domingo, 23 de julho de 2023

Segurança - Dica - Apple dispensa o CAPTCHA - ou como NÃO precisar usar o CAPTCHA ao usar Mac e iPhone

Pessoal,

Acredito que todo mundo conheça o querido CAPTCHA!

Conheça o CAPTCHA de Minas Gerais, onde tudo é "trem", menos trem (porque Trem é coisa!):


CAPTCHA é um acrônimo do inglês Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart (em português: teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos).

Alan Turing, o famoso matemático inglês que coordenou uma das unidades responsáveis por decifrar o código da máquina Enigma durante a Segunda Guerra Mundial, é considerado um dos principais nomes do desenvolvimento da ciência da computação através da chamada "Máquina de Turing

Em 1950, Turing escreveu um artigo para a revista Mind intitulado Computing Machinery And Intelligence (veja aqui e aqui), traduzido para algo como "Máquinas de Computação e Inteligência", onde Turing começa o artigo escrevendo: "I propose to consider the questio, 'Can machines think?' This should begin with definitions of the meaning of the terms 'machine' and 'think'." (em português, algo como: "Eu proponho considerar a questão 'As máquinas podem pensar?' Deve-se começar definindo o significado dos termos 'máquina' e 'pensar'.").

No artigo, Turing sugere que deveríamos perguntar se uma máquina consegue ganhar o chamado "jogo da imitação" onde três pessoas participam: um homem, uma mulher e um interrogador; eles podem se comunicar apenas por notas escritas e, através de perguntas, o interrogador tenta determinar os gêneros de outros participantes, sabendo que há, necessariamente, um homem e uma mulher. O objetivo do homem é enganar o interrogador fazendo-o acreditar que ele é mulher e que a mulher é homem, enquanto o objetivo da mulher é auxiliar o interrogador a tomar a decisão certa. 

Turing propõe uma variação do jogo onde há um computador (objeto do teste), um humano e um interrogador (também humano). O juiz pode conversar com ambos (o humano e o computador), digitando em um terminal. Tanto o computador quanto o humano tentam convencer o juiz de que eles são o humano. Se o juiz não puder dizer consistentemente qual é qual, então o computador ganha o jogo.

A principal confusão sobre o teste de Turing é que o teste não mede "inteligência", mas sim a capacidade da máquina de se comportar como um humano.

Em 1966, Joseph Weizenbraum, no MIT, desenvolveu um software para processamento de linguagem natural chamado ELIZA, considerado o primeiro programa a passar pelo teste de Turing. O programa avaliava as entradas do usuário procurando por palavras-chave. Caso alguma fosse encontrada, uma regra transformava o comentário do usuário e gerava uma resposta adequada. Caso nenhuma palavra-chave fosse encontrada, retornava uma resposta genérica.

Bom, voltando ao CAPTCHA, este é um teste de Turing reverso, uma vez que o objeto de teste é o humano e quem aplica é um computador. O CAPTCHA é um teste cognitivo, criado pela Universidade de Carnegie, como ferramenta antispam. O aplicador (computador) sabe a resposta certa e sabe que os computadores não consegue resolver o CAPTCHA; assim, caso a resposta esteja correta, o usuário é presumidamente humano. O teste ser aplicado de vários modos, desde a distorção do fundo da imagem, como distorção de um texto ou identificação de imagens. Atualmente é utilizado o reCAPTCHA e o reCAPTCHA v2 e v3, uma vez que os sistemas estavam sendo capazes de identificar os textos.

Resumindo: Turing idealizou um teste onde um humano deveria descobrir se estava conversando com outro humano ou com um computador. Com o advento da informática moderna, surgiu o spam. Para evitar o spam, criaram o CAPTCHA, que nada mais é que um teste de Turing reverso, onde o computador precisa descobrir se está sendo acessado por outro computador ou por um humano.

Bom, descobri há alguns dias que a Apple, no iOS/iPadOS 16 e MacOS Ventura 13, desenvolveu uma autenticação privada que simplifica (ou faz o bypass mesmo) nos CAPTCHAs da vida.

Para tanto, no iPhone/iPad, clique em "Ajustes", toque no seu nome e vá até "Senha e Segurança". Arraste até a área "Avançado" e marque "Verificação Segura".

No MacOS, abra os "Ajustes do Sistema", clique no seu nome e vá até "Senha e Segurança" e ative a "Verificação automática".

Pelo que eu notei aqui, vez ou outra ainda pede algum CAPTCHA, mas a maioria parou de pedir!

Ótima notícia!

É isso por agora, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário