terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Dica: como editar PDF

Pessoal,


Exportar um arquivo de Word ou PowerPoint para PDF é trivial.

E fazer o contrário? Pegar um PDF e exportar para Word? Seja para copiar ou editar alguma informação?

Para isso existem as ferramentas pagas e as gratuitas.

Dentre as pagas, você tem poucas que sejam compras únicas, como o Wondershare, e as mais comuns que são por assinatura, como o Adobre Acrobate e o FoxIt.

A proposta deste post é apresentar alguma coisa que seja gratuita, (não freemium, mas free mesmo) e offline (de preferência).

Já aviso antecipadamente: as soluções que vou colocar aqui AJUDAM, mas não são tão perfeitas quanto as pagas! Infelizmente.

A primeira dica é um site. Tá, não é offline. Mas é free!


Esse simpático serviço pega o seu PDF e transforma em Word, Excel (sem as fórmulas das planilhas, óbvio), em PowerPoint. A versão gratuita permite converter o texto "selecionável" em .docx e a versão paga transforma todo o texto, inclusive o dentre de imagens e gráficos, em editável. Arraste o PDF para a página e depois faça o download. Funciona muito bem, mas cada download deve ser efetuado com intervalo de 10 horas!!! 

Por isso não gosto de "free"ou "freemium".

A segunda dica é melhor.


Já vou começar sendo sincero: não gosto do LibreOffice. Nunca gostei. Acho poluido, confuso, sei lá, tem a cara demais de "open source" no sentido pejorativo mesmo. Coisa de nerd que não está nem aí se é confuso pra todo mundo, só na cabeça do programador é que tem alguma lógica.

Desabafo feito, vamos lá. Abra o LibreOffice, vá em cima em "File -> Open..." e na janela que se abre vá em "Mostrar Opções -> File type" e desça até "PDF - Portable Document Format (Write) (*.pdf). Sim, é cheio de mistura de português com inglês. Acredite quando eu digo que não gosto do layout da maioria dessas ferramentas open source, especialmente se foram criadas para Linux e daí portadas para os outros SOs.


O arquivo será aberto e estará totalmente editável. Mas isso tem, claro, um preço.

Se você quiser manter lindamente a formatação, o custo será pago à Adobe. Se você topar abrir mão da formatação, o custo é esse mesmo...


Conseguem perceber como a formatação foi perdida do PDF original (à esquerda) para o padrão que convertido (à direita)?

- Então, muito prazer! Preço ao seu dispor!

Os programas feitos para manipular PDF, como Adobe Acrobate, não têm ESTE problema. Têm outros, a começar pelo preço.

Bom, quando eu já estava desanimado, achei esse site aqui: pdf2doc.com. Então essa é a terceira dica:


Site super simples: arraste o PDF e depois faça o download. O arquivo vem zipado e, após descomprimir, temos o .doc.

Sem comentários!


Vejam que está muito, muito aceitável. Essas linhas vermelhas à direita são do Word tentando encontrar a palavra no dicionário.

Veja aqui uma edição:



Chego quase a dizer que está perfeito, exceto porque alguns símbolos e alguma formatação foi perdida. Mas está muito melhor que todas as outras opções!

O grande problema é manter o seu arquivo em PDF lá no servidor de sei-lá-onde-é... Diz o site que apaga os PDFs depois de uma hora. Vai saber...

Mais uma vez, esse é o preço...

Eu já tinha falado isso há algum tempo (veja aqui). Na época foi uma dica com o Automator e uma com o Google Docs.

É isso, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário