sexta-feira, 29 de março de 2024

Espaço e coisas assim

Pessoal,

Sempre gostei muito de filmes de ficção científica. Sempre foram meus favoritos.

Desde os primeiros da franquia Star Wars (lembro de assistir "Episódio V: O Império Contra-Ataca" no cinema), sempre fiquei fascinado com o espaço e os efeitos especiais, mas principalmente as histórias.

Se antes os recursos de computação gráfica eram impensáveis e eram, realmente, ficção científica, agora com o grande poder de computação das estações de trabalho é possível fazer verdadeiras obras de arte com suporte computacional. Mas a imagem por si só não é suficiente. É também preciso "dar vida", principalmente pela música.

Três dos meus filmes prediletos são "Gravity", "Interstellar" e "First Man". Os dois primeiros são ficção (ficção?), o terceiro é quase um documentário. E as trilhas sonoras de ambas são fantásticas.

Gravity, do Afonso Cuarón, é já antiguinho, de 2013. Eu, como não-cinéfilo que sou, não o conhecia e nunca assisti a nenhum outro filme dele, mas esse é fantástico. A trilha sonora, principalmente nos dois momentos de impactos com debris dos satélites destruídos é ótima e dá muita, muita emoção ao filme. Os efeitos especiais são maravilhosos (até hoje) e ganhou várias indicações e premiações no Oscar de 2014.

As duas cenas de choques com debris estão aqui. Merecem ser imortalizadas pela beleza dos efeitos especiais e pela trilha sonora angustiante.




O filme teve "incoerências científicas"? Teve. Mas não estou nem aí, porque o filme é simplesmente fantástico.

Interstellar, do Christopher Nolan, é simplesmente fantástico, principalmente pela acurácia científica no roteiro. Kip Thorpe, físico teórico da Caltech e Nobel em Física em 2017 pela detecção de ondas gravitacionais, foi a mente que deu detalhes reais ao filme (apesar de algumas licenças poéticas). A trilha sonora não deixa nada, absolutamente nada, a desejar (tanto foi indicado ao Oscar de 2015 para melhor trilha sonora). Muita injustiça que só ganhou Oscar de melhor efeitos especiais, acho que deveria ter ganho de tudo!

A melhor cena na minha opinião é quando eles fazem o docking na estação. Abaixo, a cena:


Já o filme "First Man" conta a história de Niel Armstrong e a sua preparação, junto com a NASA, para ir à Lua.

Três pontos marcantes no filme:
 - a morte da filha Karen com menos de 3 anos;
 - a alunissagem e a trilha sonora do filme todo, mas principalmente nesta parte do filme;
 - a dedicatória final de Niel à filha Karen.

As cenas da alunissagem e da dedicatória de Niel estão abaixo:




As trilhas sonoras são fantásticas. Você consegue ouvir toda a trilha de Interstellar clicando aqui e a trilha de First Man clicando aqui.

Divirtam-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário