quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Google Wifi (1)

Olá Pessoal,

   Chegou aqui em casa, há umas 3 semanas, o Google Wifi.

   Antigamente eu utilizava um roteador ASUS RT-AC66U. Excelente roteador, sem nenhuma queixa. Amigável, completo, rápido. Havia comprado por ser AC, pela possibilidade de usar impressora e um HD conectados para acesso remoto e por ter porta Gigabit. Lembro que na época havia ficado em dúvida entre ele e o TimeCapsule da Apple e acabei optando por ele. O coitado passou por poucas e boas, tendo sobrevivido (quase ileso) ao ataque furioso da minha cachorra que mastigou suas antenas... Ficaram as marcas dos dentes nele, mas ele funcionava bem, com antenas novas, apesar de tudo.



   Infelizmente um dia ele morreu :( . Descobri que era, na verdade, o botão de power on/off que havia estragado. Assim, ele ficava constantemente desligado. Se eu apertasse e segurasse, ele funcionava. Acabei comprando um TP Link Archer C50 para substituí-lo mas, confesso, não rolou! Não havia percebido, mas o C50 não tem porta Gigabit, era bem mais instável, etc. Nunca gostei de TP Link, mas parece ser dos melhorzinhos que a gente acha por aqui no Brasil...

   Um dia acabei abrindo meu ASUS, peguei um clipe de metal, um palito de fósforo e fita isolante e, à la MacGyver, construí uma bomba atômica travei o botão em ON. Pronto, aposentei o TP Link (inclusive vou vender-lo no ML!) e voltei a usar o ASUS.

   Todas as configurações que havia feito no C50 para funcionamento dos backups via TM, endereços reservados de IP, enfim, tudo, descritos aqui, copiei pro ASUS e tudo funcionou perfeito.

   Entretanto uma coisa sempre me incomodava. Devido à disposição dos equipamentos aqui em casa, o roteador da NET (aquela inhaca) não pega no escritório (onde estão os computadores e impressora). A patroa não deixou eu colocar um roteador na sala ("só se ficar dentro do armário, escondido", ou seja, com o sinal limitado) e no escritório, onde eu coloquei, o sinal era péssimo na sala. Tentei por o mesmo nome nas duas redes e ficou pior, porque o computador às vezes se conectava no roteador longe e a internet ficava um lixo. Tentei nomes diferentes, conectar por cabo, modo bridge, repetidor, tudo! e nada de ficar bom.

   Há alguns meses, conversando com o pessoal da TI do hospital onde trabalho, fiquei conhecendo o Unifi, solução profissional para um problema que estávamos tendo com a nossa rede de Wifi no hospital. Este equipamento se baseia na tecnologia MESH para redes sem fio, que é uma evolução das redes comuns: vários (ou apenas um) roteadores são espalhados em uma área e compartilham uma rede (ou várias, se desejado); quando um equipamento entra na rede, o(s) roteador(es) detectam se ele está com o melhor sinal possível e, caso não esteja, desconectam o equipamento da rede e reconectam automaticamente no melhor sinal possível. Pena que é caro...


   Mas há 3 semanas fui em NY e vi vários equipamentos domésticos desses na Best Buy. Na faixa de 200 a 300 doletas o kit com 3 roteadores. Pensei: é agora! e comprei o da Google.

   O Google Wifi promete cobertura de até 200 metros quadrados. Cada um dos roteadores é um equipamento com um processador ARM quad-core, 512MB de ram e 4GB de memória flash, além de ser um roteador AC1200 com tecnologia 802.11s (MESH) e trabalhar com as frequências 2,4 e 5 GHz.



   Todos os ajustes são feitos através do aplicativo para Android ou iOS.

   Vou falar, nos próximos posts, da configuração e de alguns problemas que tive com ele.











Nenhum comentário:

Postar um comentário