quinta-feira, 12 de julho de 2018

Nostalgia (8): Instalando o Windows ME

Pessoal,

Hoje vamos instalar o Windows ME (Millennium Edition).

O Windows ME foi lançado em 14/09/2000 e foi o último Windows da família Windows 9x (que rodam em cima do MS-DOS). Foi o sucessor do Windows 98 SE e tinha como público-alvo os usuários domésticos. Também usava o Frankenstein do kernel híbrido 16/32 bits com o DOS (agora DOS 8.0).

Usei por alguns anos e foi, de longe, o pior que Windows que já instalei em meus computadores. Assim que pude, mudei para o NT. Ele tinha acesso restrito ao MS-DOS em modo real para diminuir  o tempo de boot do sistema, porém essa foi uma das mais duras críticas ao Windows ME, uma vez que muitos softwares precisavam do modo real do MS-DOS para rodar. Uma piada na época era chamar o ME de Mistake Edition! Como todos sabiam que a arquitetura seria atualizada no XP, as empresas não atualizaram os drivers de diversos componentes. Assim, drivers que funcionavam no W98, davam um mega pau no ME. Além disso, vários usuários preferiam a estabilidade do Windows 2000 (baseado no NT, na realidade o NT 5.0) e demonstravam interesse/curiosidade pelo novo MacOS X (que estava substituindo o MacOS e seria lançado em 2001).
Ele vinha com o IE 5.5, o WMP 7 (que porcaria!!!) e o Windows Movie Maker (para permitir alguma edição básica de vídeo para usuários domésticos).

Essa porcaria durou infinito um ano. Parece que o objetivo inicial era lançar uma versão doméstica baseado no NT (assim como o Windows 2000 o era para usuários corporativos). O projeto teria sido interrompido e essa versão foi lançada meio que às pressas, sendo muito criticado por ser lento e instável, além de incompatível com alguns programas antigos (já falado).

Foi substituído em 2001 pelo XP.

Vou fazer uma instalação mais rápida porque ninguém merece relembrar esse lixo! 😂😂😂

Até poderia instalar do zero, como nos posts anteriores: disquete do W95, formatar o HD, CD e instalar. Porém tentei fazer como fazíamos na época: mandei instalar a partir do W98! Como ele já está todo configurado, com internet, som e tudo mais, achei mais prático! Só tem que lembrar de conferir se o boot inicial da VM é o CD.



Eis que me deparo com esta "informação":


Não entendi inicialmente qual o erro, porém depois descobri: a versão que baixei (4.90.3000) é a versão para instalação "zerada". Tem uma outra versão, também 4.90.3000, para upgrade e uma terceira, também 4.90.3000, para upgrade a partir do Windows 98. Confuso, né? Pois é, a versão 4.90.3000 é a última versão do Windows ME. Mas não entendi porque tem uma versão para instalação nova, uma para upgrade e outra para upgrade a partir do Windows 98. Meio redundante, mas enfim...

Bom, baixei a versão para upgrade do W98. Let's try again. Iniciei a MV com o W98 e o CD do Windows ME para upgrade.



(Agora vai!)





Duas coisas: (1) O meu W98 estava em português e o ME está em inglês. O instalador perguntou se eu queria abortar ou continua em inglês: Let's fucking go! (2) O instalador perguntou se eu gostaria de guardar os arquivos do W98 para um possível downgrade: no mundo real, talvez; em VM, não  obrigado, se der pau recomeço sem stress!

(Não vou fazer disco de inicialização)

(Instalando o ME: vamos que vamos!)


(Apenas aguardando a instalação)

(Windows ME mostrando a que veio 😂😂😂)







É interessante que ele toca um videozinho bem chinfrim, bem amador, para mostrar o "potencial" multimídia dele. Mas o melhor do vídeo é essa pérola:


(Olha um MARTELO na mão do menino!)

(Quando a gente usa o ME, dá vontade de
martelar mesmo o computador!)

(Que porra de computador é esse? Um MAC????)

Pois bem, depois de rir bastante, vamos às fotos:



Som, internet e tudo o mais funcionando!

Vamos ao Windows 2000 e depois para o XP!

Nenhum comentário:

Postar um comentário