domingo, 17 de novembro de 2024

Dica: como recriar o Menu Iniciar clássico no Windows 11

Pessoal,


Sou usuário de Mac há muitos anos. Só que algumas coisas funcionam melhor (ou tem menos fricção) no Windows.

Retrogames (palavra nova para "jogos antigos") é um exemplo de coisa que funcionam melhor no Windows. Ou eu prefiro instalar numa VM para não ficar poluindo meu Mac com jogos, sei lá...

Enfim, tenho uma VM com os programas do IR instalados. Essa VM serve só para isso. Só que uso o OneDrive para passar coisas de uma VM para outra quando preciso. Só que descobri agora que o OneDrive sincroniza os atalhos da Área de Trabalho do Windows e essa é uma opção que não tem como desmarcar (até tem, mas é bem escondida).

Para acessar isso, vá no OneDrive no Windows -> Configurações -> Sincronizar e fazer backup -> Gerenciar backup e desmarque a opção "Área de Trabalho". É fácil mas não é óbvio.

Se não fizer isso, vou levar os atalhos de uma máquina para outra em todos as máquinas onde sincronizo a minha conta do OneDrive. E ficaria uma zona uma vez que tenho uma VM para jogos antigos.

Bom, para tentar resolver isso, lembrei de uma coisa que eu fazia nas versões antigas do Windows (7 e anteriores): criar uma pasta no Menu Iniciar e colocar os atalhos desejados lá.

Basicamente eu clicava no Menu Iniciar com o botão direito e abria o atalho para a pasta. Só que isso não funciona mais no Windows 11!

Por exemplo, indo para a pasta do Menu Iniciar (que agora fica oculta):

C:\Users\jayme\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Imposto de Renda
até consigo criar a pasta e colocar os atalhos, mas não aparece no Menu Iniciar.

Então, resolvi ver como recriar o Menu Iniciar de versões antigas, assim como o pessoal fez quando a Microsoft tirou o Menu Iniciar do Windows 8 e a turma queria matar a Microsoft...

A primeira coisa (que nem me incomodava tanto) bem óbvia é que o Menu Iniciar agora fica no meio e não mais no canto esquerdo. Pra resolver isso, é fácil. Vá em Configurações -> Personalização -> Barra de Tarefas -> Comportamento da Barra de Tarefas -> Alinhamento da Barra de Tarefas e mude de "Centro" para "Esquerda" (nunca imaginei que mudaria para a esquerda ou recomendaria alguém a fazer isso; mude só no Windows ok?  😉).

Para recriar o Windows, é possível utilizar programas que fazem isso, desde pagos até gratuitos, ou editar um registro no Windows. Preferi fazer o segundo inicialmente para testar para vocês. Para isso, abra o editor de registros do Windows (regedit) e vá até esse caminho aqui:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced

Clique com o botão direito em "Advanced", escolha Novo -> DWORD (32-bit). Para esse novo registro, dê o nome "Start_ShowClassicMode". Após fazer isso, clique duas vezes nele e mude o valor de zero para um e reinicie o computador. Deve ficar assim:



Teoricamente é isso. Na prática não mudou nada no meu :(. Depois de fazer isso, descobri que as atualizações do Windows bloquearam esta função.

Cara, isso me deixa puto. É a Microsoft dizendo: "deixa que eu sei o que é melhor pra você"...

Só restam programas de terceiros para fazer isso.

O primeiro que eu vi é o Start11. É exatamente o que eu quero:


Só que custa R$60 para isso. Não, obrigado.

O segundo que vi é o StarAllBack e custa US$ 5. É muito bom, permite usar o Menu Iniciar do Windows 11 como se fosse o do 10 ou do 7. Ou como se fosse do modo como o 11 deveria ser!


Também não estou disposto a pagar por isso mas o trial funciona por 100 dias.

Uma terceira opção, esta gratuita, é o OpenShell, velho conhecido por ser um dos primeiros a recriar o Menu Iniciar no Windows 8.

Achei muito bom!


Fica muito bom e é gratuito (vale reforçar isso!).

E tem uma quarta opção, o Windhawk.

Também gratuito, permite customizar não apenas o Menu Iniciar, mas dezenas de outras aparências do Windows 11 (Dark Mode, Barra de Tarefas, Explorer, etc). Ele parece como uma loja para baixar modificações diversas.

(Bem no estilo Windows 11)

(E esse é no estilo Windows 10)

Os mods do Windhawk são programas em C e C++. Então é necessário alguma coragem porque pode ter um código malicioso de quem fez o mod.

Gostei muito do Start11 e do StartAllBack. O problema é o custo pra uma coisa tão, tão superficial.

Aí descobri uma dica no Reddit: um serviço chamado 10minutemail.com. Esse serviço cria um email temporário que dura apenas 10 minutos. Não tem senha nem nada. Você consegue acessar a caixa postal pra responder ou obter o código de qualquer coisa que venha por email e que você não quer dar seu email porque sabe que vai virar spam. Assim, após 30 dias, apague o Start11 sem apagar as configurações, reinstale novamente o programa e quando pedirem um email, coloque um do 10minutemail.com. Pronto, mais 30 dias!

Bom, pessoal. É isso por enquanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário