Pessoal,
Aqui vai como fiz para subir o Plex no OMV5.
Procurei vários tutoriais e achei um bom vídeo no Youtube, Canal DB Tech.
A primeira coisa é determinar qual a divisão das suas mídias. Aqui eu fiz pastas para Clipes, Desenhos, Documentários, Filmes, Séries e Shows.
Além dessas, precisa de uma pasta para configurações. Para essa pasta, eu utilizei a mesma que já tinha feito para o Transmission (veja aqui). Na pasta Config, quando montei no tutorial para subir o Transmission, determinei que a pasta Config do Transmission ficaria em Config/Transmission. Assim, para cada Docker que precisar de uma pasta Config, é só colocar o "/novo Docker", ou seja, Config/Transmission para o Transmission, Config/Plex para o Plex, por aí vai. Fica mais organizado.
Agora, como fizemos com Transmission, você vai precisar saber o número UID do admin e o GID do user. Para conseguir esses números, vá no Shell do OMV (aqui uso o Terminal, via SSH) e digite, em modo SU, "id admin". Esse número é único para cada sistema. Anote o seu porque você vai precisar para muitos Dockers.
Para criar as pastas, vá em "Gestão de Direitos de Acessos", "Pastas Compartilhadas" e crie a pasta que você vai utilizar para armazenar os dados do Plex (Config, se ainda não tiver feito) e os arquivos de Midia.
O macete é criar PRIMEIRO as pastas compartilhadas (em Gestão de Direitos de Acessos). DEPOIS você vai em Serviços -> SMB/CIFS -> Compartilhamentos e adiciona a pasta que você já criou e compartilhou. Faça isso para todas as pastas que desejar criar (uma para configuração e outra para download). Só depois clique na barra amarela para aplicar as atualizações. As autorizações devem "Todos leem e escrevem" nas pastas compatilhadas e "Apenas Convidados" no compartilhamento de SMB.
A lógica aqui é: primeiro você cria a pasta e compartilha, depois você "publica" ela na rede via SMB, depois você aplica essas mudanças. Se fizer fora dessa ordem , não vai conseguir.
Agora você vai ter que conseguir o caminho absoluto de cada uma das pastas que criou. Para isso, dentro de Gestão de Direitos de Acessos -> Pastas Compartilhadas, clique em "Caminho relativo", colunas e selecione "Caminho absoluto".
O caminho absoluto é esse endereço grandão aí, "/srv/dev-disk-by-uuid(...)". O chato é que não tem como copiar esse endereço na página do OMV. Eu fiz o seguinte. Entrei no Firefox (eu normalmente uso o Safari), fui nesse lugar e salvei a página como TXT. Abri o arquivo TXT e copiei de lá o endereço. Lembre-se que ele começa no símbolo "/" e, no caso da pasta Config, termina no "Config/Plex" (para os outros não precisa colocar "/Plex" no final.
Copie tudo isso para um arquivo de texto para ajudar na hora de montar as informações do PlexServer.
Agora você precisará de uma imagem do Plex para o Docker. Eu estou achando as do LinuxServer muito boas. Usei esse aqui: https://hub.docker.com/r/linuxserver/plex/.
Aqui você tem duas opções. Ou fazer como no Transmission (cole o texto no Stacks e editar os campos que nós anotamos) ou fazer no braço.
Se fizer no Stacks, coloque o número do seu UID e GID em PUID e PGID, apague a linha da opção PLEX-CLAIM e coloque o endereço absoluto em cada linha de "Volumes", mais ou menos assim:
- /srv/dev-disk-by-uuid-653f3a41-960c-42e7-9d04-c57244dd1800/Config/Plex:/Config
- /srv/dev-disk-by-uuid-bbab3456-cd03-474e-b55f-ba51e8105adb/Clipes:/Clipes
Faça isso para todas as pastas de mídia que você criou.
Pronto. Clique em "Deploy the Stack" e pule para a parte de configuração do Plex, mais abaixo.
A outra opção você terá que preencher esses campos aí de cima em um Docker novo. A grosso modo é a mesma coisa.
A segunda parte é configurar o Plex Server. Para isso, entre na página do Plex Server: <ip do OMV> : <porta do Plex> /web / index.html (essa porta é 32400 se você não tiver feito nada de errado).
DICA: Não esqueça o "/web/index.html". Eu fiquei meia hora escovando bit aqui tentando entender o que tinha feito de errado até atinar para isso!
Siga as orientações na tela, clique aqui, dispense pagar o Plex Pass, clique ali e vamos embora.
(Clique em "Adicionar Biblioteca")
(Clique em "Filmes" para adicionar Filmes e depois em "Adicionar pastas" para colocar a pasta Filmes que você criou lá atrás)
(Clique na pasta "Filmes" -> Adicionar e finalize com "Adicionar Biblioteca")
Faça isso para cada tipo de mídia (e cada pasta) que você criou.
Depois de tudo feito, clique nos três pontos que aparecem na frente de cada tipo de mídia e escolha "Examinar arquivos da biblioteca" para o Plex vasculhar as pastas e encontrar as mídias.
Pronto! Terminou.
Agora vá ao seu cliente para acessar o Plex e pode assistir.
Lembre-se, esse é o servidor do Plex. Para assistir os vídeos, você precisa de um aplicativo Cliente. Qualquer dúvida, confira a página do Plex.
Só para fazer justiça, aqui está o vídeo de onde tirei algumas informações
É isso!
[Atualização 01]
Mentira, é isso não! Percebi que alguns (vários) vídeos não apareciam no Plex, além de várias e várias pastas vazias. Estou tentando descobrir o que deu errado, mas uma coisa eu imagino: privilégios! Reparem que eu pesquisei lá no "id admin" o usuário "admin", ou seja, o root. Acho que os vídeos estão como usuário o "jaymebc", assim, o correto seria "id jaymebc", que gera o número do usuário jaymebc e não do root. Estou fazendo alguns testes e aviso aqui embaixo se deu certo!
Por enquanto fica assim.
[Atualização 02]
Deu certo mais ou menos. Mas descobri o que estava errado.
Em Gestão de Serviços de Acessos -> Pastas Partilhadas -> ACL (após marcar a pasta partilhada que você quer examinar), estava como proprietário "root". Mudei para admin, apliquei e pronto. Tudo se resolveu.
Como imaginei no começo, tudo é uma questão de obter privilégio do usuário, da pasta e do aplicativo.
Pronto, agora sim: É isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário