sábado, 3 de outubro de 2020

NAS Doméstico - FreeNAS

 Pessoal,

Só para atualizar aqui o NAS.

Backup:

Coloquei o Carbon Copy Cloner para fazer os backups para o NAS. Foi a maneira que encontrei mais fácil de efetuar os backups. Interessante que enquanto usava o WD MyCloud com destino de backup, diversos erros ocorriam. Com o NAS, o processo AGORA está liso!

Disse "AGORA" porque o primeiro backup completo foi dureza. Depois de algum tempo, o sistema ficava offline, o disco do NAS sumia da rede e o backup não era concluído. Gastei uns dois dias para cada backup que fazia. Depois disso, não tive mais erros com o backup.

Mídias:

Instalei o PlexMediaServer como plugin do NAS. É meio chato: criei um usuário "PlexMedia", montado em /mnt/JBCNAS/iocage/jails/PlexMediaServer/root/media/plex. Dentro de Jails, no menu inicial do NAS, direcionei uma subpasta dentro da minha pasta de mídias no pool para uma subpasta do PlexMediaServer:


Depois instalei o aplicativo do Plex no celular, iPad, AppleTV e TV. Pronto: todos eles encontraram o servidor na rede local e começaram a passar as mídias.

Repararam que eu disse "rede local"? Para "streamar" para a internet, o Plex exige que você seja assinante do PlexPass. Se você, assim como eu, tiver uma VPN (veja aqui), basta entrar na VPN e acessar o Plex "localmente)!

Usei principalmente esse vídeo aqui como guia para instalar o PlexMediaServer.

Time Machine:

Estou utilizando o NAS para fazer backup via Time Machine também. Dentro do meu pool, criei um dataset com o nome Time Machine e compartilhei na rede como SMB. Até tentei compartilhar com AFP (Apple File Protocol), mas não conseguia conectar os Macs nele. Com SMB, foi sem problema e vou deixar assim porque está funcionando e está bom (é como diz o velho ditado: "o ótimo é inimigo do bom")!

Próximos passos: instalar o NextCloud no NAS, ver se vou manter o PiVPN no RP ou se ele vai para o NAS e instalar o PiHole no RP. Outra possibilidade é instalar o Ubuntu Server em uma VM no NAS e rodar o PiHole e PiVPN nesta VM, além do aplicativo do NoIP!

Atualização:

Acabei de descobrir que o meu PC véio não tem suporte para criação de VM. Assim, como já tenho o RP rodando o PiVPN e o aplicativo do NoIP (expliquei tudo isso aqui, lá no meio do post; leiam que vale a pena), vou colocar o PiHole no RP também. Explicarei isso no próximo post.

É isso por enquanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário