sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Trocando o HD do MacBook Unibody Late 2009 por um SSD

Pessoal,

Olá!

Vou mostrar algumas novidades recentemente adquiridas. Boas diversões!

A primeira será a troca do HD do meu antigo MacBook Unibody Late 2009 (A1342) por um SSD 480GB.

Esse Mac foi o meu primeiro Mac. Aprendi muito com ele e, há algum tempo, estava meio encostado por alguns motivos, principalmente pelo peso e pela lentidão.

Uma grande pena foi a decisão da Apple de soldar os componentes na placa dos computadores. Assim, desde 2015, de modo progressivo, a empresa foi alterando sua linha de montagem de acordo com essa diretriz. Meu MacMini e esse Macbook White são mais antigos e ainda consigo promover essas alterações (trocar HD, expandir memória RAM, entre outros). Já meu MacBook Pro, 2018, não permite mais isso :(

O iFixIt desmontou alguns exemplares e é possível ver nessas fotos:

(Essa é a placa principal do MacBook Pro 2018 desmontada; todos os componentes estão soldados)

(Repare na RAM detalhada em verde e no SSD detalhado em amarelo)
Voltemos ao nosso texto.

O meu Macbook é um White com Core 2 Duo 2,26GHz, HDD 250GB, DVDRW (SuperDrive 8x DL), 13" e placa de vídeo integrada Nvidia GEForce 9400M. É o modelo Unibody branco com bateria interna (havia outro modelo cuja bateria era de fácil remoção). Vinha originalmente com o OSX 10.6.1 (Snow Leopard).

O HDD original é um de 5.400 r.p.m. com 250GB. Bom para nove anos atrás, "LO TOV" para hoje! Já falei sobre a diferença dos  HDD e SDD aqui.

Specs mais detalhadas são encontradas aqui.

Ele já havia sido atualizado de 2GB originais para 8GB (tinha dois pentes de 01GB, coloquei 02 pentes de 04GB) e tinha melhorado significativamente.

Entretanto, com as atualizações do OSX, ele foi ficando mais e mais lento para funcionar. Inviável algumas vezes.

Assim comprei um kit de ferramentas e um SSD Sandisk Plus 480GB no Amazon.




Essas ferramentas são recomendadas para reparo em Mac, mas servem perfeitamente para a maioria dos computadores e equipamentos eletrônicos mais refinados. Tem 80 peças entre espátulas, chaves diversas (fenda, Philips, Torx, etc) e pinças. Custou módicos US$ 21 dólares e aparenta ter boa qualidade. Bem bom!





O SSD Sandisk Plus G26 480GB não é o melhor, nem o mais moderno, nem o mais rápido e nem o mais barato, mas é de boa marca e velocidade de leitura/gravação bem satisfatória e boa relação custo benefício, ainda mais para um Mac de NOVE anos! US$ 75 por isso? Achei bem satisfatório! No Mercado Livre o preço convertido estava um pouco mais alto. Como iria para os EUA de qualquer modo, comprei na Amazon americana mesmo.

Para trocar o HD, segui o tutorial que tem no iFixIt, um site especializado em reparos de eletrônicos. O link para a troca está aqui.

A troca é simples e está bem detalhada no iFixIt.

Na hora de ligar, apareceu isso aqui:


Nenhum problema! O SSD está vazio e sem SO. É preciso instalá-lo no SSD e a própria Apple ensina como fazer aqui. Eu poderia/deveria ter feito isso, mas esqueci 😒. Poderia/deveria ter colocado o HDD novamente e fazer isso, mas preferi fazer do modo "Hardt" 😂😂😂 (não é, Lula da Silva?).

Utilizei um pendrive de 32GB formatado como Mac OS Expandido, entrei no site da Apple e fiz o download da versão MacOS High Sierra, a última suportada pelo meu Mac.

Após seguir as instruções, a inicialização começou no pendrive:



Agora é fazer acessar o Utilitário de Disco para preparar o SSD (optei por formatar em APFS, conforme expliquei antes aqui) e e instalar o MacOSX.

Depois de instalado, sem nenhum problema, é hora de configurar e instalar alguns aplicativos. De cara já deu pra nota uma melhora significativa!

A troca é realmente muito fácil, a instalação do MacOSX é mais fácil ainda e um equipamento de NOVE anos ganhou mais um fôlego para uns 3 ou 4 anos de uso. Pensar que um notebook produzido em 2009 recebeu 7 novas versões do SO e ainda tem fôlego para as tarefas mais corriqueiras (Word, Excel, Powerpoint, internet, ouvir música), tá muito bom!

Bom, em breve mostro outras novidades que chegaram aqui.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário