segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Obrigado, CEMIG!

Pessoal,


Na quinta feira passada, há 4 dias, uma chave do transformador da CEMIG caiu aqui na porta do meu prédio. Algumas luzes da casa acendiam, outras não; os computadores não desligaram; os elevadores do prédio pararam de funcionar.

No final da tarde a CEMIG veio arrumar a bagaço. A luz voltou, o NAS parou.

Imediatamente pensei que a fonte tivesse ido pro brejo. Mandei uma mensagem para uns amigos engenheiros e pedi para me ajudarem.

A primeira sugestão foi testar a fonte. Comprei um multímetro e fomos aos testes via WhatsApp.

A primeira coisa foi fazer isso: testar se a fonte ligava (basicamente um curto com o fio verde e um fio preto - neutro).


Bom, no começo a fonte não deu sinal de vida. Depois, a ventoinha dela começou a rodar devagar e foi rodando mais rápido. Aí fui testar as outras coisas todas, segundo essa indicação:


Estranho que teve corrente em todos os cabos, tudo certinho, mas a porcaria do computador não ligava. Troquei cabo, tomada, limpei todas as conexões e nada. Pensei: "Agora esse computador véio morreu de vez".

Até comecei a olhar componentes para fazer um novo computador para isso.

Bom, hoje fui na casa de um amigo que se ofereceu para testar tudo (obrigado, Slott!). Ele deu uma olhada e, inicialmente, achamos que era apenas a ventoinha da fonte que estava muito dura. Desmontou, limpou, lubrificou. Colocamos para funcionar e... nada!

Aí colocamos outra fonte que ele tinha lá. Funcionou sem problema nenhum!

Bom, agora posso pensar em um gabinete novo, já que esse computador ainda está de graça!

Bom, por enquanto é isso. E obrigado, CEMIG!

Nenhum comentário:

Postar um comentário