sábado, 17 de setembro de 2022

Dica: Tailscale - Serviço de VPN remoto

Pessoal,


Como comentei em posts anteriores (aqui e aqui), estou testando alguns serviços para ter acesso remoto aos meus servidores em casa.

No post anterior eu falei do ShellHub, um serviço bem interessante para acessar o shell remotamente via SSH.

Descobri mais dois serviços bem interessantes: o Tailscale e o ZeroTier.

Neste post vou falar do Tailscale e em outro do ZeroTier. Num primeiro momento, parece que o Tailscale é baseado no Wireguard e o ZeroTier no OpenVPN. Isso proporciona mais rapidez ao Tailscale porém o OpenVPN é bem mais rodado que o Wireguard, assim o ZeroTier sai na frente em questão de segurança.

É importante perceber que tanto esse serviço quanto o ZeroTier ou o ShellHub não darão a você acesso completo a sua rede, mas sim acesso a uma máquina da rede. O OpenVPN dá o acesso à rede por completo, ou seja, sua máquina remota parece que está dentro da rede doméstica. Pode parecer a mesma coisa, mas não é.

Por exemplo, o meu NextCloud está instalado na mesma VM do OMV (192.168.1.3). Assim, se eu instalar esses serviços nessa VM, só preciso digirar a porta no navegador e pronto, acesso. Mas se o serviço estiver instalado ou ativo em outra VM, não terei acesso ao NextCloud. A mesma coisa se eu quiser acessar o meu Proxmox (192.168.1.2), também não vou conseguir. Já o OpenVPN, Wireguard ou um VPN tradicional dará o acesso à rede toda. É diferente, entenderam?

Vamos lá. Após entrar no site do Tailscale (tailscale.com), faça seu cadastro e siga em frente, escolhendo qual máquina você deseja conectar. No meu caso, como vou instalar na VM do OMV, vou usar a recomendação do serviço e instalar o pelo curl.

    $ curl -fsSL https://tailscale.com/install.sh | sh

Prontamente ocorre a instalação em menos de 30 segundos. Para concluir e iniciar o serviço, execute o comando abaixo:

    $ tailscale up

O serviço cria um enderço para você acessar e autenticar:


Copie esse endereço, cole no navegador e siga em frente. Prontamente o serviço é adicionado.


Pronto! Agora copie o IP da máquina que deseje acessar, coloque no navegador fora da rede e pronto!

Em breve vou falar do ZeroTier.

Por enquanto é isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário