sábado, 30 de junho de 2012

Transformando um Galaxy X nacional em um Galaxy Nexus "original" do Google


Olá pessoal,

   Já comentei aqui no blog que troquei meu iPhone 4 por um Galaxy X.
   Um dos principais motivos da escolha deste aparelho ao invés do S3 (recém lançado) é a possibilidade de atualização do SO ao limite do hardware, sempre disponibilizado pelo Google. Trocando em miúdos, não precisaria esperar a Samsung liberar a atualização Android (com suas modificações / customizações).
   O Galaxy X é, na verdade, idêntico ao Galaxy Nexus! Todos os Nexus (HTC G1, Nexus One, Galaxy S e Galaxy Nexus) são deveriam ser atualizados diretamento pelo Google. Google Experience Device: é o nome dessea série (http://goo.gl/Gst4). O Google liberaria a versão nova e, via OTA (Over-The-Air), eu receberia no meu aparelho um aviso de que a atualização estaria disponível.
   Perceberam o futuro do pretérito utilizado? Pois é, pelo menos para os Galaxy Nexus (não sei informar sobre os anteriores) foram lançados diversas "séries" pelo mundo, alguns vendidos diretamente pelo Google (firmware yakju), outros pela Samsung do Brasil (yakjuvs), da Coréia (yajkukr) e Europa (yakjuws). Ou seja, você compra um Nexus pra ficar livre do fabricante e fica preso ao... fabricante!
   Pois é, tudo tem solução para quem a procura. O Google libera todos os firmwares das diversas versões do Android para quem quiser (e souber usar). As ferramentas para resolução disso estão disponíveis também. Basta boa vontade para procurar...
   Ontem aproveitei a abolição da escravidão meu day-off para resolver isso. Li bastante no XDA Developers e criei coragem. Resumidamente, teria que destravar o Bootloader (ponto crítico, pois um erro aqui poderia tranformar o GX num lindo e modernoso peso de papel) e trocar o firmware (no meu caso, yakjuvs) por um "atualizável" pelo Google (yakju). Para quem não entendeu, é como se eu desinstalasse o Windows 7 do meu computador e instalasse uma nova versão, como o Windows 8! Só que com mais chances de dar errado...
   Existem 2 programas para fazer esta troca: o Galaxy Nexus Root Toolkit v1.4 (versão mais amigável, com botões e poucos cliques, disponibilizado no XDA, GIYBF) e o Galaxy Nexus Tookit v7.0 (http://goo.gl/OFWk3, menos amigável, em DOS, com MUITO mais opções e sujeito a mais problemas). É ÓBVIO que escolhi a segunda :)
   Enfim, baixei o Firmware diretamente do site do Google (http://goo.gl/hCxc3).
   Primeiramente, o GNT não reconhecia meu aparelho, pois não conseguia montá-lo via ADB. Fui procurar o que era ADB e como resolver. Achei tudo aqui no Brasil Droid, bem explicado: http://goo.gl/OF1yV.
   Beleza, dei uma lida aqui (http://goo.gl/T9cHQ) e aqui (http://goo.gl/0QOPX) antes de fazer a troca de firmware. Demorou uns quinze minutos, se muito!
   Um só problema: o aparelho é COMPLETAMENTE apagado, volta a ser como você o encontrou na caixa. TODAS as configurações e apk são APAGADAS! Portanto, faça backup dos contatos, dados essenciais, senhas de redes, etc. Os apk são facilmente restaurados pela PlayStore assim que você coloca sua conta do Google, mas dá um trabalhão...
   Enfim, depois de quinze minutos de atualização e algumas horas de reconfiguração / instalação, estou com meu GX transformado em Galaxy Nexux, agora com Android 4.0.4 atualizável pelo Google e aguardando a liberação do Jelly Bean.
   Boa sorte!