terça-feira, 21 de março de 2023

Tutorial: instalando Sistemas Operacionais diversos no Proxmox - ou "remember" da série Nostalgia aqui do blog!

Pessoal,


Lá em 2018, há quase cinco anos, eu fiz uma série de posts aqui no blog ("Nostalgia", começando aqui) instalando diversas versões antigas dos SO da Microsoft (MS-DOS e Windows).

Na ocasião foi tudo instalado no VMWare que rodava no MacMini que até já desencarnou. Dessa vez, resolvi reinstalar tudo no Proxmox.

Por que o Proxmox? Porque conforme contei aqui, posso acessar o Proxmox de fora de casa e ativar e usar qualquer uma dessas VM.

Aí vem os perrengues (claro, nunca é fácil).

Fui tentar instalar normamente: criei a VM e na hora de colocar o SO não aparecia a opção de disquete. Bom, tentei colocar os arquivos .img como se fosse .iso e a VM reclamava que as imagens não eram "bootáveis"...

Aí baixei um programa pra Windows (IsoWorkshop) para converter os arquivos .img em .iso e deixá-los bootáveis. O primeiro disco funcionou, mas o DOS não conseguia perceber que eu estava trocando a iso do primeiro disco pela do segundo e ficava travando nessa tela:


Não ia pra frente de jeito nenhum. Acho que a VM não conseguia perceber essa troca de arquivo .iso e entender que era pra ler o conteúdo do arquivo. Na verdade falta uma opcão nas VM do Proxmox para poder usar disquetes (floppy disks). Procurando as threads do fórum do Proxmox, isso já é pedido desde 2008. Um usuário até criou uma gambiarra (veja aqui) lá em 2013 e considerou como "problem solved", mas a conversa acabou descambando pra um bate-boca entre um membro (e depois os outros também) do Proxmox que atuam como moderadores e membros seniors do fórum com alguns usários.

O resumo desse bate boca é que os usuários alegaram que isso seria útil (lá atrás sim; hoje, em 2023, só pra brincadeiras como esta) e que o Proxmox poderia colocar. O senior disse que se eles quisessem, eles poderiam implementar o código ou pagar para a turma do Proxmox implmentar. Aí a coisa descambou pra grosseria dos dois lados, a turma do Proxmox dizendo que era Open Source mas eles não trabalhavam de graça e os usuários reclamando da grosseria gratuita.

Enfim, nada resolvido e contiuamos sem o botão de floppy disk e sem a opção de usar arquivos .img com imagem de disquetes.

Tentei acrescentar vários leitores de CD para ver se resolvia, tentei criar um CD com todo o conteúdo das imagens... Nada.

Pensei até em criar uma VM com Virtual Box e usar o phpvirtualbox para acessar as VM (como eu fazia lá em 2021 (veja aqui), mas o projeto foi descontinuado e agora está bem mais complicado (até porque mudou o Debian para o 11, o VirtualBox para o 7 e o phpvirtualbox é meio hobby agora)...

Enfim, como resolvi? Resolvi do jeito ogro: criei uma VM no VirtualBox e exportei o HD virtual para o Proxmox. Vou comentar essa instalação em outro post.

Bom, esse post era pra comentar dessa dificuldade toda e falar que sim, tem solução!

Tem uma outra coisa que deve ser relatada aqui também. O Proxmox também não passa áudio diretamente. Nem bluetooth. É preciso instalar um hardware virtual e utilizar o SPICE (Simple Protocol for Independent Computing Environments - veja mais aqui), uma solução open source para acesso remoto em máquinas virtuais. Resumindo em duas palavras: não funciona! Pelo menos não para Mac como client.

O Proxmox é super interessante e super eficaz. Mas tem umas coisas que irritam um pouco...

Assim, para resolver o som e bluetooth, tive que adotar uma coisa mais radical que falarei em outro momento.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário