terça-feira, 18 de abril de 2023

Nostalgia - Instalando MS-DOS 6.22 em 2023!

Pessoal,


Como eu disse anteriormente, resolvi reinstalar as VM das versões do MS-DOS 6.22 e do Windows antigos.

Eu já tinha feito isso antes (veja a série Nostalgia que começou aqui). De lá pra cá, algumas considerações justificam essa reinstalação toda (e do modo que eu fiz):

1 - Da primeira vez, eu instalei tudo no VMWare que roda no MacMini. Na época, era o único computador que eu tinha (foi antes do PC véio do Proxmox chegar);

2 - Apesar do VMWare ser ótimo, tenho usado muito o VirtualBox (gratuito, leve, fácil);

3 - O Proxmox era o objetivo final (instalar tudo nele), mas a palhaçada de não aceitar imagem de disquetes e a dificuldade absurda de obter áudio geraram algum ranço com o sistema. Na verdade não com o sistema em si, mas com o time de programadores;

4 - Tentei instalar o Windows Server (exige duas placas de rede) e o VMware ESXi (incompatível com meu hardware). Assim, apelei: peguei o note véio da patroa (uma super máquina com um Core i5 2430M de segunda geração, 16GB de RAM e HD 500GB 😂😂 ), instalei o Ubuntu Desktop nele e o Virtual Box e acesso tudo pelo MS Remote Desktop; 

5 - Para acessar cada VM no VirtualBox (uma vez que todas rodam no IP do note véio), para cada uma delas troquei a porta do Servidor do Desktop Remoto (para o DOS coloquei 5001, para o Windows 1.x coloquei a porta 5002 e por aí vai).

Bom, dito isso, vamos relembrar alguns fatos interessantes sobre o MS-DOS e, depois, à instalação do MS-DOS propriamente dito. A instalação do MS-DOS é bem fácil.

O site WinWorld contém várias opções de vários sistemas operacionais. Especificamente para o MS-DOS, estão presentes todas as versões, desde o MS-DOS 1.0 até a última disponível, a 6.22 (última disponível como stand alone, com venda ao consumidor; o MS-DOS foi até a versão 8.0 dentro do Windows ME).

O MS-DOS é originado do 86-DOS, um clone do CP/M 86, que foi comprado pela Microsoft e usado como base para os computadores da IBM.

A primeira versão do MS-DOS, lançado em 1981, era muito simples (não permitia diretórios e subdiretórios), tinha poucos comandos, não permitia a instalação em HDD e suportava apenas discos de 8 polegadas single-sized com 8 setores e 160KB! Posteriormente surgiram os disquetes de 5 1/4" e 3 1/2" com maiores capacidades (esses discos de 8" chegaram até a espantosos 1,2MB).

(Disquetes de 8", 5 14"e 3 1/2". Fonte: Wikipedia)

A título de curiosidade, vejam a comparação dos tamanhos dos drivers desses disquetes:

(Esse driver do 8" deve ser do tamanho do meu MacMini! Fonte: Wikipedia)

Abaixo está um disco de 1981, com o MS-DOS 1.00, que era usado nos computadores IBM (IBM PC-DOS):


Bom, a linha de evolução desses sistemas foi assim, então:

CP/M 80 -> CP/M 86 -> 86-DOS -> IBM PC-DOS -> MS-DOS

A versão MS-DOS 2.0, de 1983, já suportava subdiretórios e discos de até 10 MB! A versão 3.0 (1984) suportava partições FAT16 de até 32MB e disquetes de 1.2MB, suportava redes (3.10), discos 3 1/2" de 720k (3.20 de 1986)), discos de 1.44MB (3.30 de 1988), HDD de até 2GB (4.0 de 1988), QBASIC e acesso a memória alta - HIMEM (5.0 de 1991) e desfragmentador de disco, antivirus e outras ferramentas a partir da 6.0 de 1993. A última versão, de 1994, foi a 6.22 (o Windows 95 continha uma versão de DOS chamado de "DOS 7", mas não era, tecnicamente, um sistema independente).

Bom, para a instação aqui da VM vamos usar o MS-DOS 6.22 com suporte a Português brasileiro.

 
(Escolha sua opção: Disco 5 1/4" ou 3 1/2"?)


Assim, ao abrir o VirtualBox, crie uma máquina nova escolhendo Tipo "Outro" e Versão "DOS", Além disso, não coloquei nada em Imagem ISO (vamos colocar os disquetes depois).


Deixei 32MB de RAM, apenas 1 núcleo e um HDD de 80MB! Criada a VM, clique em "Armazenamento" e abrirá a imagem abaixo. Aqui eu coloquei o caminho do primeiro disquete da instalação (e a medida que foi sendo solicitado, coloquei os discos 2 e 3).


Por último, após dar ok na tela acima, clique em "Tela" e, na tela que se abrirá, vá em Tela Remota, marque Habilitar Servidor e mude a porta de 3389 (padrão do MS-RDP) para outro número livre (como disse acima, eu coloquei 5001).


Pronto, agora é só seguir as ordens. Enter para confirmar que quer instalar o DOS, Enter de novo para configurar o disco (HDD), troque os discos e confirme com Enter, tire os discos ao final e pronto, MS-DOS 6.22 instalado!


Para acessar pelo Microsoft Remote Desktop, clique no "+" e escolhar "Add PC". No nome, coloque o IP com a porta, escolha o usuário da conta do Ubuntu, dê um nome amigável (caso queira) e escolha o grupo de acesso (caso queira). As opções "General", "Display" e "Devices & Audio", deixei tudo padrão. Em "Folders", escolhi a pasta "Downloads" do Mac para compartilhar como o DOS (para passar jogos, etc).

Pronto, MS-DOS rodando no MS-RDP no Mac! Fácil!


 Esse é o post de hoje. Nos próximos posts iremos instalar as versões do Windows e outros SOs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário