Pessoal,
Andei meio sumido nos últimos meses. Muito trabalho (graças a D'us) e pouco tempo para coisas pessoais.
Hoje quero comentar sobre um assunto que estava me incomodando há algum tempo.
Apesar de usar MacOS há muitos anos, é inegável que algumas coisas são feitas mais facilmente no Windows ou funcionam melhor no Windows ou, ainda, só existam para Windows. Ponto pacífico.
O meu problema é que não tenho computador físico com Windows instalado. Tenho um Synology, tenho um PC véio que atualmente está com UnRaid (às vezes instalo o TrueNAS, às vezes o Proxmox, mas sempre algo para teste) e tenho dois Macs (um MacMini e um MacBook Pro). Desse modo, a minha versão de Windows é sempre através de VM.
A maioria dos sistemas de VM usam o VNC para apresentar a VM em um browser (em geral usam o noVNC) e isso é ótimo, porque consigo acessar remotamente a VM de qualquer computador em casa ou da rua, se necessário.
Basicamente isso resulta em dois problemas.
O primeiro e o que mais incomoda, ao menos a mim, é a lentidão. A VM fica lenta e, em alguns casos, fica impraticável. E nem estou falando sobre jogos, é para usar para programas mais simples como o de imposto de renda...
O segundo problema é a falta de som. As VMs, mesmo com todos os drivers instalados, não produzem som através do noVNC. Até existe algumas soluções, mas não são nativas do noVNC.
Existem duas soluções para esses problemas.
A primeira, e que eu uso com alguma frequência, é utilizar softwares de acesso remoto como o TeamViewer (acesso alguns computadores assim) ou o RealVNC (acesso meu Raspberry Pi assim). Só que, pensem comigo: estamos usando uma VM através de um hypervisor do tipo 2, consumindo dados da máquina hospedeira; portanto, menos softwares rodando é mais negócio, certo?
A segunda solução é um software de acesso remoto nativo do sistema. No MacOS existe o "Gerenciamento Remoto" e no Windows existe a "Área de Trabalho Remota". Em ambos os casos, autorizamos um acesso externo (dentro da rede local ou externa a ela) para acessar e comandar a nossa máquina (ou acessarmos e controlarmos uma outra máquina). Para Mac, existe o aplicativo "Microsoft Remote Desktop" (ou RDP) disponível na MacApp Store para conectar um Mac a um computador com Windows.
Até agora, nada de novo, certo?
Ambas as opções precisam de conexão de rede para funcionarem (óbvio) mas sempre tive a impressão que o acesso pelo Remote Desktop era mais estável e mais rápido, tanto do TeamViewer / RealVNC quanto (e principalmente) do noVNC.
Aí aparece o meu problema: a conexão ao RDP.
Na hora de instalar o Windows, principalmente o Windows 11, temos uma interação com o "Windows Hello", uma tecnologia lançado no Windows 10 baseada em biometria que permite que os usuários autentiquem um acesso seguro aos equipamentos, aplicativos e serviços online apenas com impressão digital, reconhecimento facial ou um PIN.
O problema é que o RDP necessita de uma senha para funcionar (ou então de nenhuma senha, ou seja, nenhuma segurança).
Assim, a questão passa a ser como instalar o Windows 10 ou 11 e desconsiderar (ou reverter) o Windows Hello?
Simples: no Windows 11 (no 10 deve ser algo semelhante) vá em Configurações -> Sistema -> Área de Trabalho Remota e ative a Área de Trabalho Remota. Caso o seu computador tenha mais de um usuário, vá em Usuários da Área de Trabalho Remota e adicione o usuário desejado. Se tiver apenas um usuário, não precisa adicionar.
A porta padrão dessa comunicação é a 3389. No Windows, é preciso alterar o registro do Windows para mudar esta porta (veja aqui). Como uso o app da Microsoft para acessar o Windows (e esse Windows é uma VM sem acesso a outros dados da minha rede doméstica), mantenho essa porta.
O próximo passo é ir em Configurações -> Contas -> Contas -> Opções de Entrada e desativar o Windows Hello.
Como tenho uma conta da Microsoft e o Windows está logado nessa conta (para usar o OneDrive, por exemplo), automaticamente o modo de entrada passou a ser as credencias dessa conta (email e senha do email).
Vi que essa opção de inativar o Windows Hello pode não estar presente em todos os sistemas e então a opção de senha para acessar o Windows pode não estar disponível.
Se for o seu caso, você precisar ativar o "Verificados de Arquivos do Sistema" (ou SFC) executando o "Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação" (ou DISM).
Para isso, abra o Terminal do Windows (CMD) com < cmd.exe > como administrador.
De os seguintes comandos:
> DISM.exe /Online /Cleanup-image /StartComponentCleanup
> DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth
> SFC /SCANNOW
E reinicie o computador. Depois volte às configurações para desativar o Windows Hello.
Pronto!
É isso que temos pra hoje!
Nenhum comentário:
Postar um comentário