quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Dica: ShellHub - SSH para Acesso Remoto

Pessoal,


Como disse aqui, a Claro avacalhou meu NAS ao me entregar uma merda de um modem sem possibilidade de colocar em bridge.

Assim, preciso me virar para acessar os meus arquivos remotamente.

A primeira coisa é conseguir acessar a máquina do NAS remotamente.

Para isso, achei um serviço bem interessante: o ShellHub.

Esse serviço é completo e gratuito para até 3 dispositivos. Para mim, acessando o NAS é suficiente porque, primeiro, é SSH e, segundo, só preciso disso pro NAS mesmo.

A primeira coisa é criar uma conta gratuita. Use uma senha forte!

Existem duas possibilidades de instalação. A primeira é criando toda a estrutura você mesmo. Se por um lado tudo estará no seu computador, por outro lado você terá que configurar, administrar e atualizar. Veja como aqui. Seria a minha opção se não fosse a presepada da Claro.

A outra possibilidade, fácil, é usando o ShellHub Cloud. Esse serviço deles cria uma ponte remota entre o seu servidor e o seu terminal.

Assim, crie a conta gratuitamente. Assim que você entrar, aparecerá uma tela de boas vindas e uma tela mostrando uma linha de comando para você instalar no computador que você deseja acessar remotamente (óbvio que neste momento da instalação você deve ter acesso ao seu servidor).


Só copie esse curl e siga as instruções (você precisa do Docker instalado).



Após instalado, volte ao site do ShellHub e vá em Devices. Lá deverá ter um aviso de um device aguardando autorização (Pending). Clique em Action e autorize.


Pronto. Agora volte em Devices e você verá a sua máquina conectada. Eu já tinha uma (Debian 11) e fiz essa para o blog no Ubuntu:



Pronto. Existem duas formas de conexão. Uma é clicando Connect e essa tela abaixo se abrirá. Aqui você vai colocar os dados do seu usuário da máquina remota (como você se conecta, seu username ou root e senha do usuário). Repare que NÃO são os dados da sua conta do ShellHub e sim os dados do seu servidor remoto!



Pronto, você está conectado!


Repare que eu estou logado no Ubuntu!

Outro modo de acessar é pelo terminal. Para isso abra o terminal, copie o nome do SSHID e coloque no terminal a seguinte fórmula:

    ssh <username>@<seu SSHJID>


Ficará assim:



Bom, já ajuda bastante, né?

Se quiserem um tutorial por vídeo, recomento esse aqui do YouTube.

Uma pequena atualização:

O ShellHub atribui uns nomes bem complicados nos hostnames (ele coloca algo como 00-ac-29-4b-01). Assim, seu endereço de para acesso terá a seguinte construção:

    <seu login>.<hostname>@cloud.shellhub.io

No meu caso, seria algo como:

    jaymebc.00-ac-29-4b-01@cloud.shellhub.io

Nada prático para guardar.

É possível melhorar esse nome. Em Devices, clique nos 3 pontos da conexão que deseje renomear e depois em Details:


Na janela que se abrirá, clique em Rename, escolha o nome e pronto.

Por enquanto é isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário