sábado, 3 de abril de 2021

Instalando Transmission via Docker no Open Media Vault

Pessoal,

Instalei o OMV5 ontem no server aqui em casa.

De cara percebi que vou ter um problema para instalar os plugins. Todos os sites, videos e guias que consultei antes de instalar o OMV mostram que, após instalar os "Extras", eles apareceriam em Serviços, na coluna à esquerda, como aqui:


Veja ali o Virtual Box, por exemplo.

Pois bem, já no meu caso,  isso não aparece de jeito nenhum. Assim, as várias opções disponíveis nos "Extras" não estão aparecendo para mim.

Dei um procurada e parece ser devido à versão que estou usando, o OMV5, baseado no Debian 10. Até o OMV4 era baseado no Debian 9. Isso parece ter algum problema com visualização.

***Atualização: é isso mesmo, o Debian 10 não dá suporte para o Virtual Box. Assim isso tá fora do OMV5. A sugestão sugerida é o Cockpit (que eu já dei uma olhada e não gostei nem um pouco).

Além disso, coisas simples como PlexServer ficaram bem mais complexas, precisando rodar pelo Docker. Ainda estou apanhando um pouco dele, não estou conseguindo subir os vídeos. Assim que resolver, coloco aqui.

(Vim do futuro para fazer uma atualização e um comentário: para subir vídeos para o Plex, veja aqui com fazer.)

Mas o Transmission já está funcionando. Vamos lá!

A melhor dica que consegui para fazê-lo funcionar, do modo mais fácil, foi através dos Stacks do Portainer.

Antes de tudo, você precisa saber o número UID e o GID do user. Para conseguir esses números, vá no Shell do OMV (aqui uso o Terminal) e digite, em modo SU, "id admin" (para saber essas informações do administrador, é claro; para saber outro, use "id <usuário>").


Anote esses números do seu sistema.

Depois, teremos que ir no OMV, em "Gestão de Direitos de Acessos", "Pastas Compartilhadas" e crie a pasta que você vai utilizar para fazer os downloads do Transmission.

O macete é criar PRIMEIRO as pastas compartilhadas (em Gestão de Direitos de Acessos), depois você vai em Serviços -> SMB/CIFS -> Compartilhamentos e adiciona a pasta que você já criou e compartilhou. Faça isso para todas as pastas que desejar criar (uma para configuração e outra para download). Só depois clique na barra amarela para aplicar as atualizações.

A lógica aqui é: primeiro você cria a pasta e compartilha, depois você "publica" ela na rede via SMB, depois você aplica essas mudanças. Se fizer fora dessa ordem , não vai conseguir.

Aqui eu criei uma chamada "Transmission". Note que você precisará conceder acesso total para todos os usuários ("Apenas convidados", essa é a opção que você tem que marcar), além de saber o "caminho absoluto da pasta" e liberá-la no SMB.


Se esse caminho absoluto não estiver aparecendo, vá em Gestão de Direitos de Acesso-> Pastas Partilhadas   e coloque o cursor em cima do nome de alguma das colunas ("Nome", "Dispositivos", etc). Deve aparecer uma seta para baixo. Clique nela com o botão direito do mouse e aparecerá um menu com opções para ordenar e "Columns". Colocando o mouse em cima de "Columns", abre-se outro menu suspenso com várias opções. Escolha "Caminho Absoluto". Esse é o caminho absoluto para a pasta que você precisa acessar.

Além dessa pasta, você também deverá fazer uma para armazenar as configurações. Aqui, fiz uma com o nome "Config" e lá dentro vou colocando tudo: Config/Transmission, Config/Plex, e por aí vai.


Agora vamos para a parte divertida. Acesse o site "hub.docker.org" e localize o repositório que deseja. Eu escolhi esse aqui, do LinuxServer. Eles dão boas dicas para a instalação. É recomendado a instalação pelo Docker Composer.

Basicamente a gente vai copiar este texto, colar no Stacker, editar alguns parâmetros e pronto. As linhas opcionais (Transmission_Web_Home, USER, PASS, Whitelist, Host_whitelist) eu simplesmente tirei. Se você quiser, pode deixar, por exemplo, o user e pass para colocar o nome do usuário e senha.

Dentro do PUID você vai colocar o número do UID do seu sistema; faça a mesma coisa com o PGID.

Dentro de Volumes você vai substituir "<path to data>" pelo endereço da pasta Config/Transmission e "<path to downloads>" você troca pelo endereço do Transmission.

O meu ficou assim:


Agora vá na parte inferior e clique em "Deploy the Stack". Pronto.

Entre no ip do Stack do Transmission (<ip do seu roteador> : <porta que você liberou> / transmissão / web /) e confira se está tudo ok.

Depois você coloca um link como um aplicativo para iPhone, como eu mostrei aqui!

Por enquanto é isso.

3 comentários:

  1. Olá Jayme, obrigado por compartilhar esse tutorial. Eu segui ele e consegui colocar o transmission, mas estou com o seguinte problema: Não consigo baixar nenhum torrent. Ele abre no transmission, mas não baixa nada. Não conecta a nenhum peer. Usei o recurso de redirecionar porta no roteador, mas mesmo assim não conecta. Alguma sugestão? Já estou há dias procurando uam solução e não encontro. Estou quase voltando para o OMV 4, onde funcionava certinho.

    ResponderExcluir
  2. Olá, desculpe a demora em responder.

    Acredito que o problema seja algum bloqueio para baixar P2P. Sugiro trocar a porta (no exemplo do post está 51413). Teste alguma outra porta aleatória (veja neste post: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_TCP_and_UDP_port_numbers).

    Outra coisa que você pode tentar é instalar o Transmission no computador (ou qualquer outro baixador de Torrent) e ver se tem algum bloqueio. No Transmission, em Preferências -> Rede, você pode colocar a porta desejada e ver se ela está liberada ou se há algum bloqueio. Se tiver bloqueio, aí depende do seu roteador (ou do roteador da operadora, bem mais provável, ou ambos) . Veja se este post (https://jaymebc.blogspot.com/2020/08/abrindo-as-portas-do-roteador.html) ajuda você a resolver isso.

    Basicamente, você deve colocar o roteador da operadora em bridge e deixar o seu roteador administrar a internet.

    Sobre as configurações do conteiner do Transmission, acho que alterar outra coisa não resolveria.

    ResponderExcluir
  3. Olá Jayme, passando para agradecer. Consegui resolver o problema, precisava atualizar a libseccomp2. Parece que havia um bug para sistemas de 32 bit somente. Segue link com a solução do problema: https://docs.linuxserver.io/faq#libseccomp

    ResponderExcluir