sexta-feira, 28 de julho de 2023

Nostalgia - Instalando o Windows 2000 em 2023!

Pessoal,


Hoje vamos instalar o Windows 2000!

Essa versão lançada em dezembro de 1999 (para fabricantes, mas disponível no varejo em fevereiro de 2000) é a sucessora do Windows NT 4 e foi substituída em 2001 pelo glorioso Windows XP.




Interessante ressaltar que na parte traseira da caixa a Microsoft já sugere que para usuários domésticos a atualização deveria ser para o Windows ME e para usuários profissionais (empresas, etc) deveria ser para o Windows 2000. Apesar de ter sido planejado para substituir o Windows 98 e Windows NT 4.0, o uso do kernel NT para edições de consumo e profissionais só ocorreu com o Windows XP. Além disso a Microsoft planeja lançar uma versão 64 bits do Windows 2000, mas a primeira versão 64 bits do Windows só foi sair em 2001 com o Windows XP 64 bits Edition.

Foram lançadas 4 versões do Windows 2000, todos recomendados para empresas e servidores: Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server. Todas compartilhavam um conjunto principal de recursos para trabalho em rede e administração de sistemas, apesar de terem focos distintos

O Windows 2000 exigia um Pentium 133 ou equivalente (e suportava sistemas com uma ou duas CPUs), pelo menos 64MB de RAM (até 4GB), pelo menos um HD de 2GB com 650MG livre, CD ou DVD, monitor VGA ou superior. Como comentamos no post da instalação do Windows NT 4.0, apenas a arquitetura x86 foi suportada no Windows 2000, apesar que uma versão para o Alpha chegou a ser compilada mas foi abandonada nas fases de Release Candidate 1 quando a Compaq (que ainda produzia computadores com o Alpha, anunciou que não iria mais suportar o Windows NT nele).

Vários recursos foram trazidos do Windows 98 e 98 SE para a linha NT, como o Windows Desktop Update, IE 5 e 6, Windows Media Player, dentre outros. Além disso havia o suporte ao NTFS 3.0, novos suportes para impressoras, melhorias nas fontes, suporte para USB 2.0 (a partir do SP4), melhorias para Plug & Play, Proteção de Arquivos do Windows (com proteção a arquivos críticos do sistema. Além disso, várias melhorias gráficas e facilidades para o usuário surgiram aqui no Windows 2000.

Com o NTFS 3.0, surgiu a possibilidade de criptografia a nível do sistema de arquivo e até hoje não foi possível quebrar essa criptografia.

Ainda sobre discos, as versões do Windows 2000 suportam volume simples simples (um disco), volume estendido (até 32 discos podem aparecer como um só, aumentando o tamanho porém sem proteção), volumes listrados (ou striped, é o RAID 0), volumes espelhados (ou RAID 1) e striped com paridade (é o RAID 5).

Um problema grave foi em relação a segurança do Windows 2000, uma vez que os ataques passaram a vir remotamente pela internet. Vários patches foram lançados e até 2010 ainda saiam correções para falhas novas, apesar que o o último Service Pack foi de 2005).

Uma boa referência das novidades lançadas no Windows 2000 pode ser encontrada aqui.

A versão que iremos instalar será a Windows 2000 Professional SP4 (compilação 5.00.2195 que é a final do Windows 2000, mais especificamente a 5.00.2195.6717 que é a com o SP4). 

A versão Windows 2000 Server foi substituída pelo Windows 2003 Server. Optei por não instalar essas linhas Server porque acho que fogem do objetivo do blog. Assim, a próxima instalação será a Windows ME e depois o Windows XP.

Vamos lá. Eis aqui a mídia que usaremos para instalar:


Após ligar a configurar a VM e iniciar com a mídia inserida, já aparece isso:


Damos Enter e vamos em frente.

(O disco não está particionado ainda)

(Vamos de NTFS, é claro)

(A formatação é bem rápida, porque tudo aqui é virtual)

(Aqui realmente demora um pouco mesmo)


Como o meu teclado é padrão americano, já aproveitei aqui para ir em Personalizar e trocar do ABNT para o padrão americano.




Agora é solicitada a chave de registro do produto. Como já falei nos posts anteriores, tem uma chave no site do WinWorld. Especificamente para o Windows 2000 Professional SP4 Brazilian Portuguese tive que procurar em outros lugares, nas nada que um Google não resolvesse.




(Aqui vamos nas configurações típicas mesmo)


Agora o Windows começa a copiar e configurar as coisas, com pouca intervenção nossa.




Pronto! Talvez tenha sido a instalação mais fácil de todas as versões do Windows!! Agora a gente remove o CD e vamos em frente:


(Não se deixe enganar por essa tela intimidadora: ele só vai pedir a senha - que deixei em branco - e pronto)

(Com direito a musiquinha e tudo mais...)

Bom, a primeira coisa que fiz foi aumentar um pouco a resolução. De cara já temos o 800x600 habilitado, então já ajuda.

Outra coisa é que a placa de rede também já está configurada, nossa conhecida "AMD PCNET Family PCI Ethernet Adapter".

(Veja que tem um botão para mostrar o ícone de rede na barra de ferramentas; pode clicar para ativar)


Ao clicar no IE pela primeira vez, aparece esse assistente para conexão na internet. No nosso caso, a VM simula uma conexão por rede cabeada. Assim, escolha a opção de rede local e vamos frente.





Se mostrar que está off-line, ignore, abra o navegador e tente alguma coisa. Lembre-se que esse é o IE 5.0, ou seja, a navegação é limitada!


Bom, agora vamos instalar o CD de "Adicionais para Convidado" do VirtualBox. Isso nos ajudará a configurar alguns hardwares. Para tanto, vá em "Dispositivos -> Inserir Imagem de CD de Adicionais para Convidados.


Após um ou dois minutos, ele termina e pede para reiniciar. Como a placa de som já estava funcionado e a de rede também, esse pacote só melhora a resolução e cores da tela. Como eu disse no post anterior, estou usando um computador velho com resolução mais baixa (é apenas HD), isso é o máximo que eu consigo de resolução. Caso estivesse no Mac ou em um computador com resolução melhor, conseguiria até mais opções. Para o propósito nosso, acho que já está suficiente.


É isso então! Windows 2000 Professional SP4 com IE 5.0 completamente instalado com internet e som em 2023! Com quase nada de esforço!

A próxima instalação é o Windows ME, o último da família 9.x, sucessor do Windows 98. E depois teremos o Windows XP, que uniu as duas linhas, 9.x e NT.

Até lá, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário