantão. 😓

Pois bem! Ela me mandou convenceu e achei mais prudente arrumar tudo agora! 😅😅

Pessoal, por enquanto é isso! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário