domingo, 12 de setembro de 2021

Proxmox - instalando o TrueNAS e configurando os discos!

Pessoal,

Como disse no post anterior, o próximo passo seria instalar o TrueNAS.

Vamos criar uma VM onde ele será instalado e faremos o resto por lá (veja aqui como criar uma VM no Proxmox).

Tentei fazer o boot via UEFI na VM. Não deu, ficou travado. Apaguei a VM e reinstalei, agora dando boot via BIOS. deu certo. Aloquei 8GB de RAM, 128GB para o disco do TrueNAS (sendo 16GB de swap, seguindo o programa de instalação) e dois núcleos para o TrueNAS:


Pronto.

Para acessar a interface web do TrueNAS, é só digitar o endereço 192.168.1.30.


Até aqui nenhum mistério. Coloque "root" no usuário e a senha que você escolheu na instalação em "Password".



Depois de gastar algumas horas para e tentar várias formas para fazer o disco ficar disponível para o TrueNAS, entendi que deveria, primeiro, parar a VM com o TrueNAS para conseguir acrescentar o disco.

Acrescentei fazendo um bypass no Proxmox através das configurações da VM do TrueNAS: fui em hardware e acrescentei um disco via USB na VM do TrueNAS. Só depois disso liguei a VM e aí o disco apareceu. Talvez exista outro modo (e acredito que realmente deva existir), mas apenas esse funcionou para mim.

Gastei algumas horas pra descobrir isso. E confesso que a reinicialização da VM demora bastante, pelos menos uns 10 minutos.


Repare que um disco aqui deu erro na inicialização. Na verdade, 3 dos 4 discos deram erro. E como disse, o boot demora demais devido a essa tentativa de ficar tentando achar e montar os discos. Os quatro discos aparecem disponíveis e montados na VM:


Mas apenas um dele está de fato funcionando na VM. Os outros três dão erro ao tentar criar um pool utilizando-os. Esse disco que está funcionando coloquei pra TimeMachine e funcionou ok. Já os outros três não aparecem de jeito nenhum. Quando eu tento criar o pool, parece que vai:


Mas aí dá erro:



Bom, desse jeito não dá pra ficar. Num momento de desespero pensei até em usar o OMV (na verdade cheguei a instalar começar a configurar, mas ele ficou excluindo automaticamente os discos USB).

Obviamente estava fazendo alguma coisa errada. Obviamente esse bypass do USB está errado. Se deu errado no TrueNAS e deu errado no OMV, o erro na verdade é com o jeito que estou fazendo.

Então resolvi imaginar e fazer a coisa mais simples. Ora, vou criar um "disco virtual", ou seja, vou deixar o Proxmox administrar esse disco, sem fazer bypass.

Assim fui em "pve -> Disks". Lá tem algumas opções, entre elas ZFS e Diretório.

Primeiro usei o ZFS (veja aqui o que é ZFS) para criar no HD 03TB uma partição. Isso feito, fui no na VM do TrueNAS, em hardware, e adicionei um "Disco Rígido". O chato aqui é apenas definir o tamanho do disco, que o Proxmox mostra em GB. Fui acrescentando e acrescentado tamanho até chegar ao limite do disco. Depois disso, no TrueNAS, fui em Storage -> Pool e criei um pool com esse disco para fazer o TimeMachine. Deu certo!

Depois repeti o processo com os discos de 04TB. Esses dois disco são de marcas diferentes (um WD e o outro Samsung) e, da primeira vez que tentei usar, o TrueNAS não criar um pool alegando que eram discos de tamanhos diferentes.

Para esses, o processo foi um pouco diferente: em pve -> Disks, criei um "diretório" para cada disco, formatando em ext4. Depois adicionei como "Disco Rígido" todo o conteúdo de cada disco ao TrueNAS. E eis que eles apareceram lá.

O interessante deste último caso é que agora eles não são mais identificados pelo fabricante nem aparece o serial do disco no TrueNAS. Eles estão como discos "do emulador".

Criei o pool com esses dois discos em mirror, por segurança. Dentro deste pool criei um "dataset", ou seja, uma pasta inicial onde tudo será guardado, e coloquei para o Carbon Copy Cloner fazer o backup. O pool funciona como o nome do dispositivo e o dataset como partição primária. Pronto!

Agora preciso ver como vou fazer com o HD de 08TB.

E preciso refazer o Plex e outros dockers que eu estava usando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário