Pessoal,
Hoje vou instalar o OS/2 Warp da IBM.
O OS/2 foi um sistema desenvolvido pela IBM em parceria com a Microsoft na década de 1980. Em 1990, entretanto, a MS abandonou o projeto para dedicar-se ao Windows.
O OS/2 era considerado melhor tecnicamente, pois conseguia correr nativamente programas do Windows. Além disso, foi o primeiro dos dois a implementar TCP/IP, ter 32 bits e máquina Java. Por erros diversos da IBM (marketing e investimento), o OS/2 caiu de joelhos diante do Windows 95.
O OS/2 suporta o sistema FAT (do DOS e Windows), a Super FAT e o HPFS (desenvolvido pela IBM e Microsoft e que deu origem ao NTFS).
Outro atributo importante do OS/2 está em sua proteção. Um aplicativo não consegue derrubar o sistema todo, pois o acesso à memória é exclusivo e totalmente gerenciado pelo OS/2.
No OS/2, a memória é acessada usando-se um endereço de 32bits, permitindo até 4 GB de endereçamento direto.
O OS/2 é um sistema multitarefa preemptivo, ou seja, capaz de processar diversos programas concomitantemente. O sistema divide o processador e a RAM da máquina entre os programas de modo que todos fiquem com o suficiente. O OS/2 é um sistema desenhado em 32bits. Assim, ele fica livre do maldito e instável kernel misto 16/32 bits dos Windows 9.x.
As primeiras versões foram lançadas em 1987 e o sistema resistiu até 2001, porém as vendas diretas aos consumidores encerraram-se em 1996.
Vamos lá. Os softwares foram baixados no WinWorld. A instalação começa com o CD de boot. Escolhi uma VM eComStation (a eComStation é uma versão atualizada do OS/2 4.52 comercializada atualmente aqui).
(Aqui o instalador avisa que o espaço é muito pequeno; na
verdade, é porque o HD ainda não foi formatado)
(Tá vendo? Só o CD. Dê um ENTER para opções do HD)
(Outro enter para criar um novo volume)
(Escolha criar um volume que possa ser "Bootável")
Pronto! Primeiro criamos o volume "C", depois demos o nome e então alocamos o espaço livre.
Repare que, na última foto, na parte inferior é mostrado disco físico, ou seja, apenas uma partição (A) com o espaço de 20GB. Na parte de cima é mostrado disco lógico, com o nome escolhido, a letra escolhida e tamanho de 20GB e o aviso que é bootável.
O HD já está pronto para a instalação! Aperte F3 para sair e aparecerá a opção de salvar as alterações e sair.
O programa agora pede para que seja inserido o CD de boot e o computador seja reiniciado. Lembre-se apenas que a VM vem configurada para que o boot primário seja pelo HD e não pelo CD. Assim, é preciso ir nas configurações da BIOS da VM e trocar a opção de boot inicial. Ficará assim:
Feito isso (e com o CD de boot colocado), reinicie a VM com F10 (salvar e sair).
(Repare que agora já aparece qual o volume para instalar (C);
Escolha "Aceitar" e vamos em frente)
(Escolhi a opção 1)
(Como coloquei um HD de 20GB, apenas o HPFS está
disponível - FAT é para tamanhos menores que 4GB)
disponível - FAT é para tamanhos menores que 4GB)
Conhecia o OS2 porque era ou ainda é utilizado em caixas eletronicos da cef e do bb. Eu sempre tive muita curiosidade em saber como ele era desde que comecei na informatica em 94. Hoje estou voltando no tempo com meu primeiro pc, um k6-2 e tambem com um pentium 2. Muito obrigado pelas dicas!
ResponderExcluirO OS2 é bem interessante, mais como todo sistema operacional antigo, tem que instalar tudo que vai ser usado antes, ou seja, todos o hardware basico e os perifericos. Pelo que vi nao tem suporte a usb e nem a plug and play, isso faz bastante falta.
ResponderExcluirTenho quase certeza absoluta que o BB (sobre a CEF não sei dizer) trocou o sistema para Linux. Como não tenho espaço para colocar máquinas antigas físicas, acabei optando por fazer em VM mesmo. Obrigado pelos comentários!
ResponderExcluir