Pessoal,
Spoiler: Deu certo, mas deu errado... Leia o post e no final você entenderá :(
Dando continuidade ao post anterior onde falei dos problemas que tive com o Carbon Copy Cloner para backupear o Mac para o Synology e comecei a usar o ChronoSync.
Como disse, o ChronoSync custa U$50,00. Tá fácil não. Assim, optei por tentar com o Duplicati.
O Duplicati tem opção para instalar no Mac (e vários outros SOs, veja as opções aqui) e tem opção de instalar pelo Docker no Synology (e no Mac também, mas não tenho Docker no Mac). Faz backup incremental e é gratuito. Confira a página deles no GitHub (aqui) também! Pelo GitHub também é possível fazer o download para as várias plataformas (veja aqui a última versão, a v2.0.6.104, até a data de publicação deste post).
A idéia é instalar a versão de MacOS para evitar ter que mapear um HD externo que está no Mac através do Synology. Sei que isso vai dar um bom trabalho e prefiro evitar, indo direto para o Mac "empurrando" os arquivos para o Synology do que o Synology "puxando" os arquivos do Mac.
A instalação do Duplicati no Mac não está tão fácil. Parece que há um problema após a atualização do Mac para Monterey e o Duplicati está sofrendo para funcionar. Na verdade funciona, mas dá um trabalhinho para aparecer.
O macete (passado aqui no fórum do Duplicati) é instalar a última versão do Duplicati e ir neste site do GitHub e baixar o arquivo "net.duplicati.server.plist" e colocá-lo em uma pasta específica. Para baixar, clique em "Download ZIP", depois descompacte a pasta (terá dois arquivos) e depois copie para a outra pasta:
Agora, vá ao Finder -> Downloads e descompacte o ZIP baixado. Copie o arquivo com Command + C.
Para a pasta de destino, deixe a tela do Finder ativa (clique nela apenas) e pressione junto as teclas "Shift + Command + "." "(Shift + Command + "ponto"). Os arquivos e pastas ocultos irão aparecer.
Agora navegue até a pasta "Biblioteca -> LaunchAgents" e coloque o arquivo copiado lá. Depois volte para outra pasta (como Downloads e pressione Shift + Command + "ponto" para esconder de novo as pastas e arquivos e evitar de fazer merda...
Se você fez tudo certo, vai digitar esse endereço no navegador e vai abrir o Duplicati rodando no seu Mac: "127.0.0.1:8200/ngax/index.html#". Esse é o famoso "localhost", ou seja, o serviço está hospedado localmente no sua máquina. Depois, quando instalarmos o Duplicati no Docker no Synology, ele será acessado pelo endereço "<IP-do-seu-servidor>:8200/ngax/index.html#".
Na página de login ("First run setup") eu escolhi a opção de não colocar senha, uma vez que tem apenas um usuário. Eu, no caso.
Agora crie um backup:
Escolha o nome do backup e a criptografia (eu escolhi sem criptografia para este backup):
No próximo passo, você escolhe o local de destino. Pode ser local, em vários serviços de nuvem (Box, Dropbox, Google Drive, etc) ou no seu servidor local. Eu vou "roubar" e fazer do jeito fácil. Escolha "Pasta ou Unidade Local". Vai aparecer uma opção para navegar nos diretórios e uma para exibir pastas ocultas. Escolha essa, uma vez que, no nosso caso, a pasta destino é remota. Assim, navegue até a pasta "Volumes" e depois até "Livros"(que eu já havia criado no Synology). Depois clique em "Testar Conexão" e deve aparecer "Conexão estabelecida!".
Agora vamos configurar a pasta de origem. É só navegar. No meu caso, como a pasta também é remota (está num HD externo), é só clicar em "Exibir pastas ocultas" e navegar até a origem. Ao final, clique em próximo.
O próximo passo é agendar a tarefa e definir se você quer apagar ou não os arquivos. Eu prefiro não apagar. Salve e siga em frente para executar!
Funcionou perfeito! Só que...
Descobri que o Duplicati entende que essa função de copiar para outra pasta é "sincronização" e ele não faz isso. Segundo os autores (só vi depois dessa trabalheira toda), o Duplicati compacta e criptografa os arquivos por razões como "segurança, espaço e eficiência".
Ok, mas não é o que estou procurando. Nem vou instalar no Synology. Continuo na luta.
É isso, pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário