domingo, 14 de novembro de 2010

Google Chrome e o sistema Android

   Bom, acho que todos já conhecem o navegador do Google, não? Simples, rápido, confiável e disponível para os principais sistemas operacionais. Aceita vários complementos e, ao contrário do Firefox, não é necessário reinicializar após instalar uma nova extensão.

   O legal é a (quase) total integração com o navegador dos Smartphones com sistema Android. São duas extensões que fazem isso: a Google Chrome to Phone Extension e a Android2Cloud. Todas necessitam que você tenha uma conta do Google ativada para funcionar (como uma conta Google é quase uma necessidade para quem tem Android, isso não chega a ser grande entrave). É também necessário instalar um programa no Android (gratuito e disponível no Market) chamado "android2cloud".

   Instale o aplicativo no Android e siga as instruções. Sem mistério. Instale os dois complementos no Chrome e siga as instruções. Também sem surpresas.

   Funciona assim: sabe quando você está na rua ou numa fila de banco olhando um site qualquer na Internet mas a tela do telefone é muito pequena para ver bem o site? Neste caso você usa o Android2Cloud, que envia o link para o seu navegador Chrome lá do seu computador, na sua casa ou onde você acessar sua conta Google.

   Na tela do navegador no Android, clique no Menu --> Mais --> Compartilhar página --> android2cloud. Pronto, da próxima vez que você acessar sua conta do Google, uma página com link enviado se abrirá.

   No sentido contrário: às vezes tem algumas páginas que você gostaria acessar no celular, mas tem preguiça de digitar todo o link naquele tecladinho do telefone. Então você clica na extensão do Chrome to Phone. Ele envia o link para o Android. Na barra superior do Android aparecerá um aviso sobre o link recebido. Clique lá e pronto. Este último permite que você envie para o celular informações como sites, endereços, números de telefone e mapas.

   Como uma imagem (ou vídeo) vale por mil palavras, veja, na prática, como funcionam esses complementos:
Boa diversão.