terça-feira, 7 de julho de 2020

Servidor de impressão Wi-Fi com Raspberry Pi

Pessoal,

Mais uma coisa que descobri para o RP - servidor de impressão wifi.

Minha impressora é wifi - é uma Samsung Xpress M2070 FW. É uma multifuncional da Samsung: impressora laser, scanner e fax (nunca usei o fax dela... alguém aí ainda usa fax??).

O problema é que a conexão vira e mexe dá pau. Pra ligar ela via wifi é um parto. Tem que tirar da tomada ou abrir a porta do toner para ela ligar o Wifi (!!??!!). Via USB é sem problema, mas wifi... Depois que conecta o wifi, aí fica ótimo, imprime legal e o scanner funciona legal também.

Fuçando a internet, achei um tutorial para ligar impressora via wifi utilizando RP. Isso é fantástico para ligar impressora que não tem wifi!

Observação: coisas do Brasil! Um bom RP para usar pra isso é um RP Zero ou RP Zero W (que tem wifi, ao contrário do Zero normal) por serem os mais baratos.

Nos EUA, um Zero custa 5 dólares! CINCO DÓLARES apenas - 25 REAIS!!!! O Zero W custa 10 doletas! Cinquetinha!!!!

Se você comprar os kits (e não apenas o RP), por mais 20 dólares vc recebe cartão, carregador, case, USB OTG (para ligar um USB-A no micro-USB do RP) e um adaptador mini-HDMI. Tudo isso por pouco mais de 100 reais (veja o Zero e o Zero W). O meu é um RP Model 3 B+ (esse aqui).

Fui olhar o preço do Zero W no Brasil: 300 reais! O Zero são 170 reais! Isso só a placa, sem o resto...

Dureza!

Enfim, votando ao post. Quem tem impressora mais antiga, consegue fazer esse upgrade por valores bem razoáveis, além de poder utilizar para criar um TimeCapsule (veja aqui) ou um NAS (veja aqui).

O processo é bem simples e é feito quase todo pelo terminal do RP. Se você estiver acessando via SSH/Putty ou VNC (meu caso), também dá para fazer tranquilamente.

Primeiro, vamos atualizar a lista de software atualizáveis (é sempre bom fazer isso antes de qualquer instalação nova):

    sudo apt update

Agora vamos instalar o CUPS (Common Unix Print System):

    sudo apt install cups

Agora vamos adicionar o usuário padrão "pi" ao grupo de usuários que podem utilizar a impressora: 

    sudo usermod -a -G lpadmin pi

E agora vamos criar um endereço estático para o RP sempre ser localizado na rede. Você pode fazer isso via seu roteador ou via RP. Eu fiz pelos dois! 😬

    sudo nano /etc/dhcpcd.conf

Adicione o IP estático do seu RP (você pode usar ifconfig, ver qual IP o seu RP está utilizado e fixar esse IP para que o RP sempre acesse a rede por ele - mais detalhes sobre isso aqui). Os dados que você vai colocar aqui vão depender da sua rede e não são necessariamente iguais aos meus. Quando acabar, pressione Control+X, depois Y para confirmar, Enter para salva e saia do nano.

    interface wlan0
    static ip_address=192.168.1.27
    static routers=192.168.1.1
    static domain_name_servers=192.168.1.1

Agora você tem que configurar o CUPS para estar acessível em toda a rede:

    sudo cupsctl --remote-any

Estou partindo do princípio que você ja tem o SSH ou VNC ativado e está fazendo isso remotamente. Se sim, pule esta etapa e vá para o navegador em outro computador. Se não, configure o SSH acessando o raspi-config (sudo raspi-config), vá em "Interfacing Options->SSH" e habilite o SSH, saia e reinicie seu RP. Aguarde alguns minutos e acesse o navegador em outro computador na rede.

Em um navegador em outro computador, na mesma rede do RP), digite o IP estático do seu RP seguido de ":631". No meu caso, "192.168.1.27:631". É quase o mesmo endereço para acessar o OMV, ensinado aqui.

Você vai entrar na interface web do CUPS:


Vá em "Administração -> Adicionar Impressora":


Escolha sua impressora (a minha é a marcada) e continue:


Confira se está certo, escolha o nome que vai aparecer na rede, clique em "Compartilhar essa impressora" e continue.


Verifique se a impressora está correta e clique em "Adicionar Impressora":


Na aba "Impressora", selecione a sua impressora:


Em "Manutenção", imprima uma página de teste para ter certeza que está tudo correto:


Agora vamos adicionar a impressora ao sistema. No Mac, vá em "Preferências de Sistema" -> Impressoras e Scanners" e clique no "+" para procurar a impressora:


O sistema irá procurar a impressora no sistema e mostrará uma com o final "@raspberrypi". Clique nela e depois em "Adicionar".


Verifique que sua impressora apareceu!


Pronto. Agora você terá uma impressora remota via wifi!

Só um comentário extra: em português, chamamos o símbolo "@" de arroba. Arroba é uma unidade antiga, ainda utilizada na pecuária, correspondente a 14,7 kg do animal vivo (um boi de 450kg tem 30@ = 450/˜15). Atualmente consideramos 1@ = 15kg.

Já na "informática", o símbolo "@" significa "at" (em inglês) ou "em" (em português).

No caso da nossa impressora, lemos assim: Samsung M2070 Series "at" ou "em" raspberrypi. Sabemos, então,  que a impressora está fisicamente conectada ao RP mas estamos vendo-a virtualmente na rede.\

Obrigado, de nada! 😎

Até a próxima.

2 comentários:

  1. Rosemary, não trabalho com isso. Mas posso tentar ajudar você a fazer essa instalação, caso tenha ficado alguma dúvida.

    ResponderExcluir