sábado, 21 de julho de 2012

Atualizando para Jelly Bean


Rá!

O Google liberou o Jelly Bean esses dias pra trás e eu já consegui instalá-lo no meu GX!

Gostei bastante. Ficou mais rápido e mais smooth, como dizem!

Uma das novidades, o Google Now, é bastante interessante! Ele mostra uns cartões (cards) configurados de acordo com seu uso. Por exemplo, após você determinar onde é sua casa, ele mostrará um card com um mapa de onde você está e qual a distância e tempo para voltar pra casa. Mostra previsão do tempo, etc. Bacana!

Tem umas perfurmarias, como a mudança do layout da barra de notificações. Ficou mais bonita e moderna.

Só fiquei triste de perder o root, pois assim programas como o Titanium Backup :( . Ok, não se pode ter tudo, certo?

Enfim, voltemos ao assunto do post, instalação do Jelly Bean.

Já tinha comentado anteriormente aqui no blog sobre como mudei minha ROM de GX para GN (yakjuws para yakju). Descobri, depois, que só isto não é suficiente para garantir que você receberá atualização diretamente pelo Google... É necessário que o Baseband seja i9250XXLA2 para que o o IClS 4.0.4 receba atualização OTA pelo Google. O meu era, mas foi acidentalmente, ou melhor, não intencionamente. Um amigo que comprou um GN pelo Amazon nos EUA descobriu que o seu GN era yakju- qualquer coisa e que não teria atualização OTA do Google. Trocou para yakju, mas não se atentou para o Baseband e instalou outro. Só depois que eu recebi e mandei um screenshot para ele, é que nos atentamos para este fato! Ele até me falou como mudou o baseband. Parece que foi bem fácil, mas como não precisei fazer isso, não guardei detalhes.

Pois bem, eu já estava ficando chateado por não ter recebido a notificação de atualização do Android do ICS para JB. Nerd é assim, fica sabendo que tem atualização, fica louco! Dei uma "googleada" para aprender como "forçar" atualizações e encontrei duas dicas: a primeira é digitar o código *#*#2432546#*#* e, ao digirar o último asterisco, o telefone dára uma pausa e surgirá o aviso "checkin succeeded". É, basicamente, um atalho para "Settings --> About phone --> System updates --> Check now". Entretanto, não consegui a atualização com ele.

A segunda dica foi salvadora! Vá em "Settings --> Apps --> All --> Google Services Framework --> Force stop e depois Clear data". Depois volte em "Settings --> About Phone --> System updates". A data da última verificação será "31/12/1969"!!! Clique em check now e aguarde. Às vezes, é necessário repetir esses passos algumas vezes, mas enfim recebi a notificação do Google!


Depois de fazer todo o download e instalar, meu telefone virou isto:



Deu certo, telefone atualizado!

Bora caçar alguma coisa pra ocupar a cabeça, entenda-se: como fazer Root no GN com JB :)

AirDroid

Taí um aplicativo MUITO útil!

O AirDroid permite que você possa acessar seu Android diretamente a partir do navegador do computador.  Funciona assim: você ativa o programa no telefone e, se estiver numa mesma rede Wifi, ele será acessado pela janela do seu navegador. Você poderá, então, acessar sua agenda telefônica, mandar e ler mensagens SMS, acessar suas músicas, fotos, arquivos e tudo mais diretamente do computador, sem necessidade de utilizar o tecladinho pequeno na tela do computador! É possível escutar e acrescentar ringtones, tirar screenshots, ouvir / acrescentar / apagar músicas que estão no telefone!





Simplesmente excelente! E é "digrátis"! Disponível no Google Play.
Meu primeiro Smartphone foi um HTC TyTN II (aka HTC Kaiser), excelente aparelho (para a época), mas que tinha tudo que um SP tem hoje.


 Era "movido" pelo finado Windows Mobile 6.1, SO estável, confiável, robusto e lotado de aplicativos. Um dos mais úteis para mim era o "My Mobiler" (http://mymobiler.com/). Basicamente, permitia que se acessasse o SP na tela do computador, como um programa. Quando troquei o Kaiser pelo Nexus One, senti muita falta de um aplicativo que fizesse esta função. Para minha surpresa, ao escrever este post, resolvi procurar este programa e encontrei uma versão para Android :)

O problema? Precisa de root (http://en.wikipedia.org/wiki/Rooting_(Android_OS))! O AirDroid até que precisa para algumas funções, como captar screenshots, mas o My Mobiler precisa para ser instalado. Frustrei!

Enfim, fica a dica :)