terça-feira, 1 de agosto de 2023

Nostalgia - Instalando o Windows Vista Ultimate 64-bits em 2023!

Pessoal,


Hoje vamos instalar o Windows Vista Ultimate, o sucessor do Windows XP.




Em poucas palavras, um fracasso! No seu auge, seu market share foi de no máximo 18,6% (outubro de 2009; fonte: W3Schools). Nessa época, o Windows XP ainda tinha 63,3% de mercado e estava começando a ascensão do Windows 7. E em março de 2010 o Windows 7 assumiu a segunda posição de versão mais instalada do Windows enquanto o XP ainda era o mais utilizado e começou a deixar o Vista para trás.

Demorou cinco anos entre o lançamento do Windows XP e o Vista, um dos maiores períodos entre versões do Windows (historicamente era entre 2 e 3 anos). Foi lançado para produção em novembro de 2006 e para varejo em janeiro de 2007. Interessante que essa foi a primeira versão do Windows a ser vendida por uma plataforma digital, a Windows Marketplace (que foi sucedido pela Microsoft Store em 2009).

Apesar do fracasso retumbante, entendo que não foi justo com o Windows Vista (ao contrário do Windows ME).

O Windows Vista introduziu uma interface gráfica nova ao usuário, a Aero (um acrônimo para Authentic, Energetic, Reflective and Open), uma interface muito bonita e moderna, com elementos transparentes, modernos e que foi utilizada até no Windows 7 (e tem vários elementos até no Windows 11).

(Interface Aero)

Além disso, trouxe novos sistemas de rede (usando a tecnologia P2P - Peer to Peer - para facilitar o compartilhamento de arquivos), mídia (Windows DVD Maker, Windows Media Center e Windows Media Player 11), novo Shell do Windows (caixa de pesquisa integrada ao menu Iniciar, novo Windows Explorer), IE 7, entre outros.

Outra coisa muito interessante foi ReadyBoost e ReadyDrive, tecnologias que permitiam utilizar pendrives como memória para cache, melhorando o desempenho do sistema. Isso era muito interessante, uma vez que o sistema era um grande buraco negro sugador de recursos do sistema!

Entretanto o que mais gerou críticas ao Windows Vista foi o UAC (ou Controle de Conta do Usuário), um recurso de segurança com o qual os usuários teriam menos privilégios por padrão para impedir que malwares fizessem alterações não autorizadas. Tradicionalmente o Windows era visto como "muito liberal', com as contas de usuários funcionando como contas de administradores, verdadeiros roots, ao contrário dos sistemas derivados do Unix, como Linux e MacOS.

No Vista, quando a ação executada requeria direitos administrativos (como instalar/desinstalar software ou fazer alterações de configuração em todo o sistema), o usuário era solicitado a fornecer um nome e senha de administrador (e nos casos em que o usuário já era administrador, ainda era solicitado a confirmar a ação privilegiada). O uso normal do computador, como executar programas, imprimir ou navegar na Internet, não acionava prompts UAC. A intenção era impedir que um programa malicioso enganasse o usuário. Os testes de segurança realizados na época provaram a eficácia do método, porém o UAC gerou ódio nos usuários, que chamavam o sistema de excessivamente burocrático e vários locais ensinavam como burlar e desativar isso.


Interessante esse posicionamento dos usuários: enquanto exigem mais e mais segurança, querem que a segurança seja responsabilidade do sistema e da Microsoft apenas...

Além disso, ainda foi lançado o BitLocker Drive Encryption, que em conjunto com um coprocessador de segurança (o TPM - ou Trusted Plataformonas Module - versão 1.2), criptografava os volumes inteiros. Entretanto viu-se que isto ainda sim era vulnerável a ataques de inicialização.

Como dito anteriormente, o Vista era um grande consumidor de recursos de hardware. Os computadores eram classificados como Vista Capable, ou seja, rodavam todas as edições do vista ainda que com algumas limitações gráficas, e o Vista Premium Ready, que aproveitavam todos recursos do sistema. Era necessário um PC com processadores de pelos menos 800MHz e 512MB de RAM com pelo menos 20GB de HD. Em 2008 foi lançado o Service Pack 1 (SP1) para o Vista e em 2009 foi lançado o SP2.

Foram lançados seis versões do Vista, divididos em versões para consumidores (Starter, para mercados emergentes; Home Basic e Home Premium) e para empresas (Business, Enterprise e Ultimate). Além disso ainda houver variantes sem Windows Media Player (variantes N, por determinações da União Europeia e da Coreia do Sul).

Bom, vamos instalar agora o Windows Vista Ultimate 64bits SP2 no Virtual Box. Para isso vamos colocar 4GB de RAM, HD de 40GB e placa de vídeo SVGA com 256MB de RAM e ativar a aceleração 3D.

Uma coisa interessante aqui é autorizar a rede do Windows Vista a se conectar com a rede da casa. Para isso, na hora em que estiver criando a VM, vá em "Pastas Compartilhadas" no Virtual Box e adicione o caminho para a pasta que deseja deixar conectada ao Vista. Como veremos mais para o final, isso será de grande ajuda!

Como vimos no Windows XP, a instalação do Windows passou a ser muito mais fácil e quase sem intervenção nossa:


(É, só consegui em português europeu mesmo...)

(Mudar o teclado, como faço em todos os casos...)






Essa instalação é significativamente maior que as outras. A imagem tem mais de 3GB enquanto a imagem do Windows XP tinha pouco mais de 600MB! Gastou uns bons minutos copiando tudo.


(Por favor, deixe tudo pronto pra mim! Obrigado!)










Bom, instalado! Mas aqui teremos algumas coisas para melhorar. Primeiro, podemos ver que o adaptador de vídeo instalado é o padrão. Para corrigir isso, vamos usar o Guest Additions do VirtualBox.

Além disso, o Dispositivos de Sistema Base e o controlador de áudio também não foram instalados.


Bom, após inserir o CD do Guest Additions, vá em Iniciar -> Computador -> Unidade de CD e execute (como administrador) o arquivo "VBoxWindowsAdditions_amd64".


(Famoso prompt do UAC do Windows Vista. Acostume-se a ele...)

Após autorizar, siga as instruções e marque o "Diretc3D Support" para instalação. Caso seja perguntado, confirme que confia no software de "Oracle Corporation" e reinicie o computador ao final. Para usar a configuração otimizada para a tela do computador, é só mandar maximizar a tela da VM. Veja que já aumentou! Aproveitei e pinguei no Google para mostrar que a rede também está funcionando!


Além disso, o dispositivo de sistema base também foi devidamente instalado.

Agora vamos ver essa placa de som. Na VM, ela está como ICH AC97. Achei uma thread no fórum do Virtual Box (aqui) onde discutiram isso em 2021. Em outra thread (aqui) também discutiram isso. Assim, acabei achando esse arquivo para download no site da Realtek (que faz Codecs de Audio para Windows). No caso, o arquivo é um driver na versão 6305 e baixei a versão para Vista e Windows 7 (32/64 bits). Faça o download clicando aqui.

Após fazer o download, vá no "Gerenciador de Dispositvos -> Outros Dispositivos -> Controladores multimídia de áudio -> Atualizar Software do controlador -> Procurar software no computador" e aponte para o local onde está o arquivo que você baixou e mande localizar.

Um adendo: lembram que lá no começo nós colocamos uma pasta no host para que a VM com o Vista pudesse acessar? Então, não precisa baixar o driver pelo Vista. Eu baixei no Mac e linkei a pasta de Download com o Vista. Assim, fui em Windows Explorer -> Rede -> VBOXSVR -> Downloads" e acessei a pasta do meu Mac usando o Vista! 

Continuando: Após direcionar para o pasta, mande o Windows localizar e ele irá instalar o driver (se avisar que não é possível verificar a segurança do fornecedor, ignore e mande instalar mesmo assim.


Veja agora já temos áudio!!!

Agora só falta colocar o Aero. Para isso, clique com o botão direito na tela de fundo e vá em "Personalizar -> Cor e Aspecto das Janelas" e mude para Windows Aero.

Abaixo é possível ver como fica a borda com o Aero e como fica com o Vista Basic (que estava por padrão):


Veja que os cantos das janelas do Aero são mais arredondados e são translúcidos. Também tem esse efeito aqui, o Windows Flip 3D, acionado usando o Windows + Tab (como eu estava em uma VM, usei o teclado virtual do Windows para selecionar as teclas):


Bom, eu acho o Windows Vista um grande injustiçado, como disse lá em cima. A grande reclamação dele é ser pesado e ser muito chato em relação a segurança. Na verdade, hoje podemos ver que o Vista estava a frente de seu tempo.

Então fica assim: Windows Vista Ultimate 64 bits instalado funcionando 100%


No próximo post desta série vamos instalar o Windows 7, esse sim um grande sucesso de público.

Até lá, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário