terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Sistemas Operacionais

Pessoal,


Uma coisa que gosto muito é de instalar e conhecer sistemas operacionais diferentes.

Como já devem ter notado, instalei várias versões do Windows.

Windows é fácil instalar por causa da plataforma x86-64, basicamente a mesma desde quando o DOS foi lançado nos anos 1980 (mais precisamente 1981) com os antigos 8080 de 8 bits.

Já para instalar outros sistemas, como os da Apple, Amiga e MSX, precisamos de emuladores para a maioria dos casos, uma vez que rodavam em arquiteturas completamente diferentes.

Assim, vou tentar fazer uma coisa aqui: vou tentar instalar vários sistemas diferentes, emulados ou virtualizados, em um HD externo de 4GB que tá parado aqui em casa.

A primeira coisa a fazer vai passar as VM todas que eu tenho, descomprimidas para esse HD e ver se dá certo, né?

Porque estou fazendo isso? Primeiro, dá para levar de uma máquina para outra. Segundo, o Proxmox tem um problema com disquetes virtuais e precisa de uma placa de som externa para tocar música. Terceiro, não gasto o espaço no SSD do Mini. Deve ter mais um tanto de motivo, mas o principal é que eu estou sem o que fazer! :)

Então vamos lá.

No VMWare, é só mandar clonar a VM desejada para o HD externo. Separei tudo por pasta e tá funcionado tudo lindamente!

Nas máquinas do VirtualBox é mais ou menos a mesma coisa.

Todas as VM de Windows e DOS funcionaram muito bem.

Já a do OS/2, não, quer dizer, correu tudo bem, mas não consigo aumentar a resolução da tela. Aparece apenas 640x480 e parece que é por falta de suporte do VMWare. Sabe aquele CD de extras de cada um desses hypervisors? Então, não tem do VMWare pro OS/2. Já no VirtualBox, nativamente existe a opção de resolução maior, até 104x768. Já ajuda bastante!

Essas páginas abaixo dão dicas valiosas para instalar o OS/2. Já instalei ele no VMWare há alguns anos (veja aqui) e agora.
Assim sendo, resolvi reinstalar no VirtualBox (aqui). Instalei o OS/2 Warp 4.52 e ficou bom. Confira lá!

Agora vou começar a instalar outros sistemas: AmigaOS, versões antigas da Apple, etc. Vamos ver como ficará! Vou contando aqui.

Só uma dica rapidinha.

Tem curiosidade de conhecer a interface (GUI ou Graphic User Interface) dos diversos sistemas operacionais, principalmente os mais antigos? 

Conheça, então, o GUIdebook! Eles têm screenshots de diversos sistema operacionais antigos (AmigaOS, Apple II, versões antigas do MacOS, NeXTSTEP, Xerox, TOS, etc). Se você curte isso, vale a pena conhecer! Eles também têm informações de diversos ícones e componentes, dentre outras coisas!

Outra dica legal também, nesse mesmo sentido de GUI, é um blog dentro do site do Setapp. Esse site é um serviço de assinatura de apps para Mac, iOS e Web, que eu não utilizo. Estou apenas dando a dica do blog deles onde falam de todos as versões do Mac OS. Veja aqui.

E, por último mas não menos importante, uma lista da Wikipedia com os principais SO disponíveis, em quais plataformas rodavam, File Systems suportados, último ano de venda e qual a última versão, dados de segurança, etc. Recomendo demais!

É isso por enquanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário