sábado, 6 de agosto de 2022

Dica: Debloating o Windows 11 - Removendo os "lixos" instalados no Windows 11

Pessoal,


Estou fazendo umas mudanças no setup dos servidores aqui de casa e estou revendo algumas VMs. Assim, estou criando uma VM com Windows 11 e vou desabafar sobre um problema com esse Windows: os bloatwares!

O Windows 11 está lotado de bloatwares, programas que "vem de fábrica", ou seja, são instalados na hora em que se instala o Windows e, muitas vezes, são carregados automaticamente na inicialização do Windows.

Além de ocupar espaço no HD (e essa é uma preocupação quando usamos várias VMs), esses programas "indesejados" consomem recuros de RAM e processamento, também preocupantes quando utilizamos VMs.

Alguns softwares pré-instalados são úteis, como Calendário, Paint, Calculadora. Outros, como Email, Dicas, Filmes e TV, Groove Música, Tik Tok, Facebook... tenha dó! Ocupam espaço e nem sempre podem ser apagados.

Assim, vou comentar sobre algumas ferramentas para remover os programas indesejados liberando recursos preciosos para serem utilizado adequadamente.

Para esta VM, aloquei 2 núcleos e 2 threads do processador, 8GB de RAM e 80GB de HD. Parado, sem fazer nada, o processador já esta variando de 4 a 6% de uso


A memória já tem 21% ocupada.


Vamos ver se melhora com a remoção desses bloatwares.

Podemos remover de modos diferentes de forma bem simples: Pelo Painel de Controle e pelo Menu Iniciar:

Remover pelo Painel de Controle

Remover pelo Menu Iniciar


Outros modos exigem mais trabalho, mas são mais "potentes". Nos dois modos anteriores, nem todos os programas estão disponíveis para remoção e é necessário remover um a um.

A remoção pelo PowerShell é considerada mais avançada, deve ser feita utilizando o modo Administrador e utilizando linhas de comando mais complexas. Não é meu interesse aprender isso (não por agora) e então não vou entrar em detalhes.

A outra opção, mais interessante, é utilizando programas para remoção desses programas.

Para tanto, vou usar o ThisIsWin11, disponível no GitHub (aqui). Apenas clique em "Latest" na aba "Releases" e depois clique em "TIW11.zip". Extraia e execute como Administrador.




Uma boa revisão deste software está aqui.

Após extrair e abrir em modo administrador, é só remover a tranqueira instalada.

Um outro software também que faz isso é o O&O AppBuster. Basicamente faz a mesma coisa, mas enquanto este é mais focado em remover os programas apenas, o TIW11 é mais completo e tem scripts para otimizar algumas coisas.

Outra coisa interessante é, após remover a tralha, retirar a tralha também do ISO de instalação. Assim, todas as instalações futuras serão "limpas". Pra isso, o software indicado é o MSMG Toolkit. Esse é um pouco mais complexo, então vou deixar um vídeo para explicar como funciona. O vídeo esta em pakistanenglish, bem com aquele sotaque paquistanês / indiano... Mas é bem compreensível. O link para a fonte do vídeo está aqui.



Bom, após remover tudo que eu queria, ficou assim: a CPU está consumindo quase a mesma coisa, um pouco menos apenas. Está rodando entre 3-5% sem fazer nada, só que agora em full-HD e com com o OneDrive funcionando. Às vezes cai até para 2%! Além disso, está bem mais reponsivo que antes.



A memória também teve um pequeno ganho, caiu de 21% para 20%, um ganho de quase 5% de economia. Mais uma vez, economia de hardware é fundamental para máquinas virtuais!


Pessoal, este post é  isso!

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Review: Conversor RCA para HDMI - para ligar o MSX

Pessoal,


Como já contei aqui, aqui e aqui, comprei um monitor novo (LG UltraWide 29WK600) e precisei rearranjar os cabos para poder ligar o MacMini, o PS4 e 2 MSXs no monitor.

Agora vou falar sobre esse Conversor RCA para HDMI. Ele converte a imagem e som do padrão RCA para HDMI.

O padrão RCA mais comum usa um cabo amarelo para video composto analógico, um branco para som da esquerda (ou mono) e um vermelho para som da direita.

(Fonte: Wikipedia)

O MSX Expert DDPlus tinha uma saída de áudio (mono, cabo branco) e vídeo composto analógico (cabo amarelo).

                              
(Painel traseiro com o cabo vermelho na saída branca de
áudio e com o cabo amarelo na saída amarela de vídeo)

Assim, a conexão como o novo monitor precisará desse brinquedo aqui: Conversor RCA para HDMI.



O produto vem bem embalado e com um pequeno manual. As entradas podem ser tanto para PAL/M e NTSC (e alguns outros padrões variantes desses) e a saída é HDMI, HD ou FHD, ambos a 60Hz.

(Entrada mini USB para carregar o conversor
e chave seletora para HD/FHD)

(Saída HDMI)

(Entrada padrão RCA)


Funcionou perfeitamente! Liguei o cabo amarelo que sai do MSX na entrada CVBS do conversor e o cabo vermelho na entrada R do conversor.

(A imagem do MSX 1 nesses monitores novos
sempre fica assim, meio borrada...)

A imagem é boa? Não! Mas isso independe desse conversor, uma vez que a imagem do MSX 1 já não é nenhuma maravilha e, quando convertida para esses monitor, fica sofrível mesmo.

A saída para ficar bom seria usar o GBS+ que uso para ligar o MSX2+.

Enfim, o produto atende e cumpre o que promete! Só tome cuidado para comprar o produto correto. Esse é para ligar equipamentos antigos com saída RCA em monitores com entrada HDMI (ou que não possuem entradas RCA). Existe um produto que faz o contrário, então cuidado para não comprar errado!

Então é isso.

Review: Adaptador VGA para HDMI - Conexão com o MSX2+

Pessoal,


Dando continuidade aos cabos para atualizar para o novo monitor, falei aqui do cabo para ligar o MacMini ao monitor utilizando a saída USB-C do Mac e a entrada DisplayPort do monitor.


Bom, a história aqui é um pouco mais complicada. O MSX2+ (Panasonic A1WX) tem uma saída de vídeo RGB, que proporciona excelente qualidade de vídeo. Mas (sempre o MAS...), os monitores novos não tem mais entradas RGB. Assim, comprei o GBS+, um upscaler que converte o sinal RGB para ser utilizado em monitor mais moderno via entrada VGA. Falo dele aqui.

O problema é que o monitor antigo tinha entrada VGA, mas o novo não tem. Assim, precisei do conversor para ligar o GBS+ no monitor novo.

Bom, o produto é super simples e estava bem avaliado no Amazon (link aqui).



(Essa entrada Micro-USB é para energizar o conversor)

O produto é bem apresentado e bem simples. Só é necessário prestar bem atenção pois existem vários tipos parecidos com função totalmente diferente.

Esse que eu comprei é para quem tem um equipamento (em geral mais antigo) com saída VGA e que quer ligá-lo em um monitor novo que não dispõe de entrada VGA, apenas HDMI.

A imagem ficou excelente, precisando apenas de ajustes para deslocamento lateral que o próprio GBS+ faz.


O GBS+ tem um serviço por WiFi que a gente conecta o celular lá e vários ajustes podem ser feitos:


Para mais informações sobre o GBS+, acesse o site do Rafael Rigues (aqui).

Bom, a imagem ficou excelente. Já o som... não passou. Mas aí tem um detalhe. O próprio GBS já tem uma saída de som. Liguei no monitor e nada. Quanto tentei ligar a do adaptador, também não teve som. Vou ter que trabalhar um pouco mais para ver o som, mas a imagem já tá ótima!

Talvez uma caixinha de som para ligar o MSX, não sei, tenho que pensar.

Acabei de olhar no site do fabricante do monitor: é SAÍDA de áudio, não é ENTRADA!!


Realmente vou precisar de comprar uma caixinha de som agora! 😂😂

Bom, esse post é sobre isso!

Review: Adaptador USB-C para DisplayPort

Pessoal,


Como disse num post anterior (aqui), tive que comprar outro monitor porque o meu anterior já estava com a alma encomendada.

Um problema que eu já sabia que teria era com as entradas de vídeo no monitor. O monitor antigo (Monitor TV LG M2252D) tinha entrada vídeo-componente, VGA e 02 HDMI. Era o suficiente para ligar os dois MSX, o MacMini e o PS4.

Esse aqui novo (Monitor LG UltraWide 29WK600) só tem 2 HDMI e um DisplayPort. Assim, tive que comprar isso aqui para começar a conversa: Cabo Upgrow USB-C para DisplayPort 4K@60Hz.

Acabei precisando deste cabo para liberar as portas HDMI para ligar o MSX e o PS4.

O cabo é muito bem avaliado na Amazon e custa bem na média dos equivalentes. Além disso, tinham outros cabos que prometiam conexão até 8k ou taxa de atualização maior (mais que 60Hz). Ora, meu monitor é Full HD e atualiza até 75Hz. Não preciso de cabo que ofereça mais, por mais caro e que não será usado.




(Caixa, cabo bem embalado e manual super simples)


(Cabo com proteção trançada e pontas protegidas para o transporte)

(Muito prazer, eu sou a conexão DisplayPort)

(Muito prazer, eu sou a conexão USB-C)

Enfim, o produto veio bem embalado, passa imagem e som e atende as expectativas.

Recomendo a compra!

Nos próximos posts, vou contar dos cabos para ligar os MSXs.

É isso!