domingo, 21 de janeiro de 2024

PalmOS em 2024! Opções de emuladores, simuladores e cloud-base!

Pessoal,


Em 2021 falei um pouco sobre o Palm Tungsten E que eu tenho aqui em casa (veja aqui).

Hoje vou falar um pouco sobre as opções modernas para rodar o PalmOs para testes.

A Palm foi criada em 1992 para escrever o software para um PDA da Tandy (que era feito pela Casio).

("Olá, eu sou o Tandy Zoomer, avô dos Palm's!")

Apesar do fracasso comercial desse PDA, o software de reconhecimento de caligrafia Graffiti fez tanto sucesso que foi parar no Apple Newton.

("Olá, eu sou o Apple Newton, avô (?) do iPhone!")

A Palm foi comprada pela US Robotics (que ficou famosa pro populacho fazendo placas de fax-modems pra gente entrar na internet) em 1995 e, em 1997 a US Robotics foi comprada pela 3Com (que foi comprada pela HP em 2010). É possível ver que os primeiros Palm's saiam de fábrica com "US Robotics", depois "3Com" e só depois com o nome "Palm" como fabricante.

 


Aí começa a treta corporativa. Os fundadores da Palm não gostaram dos rumos da empresa e, em 1998, saíram para fundar a Handspring. Em 2000 a Palm virou uma empresa independente da 3Com. Em 2002 a Palm criou a PalmSource, subsidiária para desenvolver e licenciar o Palm OS. Em 2003 a PalmSource se separou da Palm e se fundiu com a Handspring, criando-se a PalmOne. Em 2005 a PalmOne comprou os direitos do nome Palm e passou a se chamar Palm, Inc.

Essa Handspring lançou alguns modelos de PDA com sistema Palm ("Visor series") e, em 2002, lançou o Treo, um Palm associado a um celular.

  
(Esse é o Treo 90, o primeiro Treo da Handspring)


 
(Esses são os Treo 600 e 650; o primeiro é Handspring e o segundo já era PalmOne)

A Palm, então dominante no mercado de PDAs, viu a concorrência da Microsoft com o Windows Mobile ganhar mercado, além do sucesso estrondoso do primeiro iPhone (lançado em 2007).

Em 2008 a Palm lançou o webOS, um sistema bem mais bonito, amigável e moderno e anunciou o Palm Pre, um novo smartphone.


Apesar de toda a tecnologia nesse novo modelo, a Palm ficou para trás e perdeu mercado. Em 2010 foi comprada pela HP. Em 2013 a HP vendeu o webOS para a LG (que hoje usa o sistema nas smart TV) e a Palm foi encerrada. Ainda deu uma reviradas no túmulo e uns gaspings, mas ficou por isso mesmo.

A poderosa Palm, principal player do mercado de PDAs, havia acabado! E o antigo Palm OS, outrora dono do mercado de dispositivos móveis ainda vive dentro das TVs da LG! Veja aqui a lista dos dispositivos que usaram o PalmOS!

Vamos agora ao PalmOS!

O PalmOS foi desenvolvido em 1996, escrito em C e C++, inicialmente rodando em processadores Motorola DragonBall, baseados no clássico processador Motorola 68000. A partir da versão 5.0 do PalmOS, os equipamentos passaram a rodar em processadores ARM.

Esses processadores eram de 32 bits com clock de 16MHz (DragonBall EZ) e executava até 2,7 MIPS (milhões de instruções por segundo). A versão DragonBall VZ rodava a 33MHz e executava 5,4 MIPS e a última versão, a DragonBall Super VZ rodava a 66MHz e executava 10,8 MIPS. Veja mais sobre esses processadores aqui.

Já os processadores ARM eram baseados no XScale (veja aqui), arquitetura projetada pela Intel com base na arquitetura ARM versão 5. São processadores 32 bits com clock a partir de 133MHz.

Já desde o início, em 1997 (Palm OS 2), era possível acessar email. O Palm III (PalmOS 3, de 1998) usava conexão infravermelho para conectar aos PCs. A versão PalmOS 3.5 começou a usar cores e a versão PalmOS 4 (2001) deu suporte a USB e cartões SD.

Em 2002 é lançado o PalmOS 5, agora rodando em processadores ARM. Melhorou a tela (320x320), passou a suportar Wi-Fi, melhorias no som, etc.

O PalmOS 6 (de 2004), renomado para PalmOS Cobalt, trouxe melhorias como proteção multitarefa e de memória, melhorias de design, etc, mas já era tarde e a Palm ficou para trás.

Bom, vamos então falar um pouco sobre as opções factíveis para rodar esse SO incrível hoje em dia.


Lançado em 2021, é uma "versão" do PalmOS para rodar em processadores x86 (originalmente era Motorola 68k, lembram?). Segundo o autor, ele é uma reimplementação do PalmOS sem usar código fonte do PalmOS. Ele roda os aplicativos nativamente e, quando o aplicativo faz uma chamada ao sistema, o Pumpkin OS intercepta e executa a sua própria versão da chamada do sistema.



Ainda está em fase inicial, bem limitado. Mas vale conhecer.


Essa versão web-based emula as versões para processadores DragonBall do PalmOS, ou seja, até a versão 4.x.

Para funcionar, primeiro vá ao site PalmDB e baixe uma ROM (baixe, aqui, a ROM do Palm m515 v4.1). Depois vá ao site do Cloudpilot, clique no "+" no canto superior direito e adicione a ROM que você baixou. Depois é só iniciar a sessão.


É possível sincronizar, habilitar som, acessar cartão SD (ou arquivo de imagem dele), etc. Completo, funciona muito bem, ainda que limitado à versão 4.x.

Meu único problema com esse tipo de emulador é que ele está na rede, não tenho comigo os arquivos por questão de segurança (tanto para evitar manipulação remota e roubo de dados quanto caso o autor desista do projeto). Para esses casos, existem outras opções :)


Neste fantástico site existem diversos programas para você testar e conhecer o PalmOS. Basta escolher um e executar, também web-based.


Funciona muito bem, também. Inclusive se você clicar na "casinha", ele abre o PalmOS normal (não é só o programa que você escolheu, o sistema inteiro está carregado). O problema é que o sistema está "fechado", ou seja, você não salva nem adiciona nada nele. É apenas o que está na tela...

O site tem mais de 600 programas. Então, apesar de haver a limitação de uma coisa por vez, nada impede que você baixe o programa (extensão .prc) e instale num dispositivo real ou num emulador!


Permite que você instale um emulador do PalmOS no Windows Mobile ou no Android. Emula PalmOS versão 5.2 ou superior e ainda está para venda por US$ 50!!!


5 - uArm

Ele emula o ambiente completo e permite emular tanto Palm quanto Pocket PC. Roda em Linux.



Esse emulador roda em Windows e tem limitada capacidade, sendo substituído pelo Palm Simulator.



Emula o Palm M515 versão PalmOS 4.1. É necessário "buildar" e confesso que prefiro coisas mais fáceis que isso...



Emula uma arquitetura ARM e permite alta compatibilidade com o sistema real. Funciona para Windows e Linux.



Permite testar várias versões do aplicativos para PalmOS


E aqui você pode fazer o download das diversas ROMs e testar as diversas opções do PalmOS.


É isso por enquanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário