quarta-feira, 9 de maio de 2018

Nostalgia (3): Instalando o Windows 1.x

Pessoal,

   Vamos continuar com a instalação do Windows 1.0 em VM.

   Como explicado no post anterior, primeiro temos que instalar o MS-DOS para depois instalar o Windows. Minha sugestão é criar um clone dessa máquina para instalar as versões futuras, mantendo a VM MS-DOS pronta e reservada.

   Com isso em mente, entre na VM desejada (no meu caso VM Windows 1.x) e inicie o sistema:


   Optei por instalar a última versão e a mais completa de cada Windows, com os devidos bugs já corrigidos. Entretanto o Windows não funcionou com o MS-DOS 6.22. Dava um erro assim, independentemente da configuração escolhida:


Portanto, a configuração teve que ser o MS-DOS 5.0 com o Windows 1.04. Assim, escolha o primeiro disco de instalação, conecte o floppy disk e digite "A:\>" para entrar no drive A e digite "setup" para começar a instalação:








(Scan dos discos do Windows 1.0 Premier Edition - não foi a versão utilizada aqui)


   Vá trocando os discos e indo em frente, seguindo as instruções. Em um determinado ponto, será perguntado qual o seu teclado (no meu, que tem formato US-International, escolhi IBM USA; se o seu for formato brasileiro, escolha Brasil), o tipo de mouse (escolhi Microsoft Mouse - opção 2) e o tipo de monitor (escolhi a opção 5 - Monitor colorido). Interessante notar que em 1985 o monitor geralmente era monocromático e mouse não era comum, principalmente para PC (o padrão PS/2 não era suportado pelo W1.x).

   Quando pedir para trocar de disco, troque o disco do mesmo modo que você colocou o primeiro. Ao final, após o último disco, vai aparecer isso:


   Pronto! Windows 1.04 instalado.

   O Windows 1.x não suporta os mouses padrão PS/2. Substitua o arquivo MOUSE.DRV pela versão do Windows 2.03 e instale com a versão para mouse em porta serial para funcionar. Explico como fazer isso abaixo.

   Digite "Win" para começar o Windows:



   Seria completamente inútil se não fosse pela nostalgia de ver essa versão antiga rodando (até porque eu nunca usei o Windows 1.x, comecei no MSX e Apple II e fui para o Windows 3.11) e para aprender como gravar um arquivo dentro de um disco imagem, como fiz no esquema do MOUSE.DRV.

   Para extrair um arquivo, é fácil. O OSX monta as imagens de disco (.DMG, .ISO, .IMA, .IMG) nativamente, ou seja, não precisa de nenhum aplicativo. Assim, cliquei duas vezes no disco 1 (de Setup) de instalação do Windows 2.03 e copiei o arquivo MOUSE.DRV para a pasta "Transferências" do Mac (essa pasta fica compartilhada com a VM do W10 que utilizo).

   Depois fui no W10, baixei o programa WinImage e instalei. No WinImage abri o disco 1 do Windows 1.04, apaguei o MOUSE.DRV e "injetei" o MOUSE.DRV do W2.03. Depois salvei o arquivo e pronto. Preferi usar no Windows 10  que procurar um programa no OSX por 2 motivos: é tudo Windows e o sistema de formatação é o mesmo e porque o MSX também tem imagens "editáveis" e usa o mesmo formato de disco.


   Feito isso, instalei conforme explicado acima.

  Vamos agora para o Windows 2.x.

   Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário