terça-feira, 14 de novembro de 2023

Atualizações sobre as minhas corridas, treinos e minha vida!

Pessoal,


Já faz um tempo que eu estava querendo comentar sobre algumas novidades aqui no blog.

Tem um filósofo de boteco que já dizia que já dizia que "o mundo não gira, ele capota"! É assim mesmo que aconteceu comigo. De novo (veja aqui se quiser entender)!

Pois bem. Como já comentei várias vezes, o hospital em que trabalhei durante 17 anos foi vendido para uma operadora de planos de saúde de São Paulo (operadora bosta, diga-se de passagem) e que foi comprada por uma operador de saúde do Nordeste (operadora merda master, diga-se de passagem). Por questões legais, orientado pelo jurídico aqui de casa, não posso comentar as atrocidades coisas que essa segunda operadora faz contra com seu clientes. Só que eu não queria ser conivente com essas atrocidades coisas, seja por princípios, ética ou qualquer outro adjetivo que caiba aqui.

Assim, quando saí do hospital em 2022 procurando algum lugar que prezasse por segurança do paciente e qualidade assistencial (e encontrei, diga-se de passagem), acabei encontrando um local muito bom nisso mas com uma organização de trabalho muito estranha aos meus olhos (digo "aos meus olhos" porque mais de setenta anestesistas trabalham lá há vários anos e estão muito bem habituados, obviamente o problema era comigo e não com eles ou com a organização deles...). Como não me adaptei, agradeci a oportunidade e voltei para o hospital antigo até aparecer uma nova oportunidade.

E essa oportunidade apareceu em abril de 2023. Local bom, boa remuneração, excelentes condições de trabalho, pacientes complexos... Fui convidado para fazer substituição na equipe a partir de maio e, em julho, fui convidado a ingressar na equipe efetivamente.

Adaptação, adaptação, adaptação. Pessoas novas, ritmos diferentes, regras estranhas. Mas tudo isso faz parte do jogo e eu sabia que teria algum problema em algum momento. Afinal, mais que ninguém, eu me conheço e sei das minhas dificuldades e limitações. Isso já estava na conta.

Depois de trocentos anos, voltei a fazer plantão de fim de semana (que eu detesto) e plantão noturno (que eu detesto mais ainda). Sei que fico mal humorado de noite, sei que fico mal humorado quando não corro no fim de semana ou perco meus treinos, sei que fico mal humorado quando pessoas mal humoradas me tratam de forma ríspida e grosseira, assim com eu fico me martirizando quando eu trato as pessoas assim (e fico remoendo e remoendo isso). Isso também já está na conta.

Enfim, novos locais, novos desafios, novas conexões. E como o mundo não gira, ele capota, a gente tem que se adaptar e se enquadrar nos novos paradigmas e nas novas regras. E isso também já tá na conta.

E optei por entrar de cabeça, "cair pra dentro". Troquei muita da minha liberdade de calendário e flexibilidade de horários para ficar um pouco engessado, mas com "garantia" de trabalhar num local bom, seguro, que se preocupe com paciente e que me garanta uma remuneração justa pelo meu trabalho. Assim, larguei de vez o hospital em que trabalhei por 17 anos e uma clínica de cirurgia plástica que trabalhei por 7 anos para "arriscar" (arriscar com muitas, muitas aspas, ok?) nesse novo local. E já adianto que, apesar de tudo, não me arrependo.

Pouco antes desse novo desafio, havia realizado a maratona de Porto Alegre (comentei aqui). Essa mudança do trabalho vai gerar novas dificuldades para fazer os treinos e para participar das provas. Mas, novamente, tudo isso já estava na conta.

O que não estava na conta era que, depois de fazer um treino super pesado para maratona, todo o período de preparação, enfim, tudo, eu fosse me machucar correndo um treino bobo na rua.

Que conhece BH sabe a cidade tem uma ótima topografia para corredores, #SQN. Assim, saí num domingo de manhã da minha casa no bairro de Lourdes, subi pela Av. Raja Gabaglia até o BH Shopping (mais ou menos 6km de subida), subi a BR em direção aos "motéis" por mais alguns quilómetros e desci a BR e a Av. Nossa Senhora do Carmo linda e loucamente como se não houvesse amanhã. Temperatura boa, dia bonito, domingo de manhã, preparo físico ótimo, música boa e no talo! O que poderia dar de errado, não é mesmo?

Pois é, cheguei em casa, tomei banho, almocei e... o joelho direito inchou. E doeu... Uma semana de molho, e nada de melhorar. Mais uma semana e fiz a RM: lesão parcial no corno posterior do menisco medial do joelho direito. Tratamento proposto: ou fisioterapia e mudar de atividade física ou cirurgia. Optei pela faca. Tenho 48 anos, saudável, gosto de correr e não posso me dar ao luxo de ficar restrito fisicamente para evitar cirurgia.

Cirurgia de 15 minutos sob anestesia local com sedação. Recuperação ótima, pouca dor (sério, gastei apenas dipirona e paracetamol, nada mais) e musculação após 6 semanas. Depois mais 6 semanas de musculação e fui liberado para começar uns pequenos trotes. No último domingo, dia 12/11/2023, fiz 9km sem nenhuma dor!!! O ortopedista liberou pra correr e vou começar a fazer treinos menores e progressivamente aumentar o volume!

Estou muito feliz. Parece que as coisas estão começando a se organizarem após o furação que foi a pandemia do COVID-19.

Para terminar o post, tinha até pensado em colocar aquela música do Mc Ray-Ban (detesto funk, mas tenho que confessar que a letra é hilária!). Bom, a música está aqui embaixo:

Mas acho que a melhor opção, na verdade, é essa aqui!



                                    כָּל עוֹד בַּלֵּבָב פְּנִימ                                                                                     
                                      נֶפֶשׁ יְהוּדִי הוֹמִיָּה                                                                                        
                               וּלְפַאֲתֵי מִזְרָח, קָדִימָה                                                                                        
                                         עַיִן לְצִיּוֹן צוֹפִיָּה                                                                                        

                               עוֹד לֹא אָבְדָה תִּקְוָתֵנוּ                                                                                        
                          הַתִּקְוָה בַּת שְׁנוֹת אַלְפַּיִם                                                                                        
                          לִהְיוֹת עַם חָפְשִׁי בְּאַרְצֵנוּ                                                                                        
                                    אֶרֶץ צִיּוֹן וִירוּשָׁלַיִם                                                                                        



Curtam!

Até próximo post, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário