sábado, 6 de agosto de 2022

Dica: Debloating o Windows 11 - Removendo os "lixos" instalados no Windows 11

Pessoal,


Estou fazendo umas mudanças no setup dos servidores aqui de casa e estou revendo algumas VMs. Assim, estou criando uma VM com Windows 11 e vou desabafar sobre um problema com esse Windows: os bloatwares!

O Windows 11 está lotado de bloatwares, programas que "vem de fábrica", ou seja, são instalados na hora em que se instala o Windows e, muitas vezes, são carregados automaticamente na inicialização do Windows.

Além de ocupar espaço no HD (e essa é uma preocupação quando usamos várias VMs), esses programas "indesejados" consomem recuros de RAM e processamento, também preocupantes quando utilizamos VMs.

Alguns softwares pré-instalados são úteis, como Calendário, Paint, Calculadora. Outros, como Email, Dicas, Filmes e TV, Groove Música, Tik Tok, Facebook... tenha dó! Ocupam espaço e nem sempre podem ser apagados.

Assim, vou comentar sobre algumas ferramentas para remover os programas indesejados liberando recursos preciosos para serem utilizado adequadamente.

Para esta VM, aloquei 2 núcleos e 2 threads do processador, 8GB de RAM e 80GB de HD. Parado, sem fazer nada, o processador já esta variando de 4 a 6% de uso


A memória já tem 21% ocupada.


Vamos ver se melhora com a remoção desses bloatwares.

Podemos remover de modos diferentes de forma bem simples: Pelo Painel de Controle e pelo Menu Iniciar:

Remover pelo Painel de Controle

Remover pelo Menu Iniciar


Outros modos exigem mais trabalho, mas são mais "potentes". Nos dois modos anteriores, nem todos os programas estão disponíveis para remoção e é necessário remover um a um.

A remoção pelo PowerShell é considerada mais avançada, deve ser feita utilizando o modo Administrador e utilizando linhas de comando mais complexas. Não é meu interesse aprender isso (não por agora) e então não vou entrar em detalhes.

A outra opção, mais interessante, é utilizando programas para remoção desses programas.

Para tanto, vou usar o ThisIsWin11, disponível no GitHub (aqui). Apenas clique em "Latest" na aba "Releases" e depois clique em "TIW11.zip". Extraia e execute como Administrador.




Uma boa revisão deste software está aqui.

Após extrair e abrir em modo administrador, é só remover a tranqueira instalada.

Um outro software também que faz isso é o O&O AppBuster. Basicamente faz a mesma coisa, mas enquanto este é mais focado em remover os programas apenas, o TIW11 é mais completo e tem scripts para otimizar algumas coisas.

Outra coisa interessante é, após remover a tralha, retirar a tralha também do ISO de instalação. Assim, todas as instalações futuras serão "limpas". Pra isso, o software indicado é o MSMG Toolkit. Esse é um pouco mais complexo, então vou deixar um vídeo para explicar como funciona. O vídeo esta em pakistanenglish, bem com aquele sotaque paquistanês / indiano... Mas é bem compreensível. O link para a fonte do vídeo está aqui.



Bom, após remover tudo que eu queria, ficou assim: a CPU está consumindo quase a mesma coisa, um pouco menos apenas. Está rodando entre 3-5% sem fazer nada, só que agora em full-HD e com com o OneDrive funcionando. Às vezes cai até para 2%! Além disso, está bem mais reponsivo que antes.



A memória também teve um pequeno ganho, caiu de 21% para 20%, um ganho de quase 5% de economia. Mais uma vez, economia de hardware é fundamental para máquinas virtuais!


Pessoal, este post é  isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário