terça-feira, 14 de setembro de 2021

Dica - Como montar uma pasta remota no Ubuntu Server

Pessoal,

Tentei instalar o Transmission no Ubuntu Server. Configurei tudo direitinho (igual expliquei aqui), coloquei um Torrent qualquer pra testar e baixou direitinho.

Entretanto, na hora de escolher a pasta para baixar, coloquei o endereço "/mnt/NAS/Transmission/Downloads" do TrueNAS, mas nada do arquivo aparecer no Finder do Mac.

Depois de gastar algum fosfato, entendi o problema. Como o Portainer roda no Ubuntu Server (ip 192.168.1.44), ele criou a pasta acima. NO UBUNTU SERVER. O TrueNAS roda no 192.168.1.3.

Preciso resolver como acessar isso ou vou ter que repensar como usar o Docker no Ubuntu Server (até porque a ideia era fazer isso para o Plex também).

O TrueNAS tem plugins para o Transmission e para o Plex, mas queria fazer isso pelo Docker e gastar menos recursos da máquina.

Consultei um amigo que usa Linux a bastante tempo e ele me passou esse tutorial aqui. Segui e deu certo.

Basicamente é o seguinte:

No meu caso, no Ubuntu (192.168.1.44), em modo superuser, vou criar uma pasta para montar o compartilhamento com o comando:

mkdir -p /mnt/Transmission

Caso não tenha instalado, é necessário ter o CIFS. Instale assim:

apt install cifs-utils

E agora uso o seguinte comando para montar o compartilhamento na pasta que criei:

mount -t cifs //servidor/compartilhamento -o username=usuario,password=senha /mnt/windows

A minha linha fica assim:

mount -t cifs //192.168.1.3/NAS/Transmission -o username=meu_usuário,password=minha_senha /mnt/Transmission

Para que a pasta seja montada automaticamente quando o Ubuntu for inicializado, deve-se incluir esta linha no final do arquivo /etc/fstab:

//192.168.1.3/NAS/Transmission /mnt/Transmission cifs rw,username=meu_usuário,password=minha_senha 0 0

É isso por enquanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário