quarta-feira, 9 de maio de 2018

Nostalgia (2): Instalando o MS-DOS

Pessoal,

   Como falei no post anterior, vou fazer a instalação de todas as versões do Windows, desde a 1.0 até o XP.

   Nos primórdios da computação doméstica não havia USB, CD, DVD nem nada disso para facilitar as instalações. Eram feitas em disquetes ou fitas.

   Além disso, as BIOS (aqui e aqui) dos antigos PC's não eram configuradas para que o boot de instalação do SO ocorresse diretamente a partir do disco. Era necessário, inicialmente, haver uma instalação do DOS (no caso, MS-DOS) para, depois, realizar a instalação do Windows.

   Assim, vou instalar o MS-DOS para depois instalar as diferentes versões do Windows.

   O MS-DOS foi uma adaptação realizada pela Microsoft para funcionamento no IBM-PC. Foi baseado no QDOS que foi baseado no CP/M80. A última versão Standalone foi a 6.22, de 1994. A partir daí, passou a vir "embutido" dentro dos Windows 9.x (95, 98 e ME).

   Antes de instalar, baixe o MS-DOS no site WinWorld. Todas as versões do MS-DOS e do Windows estão disponíveis lá. Escolhi a versão 6.22 Brasileira. O arquivo vem compactado em .7z e, ao ser descompactado, tem 3 arquivos imagem (.img) dos discos da instalação (disk1-3).


   Utilizo, há anos, o VMware para minhas VM, mas você pode usar qualquer outra. Em VMWare, vá em File --> New... --> e escolha o Disk1.img

   O "pulo do gato" é que nas máquinas virtuais mais novas não existe a opção de Windows abaixo de 3.1. Assim, escolha "Outro --> MS-DOS".


   Escolhi o nome MS-DOS 6.22 para minha VM.

   Antes de executar a VM, temos que instalar um leitor de disquete virtual para acessar os discos-imagem do MS-DOS.


   Escolha o "Disk 1.img" e vá em frente. No meu caso, como uso teclado americano, modifiquei esta opção. Siga em frente.


      O HD virtual será formado. Aceite a pasta "C:\> DOS" para a instalação do MS-DOS. Troque os disquetes quando solicitado:


   Continue seguindo em frente. Ao final será solicitado que retire os disquetes. Apenas desative o Floppy Disk e siga em frente. Aparecerá isso aqui:


   Pronto! O MS-DOS já está instalado. A base para instalar as diversas versões do Windows já está pronta. Agora é só copiar e renomear:


   Agora é só acompanhar os outros posts com a instalação do Windows.

   Até o próximo, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário