Pessoal,
Quando eu tinha Android, uma das coisas legais era a existência de aplicativos com muita liberdade, muito mais liberdade do que a Apple concede na AppStore.
Bom, tanta liberdade tem um preço, às vezes alto. A PlayStore, com frequência, é acusada de hospedar aplicativos maliciosos que roubam informações dos usuários (aqui, aqui, e aqui, para citar apenas alguns exemplos). Quando há denúncias, eles prontamente removem os aplicativos, mas o estrago já foi feito. Isso ocorre também na AppStore da Apple? Sim, é obvio, mas com uma frequência absurdamente reduzida.
A primeira opção para invasão e roubo de dados em qualquer sistema é sempre pelo que tem mais usuários. Assim, isso ocorre mais com Windows e Android, que detêm maior market share em suas áreas. Obviamente os outros sistemas não estão seguros automaticamente, mas a tendência é que sejam alvos numa proporção muito menor do que a de seu market share. Claro que existem camadas de segurança em diversos níveis, mas MacOS, iOS e Linux são, reconhecidamente, mais difíceis de invasão.
Ou seja, qualquer pessoa que queira roubar dados e tiver pelo menos dois neurônios vai concentrar suas forças em Windows e Android.
E onde entra o controle do Transmission pelo iPhone nisso?
No Android existia uma versão mobile do uTorrent (que eu usava no Mac). Era muito prático: no celular, eu entrava em um site para olhar algum .torrent e fazia o download, remotamente, pelo aplicativo (baixava direto no meu computador). Muito prático.
No iOS, ÓBVIO, não existe isso. Nem em sonho. Mas não quer dizer que não dê para fazer.
A primeira coisa é ter o Transmission instalado no Mac. Feito isso, vá em Preferências do Transmission e habilite o "Ativar acesso remoto". Guarde a porta de escuta. Você pode escolher uma porta não utilizada aqui, se não quiser utilizar a porta padrão (não utilize alguma porta ocupada pois pode haver interferências no funcionamento de outros programas).
Bom, tudo na vida tem limite. No iOS, mais um pouco ainda de limite.
O Safari no iOS não permite copiar alguns links de páginas (pelo menos eu não consegui), mas o Firefox no iOS não teve problemas. Assim, entre em algum site de Torrent, escolha o que deseja baixar, copie o link (as imagens abaixo são apenas para demonstração e o arquivo NÃO será baixado no meu computador, ok?)
No Safari acontece isso:
Ou o Safari seleciona o texto mas não dá opção para copiar o link ou, se você clicar no link, ele dá a mensagem de erro que o endereço é invalido.
Esse endereço é o magnet torrent. No Firefox, quando você pressiona no link, aparece uma lista de opções, inclusive copiar o link. Aí copia o link e coloca no Transmission do celular:
Repare que começou a fazer o download no celular e no computador. Na verdade, começou no computador e a imagem do celular é o espelho do que o Transmission mostra no computador.
Ponto importante: como vocês devem ter reparado, utilizamos o IP da nossa rede local para acessar o Transmission.
Dito isso, se você estiver de fora da sua rede local, precisará acessar a rede local utilizando um IP válido. Falei disso aqui. Minha sugestão é que instalem um VPN (recomendo o PiVIPN, gratuito, que roda perfeitamente em um servidor Linux como Ubuntu Server em uma VM ou em um Raspberry Pi) em seus celulares para acessarem a rede local. Neste link, explico tudo passo a passo como fazer isso.
Bom pessoa, por hoje é só!
Nenhum comentário:
Postar um comentário