sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Reproduzindo vídeos na Apple TV 4

Pessoal,

Hoje vou falar um pouco sobre como resolvi uma questão que me incomodava há anos: como reproduzir os filmes, documentários, séries - enfim, vídeos diversos que eu havia gravado-, na Apple TV.

Eu tinha uma ATV 3a geração e foi uma enorme decepção. A reprodução era limitada a MP4, nunca conseguiram realizar o jailbreak nela, enfim, fiquei restrito às poucas opções que a Apple disponibilizava. Tentei converter os filme .mkv e .avi para .mp4 e anexar no iTunes, mas o processo era extremamente lento, frequentemente resultava em erro ou vídeo truncado, ou seja, não funcionava.

Anunciei na OLX e vendi, três anos depois de comprar, pelo mesmo preço (em dólares) que paguei.

Quando viajei recentemente, comprei a ATV4. Notei que havia uma boa melhoria, principalmente por ser 4k (ainda não tinha comprado a TV 4K), o controle remoto era melhor e mais robusto, além de ter bateria recarregável.

Mas o problema do vídeo não resolvia. Funcionava perfeitamente pelo AirPlay, mas a solução que eu procurava era algo que eu pudesse acessar diretamente um HD com filmes, documentários ou séries gravados.

Como tenho um WD MyCloud com 4TB, ativei a função iTunes mas nada de resolver. Ultimamente estou utilizado backup atualizado semanalmente (veja a saga aqui e aqui) pelo Carbon Copy Cloner. Utilizo o TimeMachine num MacMini com IP reservado como ensinado aqui e tudo tem funcionado muito bem.

Tentei várias formas para conectar a ATV4 ao WD MyCloud, mas nunca consegui. Depois que passei a usar meu roteador atual (Google Wifi com tecnologia MESH, veja aqui e aqui), a rede ficou muito mais estável, mas ainda não conseguia passar os vídeos para a ATV.

Recentemente comecei a usar o VLC para ATV, mas ainda nada. Bom, conseguia passar os vídeos, mas nada de legendas! 😡😡 Não importava o que fosse feito: pastas separadas? Sim, não funcionou. Nomes iguais? Sim, não funcionou. Procurei em diversos lugares e a desculpa era a mais variada: é a versão atual, a nova vai resolver! Não, não resolveu. É culpa da AppStore (?)! Tem que marcar a opção "Tocar a próxima automaticamente"! Não, não funcionou.

Em resumo, parece que o VLC não transmite legendas na ATV! Que inferno.

Procurando, achei uma outra opção: Elmedia Video Player. Fantástico.

Baixei o programa na ATV. A tela inicial é super simples. Entre em Settings.



Depois vai perguntar o IP do HD (pode ser o endereço fixado do WD MyCloud ou de um computador com IP fixado com um HD anexado -este computador funcionaria como servidor de conteúdo). Coloque o endereço IP do seu servidor, o nome do usuário e a senha.


Entre em vídeos e vá navegando até a pasta do vídeo desejado. As legendas estão disponíveis no menu superior da ATV (aquele que aparece quando vc arrasta para baixo)


Resolvi meu problema. Na verdade, a ATV ficaria até desnecessária, porque a maioria das TV modernas pode fazer isso também. Mas mesmo na minha TV (Samsung Q80 55"), as legendas não passaram. Só resolvi assim.

Bom, fica aí a dica do dia.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário