terça-feira, 21 de abril de 2020

Desabafo (2)


Pessoal,

Outro post de desabafo. Mas este é sobre informática.

Cara, detesto Linux. #ProntoFalei.

PQP. Que coisa mais insuportável usar linha de comando. Principalmente quando você faz EXATAMENTE o que o cara falou pra fazer, SÓ QUE DÁ ERRADO!

Windows tem lá seus milhões de problemas. Mac também, longe da perfeição. Mas o Linux...

Tá bom, é muito versátil, o controle é altíssimo, é open source, ok. Mas custa fazer uma GUI que preste?

Passei os últimos dias tentando fazer um NAS com um Raspberry Pi 3+. Tentei duzentas mil opções disponíveis: FreeNAS, NextCloud, um monte. Pra instalar os servidores, tem que digitar um monte de linha, fazer coisa que a gente não entende E não quer nem entender nem saber. É tudo difícil, parece que pra dificultar mesmo.

No final, a solução vai ser fazer isso num PC velho com Windows ou fazer isso uma solução privada, tipo Synology ou QNAP (porque WD MyCloud não me engana mais!).

E pra completar, descobri que meu rotador do Google (falei dele aqui e aqui) não faz Port Fowardding!😡😡 Procurei na internet e nada. Quer dizer, fiz o que é falado para fazer mas não funciona. Olhei aqui e aqui. Bosta.

Não tem jeito. "Solução Open Source" é sinônimo de "não funciona direito".

Desabafo (1)

Pessoal,

Este post vai ser um pequeno desabafo.

Estamos passando pela pandemia do COVID19 (o dia da edição deste post é 21/04/2020). Confesso que não aguento mais ouvir sobre coronavirus, isolamento, cloroquina e qualquer coisa do tipo.

Já li muito, principalmente no que me concerne: manipulação de vias aéreas e anestesia. Estou preparado para o trabalho, consciente do que devo ou não fazer. Confesso que isso, por si só, já é bem estressante.

Os jornais estão massacrantes: só fala nisso, o tempo todo, exaustivamente. Morte, morte e mais morte. Parece que estão lambendo os lábios com isso. Afinal, histórias felizes não vendem notícias, né?

Outra coisa que está enchendo o saco é a política. Se o presidente fala A, o povo acha que ele deveria ter falado B. Aí ele fala B e o povo já acha que deveria ter sido A ou C. Ah, porra, para de deturpar tudo... Também já deu!

Além disso, têm os especialistas formados nos grupos de WhatsApp. O cara leu um post do Twitter falando isso ou leu um textão no Facebook e agora acha que é especialista em cloroquina, em pesquisa clínica, em epidemiologia ou em saúde pública. Chega a dar dó a profundidade de um centímetro do conhecimento. É como dizem sobre os "jênios" atuais: aprendem no Wikipidia e sabem falar de tudo com todo mundo, mas a profundidade do conhecimento é super rasa.

O pior de tudo são os que estão em pânico. PQP! PQP! PQP!


É exatamente isso aí. O cara em pânico é um porre! É um burro que não consegue entender o que está acontecendo.

Onde eu trabalho, tem 3 pessoas que me enchem o saco com força. Uma delas tá em pânico, falou que acorda de madrugada para estudar, para chorar, para fazer ioga, faz live aqui, faz "webnário" ali, falou que vai ter que usar fralda para não se contaminar no banheiro, mas até agora não atendeu um único paciente com COVID. Unzinho sequer. Nem tá indo trabalhar. E está em pânico...

As outras duas pessoas são as "ixxpertas". O pior do "ixxperto" é ele achar que está enganando todo mundo. O problema é quando os outros já conhecem as figuras, aí a gente só observa e ri nos bastidores.

Uma dessas pessoas adora dar "carteirada": sou diretor clínico, você sabe com quem está falando, minha filha é médica, é "adevogada", trabalha no CRM... Que bosta, precisa dar carteirada para "provar" seu ponto de vista.

A outra pessoa, coitada, é burro "ixxperto", acha que sabe tudo e que está passando a perna em todo mundo. Só não viu que a vida está passando a perna nela... Dias atrás estávamos discutindo sobre a necessidade dos anestesistas dos hospital irem ao CTI para entubar os pacientes com COVID. Estressante, inegável. E a figura alega que, por ser idosa, não poderia ir e queria que os mais jovens fossem. Até aí, argumento razoável. Argumento que cai por terra porque a figura está lá, trabalhando todo dia, enfiando a cara na boca de pacientes, supondo que os que ele atende, são saudáveis. Não imagina que quem vai quebrar as pernas dele é exatamente um saudável, ou assintomático ou um que ainda não teve tempo para ficar doente... Diz ele que tem que sair da linha de frente, mas atender paciente É estar na linha de frente, ainda mais em época de pandemia! Ah, mas o "ixxperto" vem com um print de email do CRM, deturpando tudo para mostrar o ponto de vista dele, que não pode ficar na linha de frente. Tá bom, então...

Daqui a pouco vai ter outro post.

Até mais.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Algumas atualizações

Pessoal,

Algumas atualizações:

1 - O meu MacMini morreu mesmo. A placa lógica queimou e não valia a pena o conserto. Para completar, o SSD que estava nele também pifou. Alguma coisa aconteceu e ele fritou todo.

Como já tinha falado antes, ele veio com algum problema: tive que trocar o HD duas vezes e ele, às vezes, dava uma travadas, desligava sozinho. Durou muito, se considerar isso; viveu de 2013 até 2019, uns 6 anos e meio.

Ainda não sei o que vou fazer com a carcaça dele, se vou vender ou montar um Raspberry Pi dentro dele...

2 - O substituto do Mini será... outro Mini! Já comprei e estou aguardando a Apple entregar. Lembram daquele post sobre o preço alto daqui, etc? Pois é, acabei comprando aqui mesmo :-/

Levei vários pontos em consideração:
 - preço: nos EUA sairia bem mais barato, mas teria que trazer ele na mochila correndo o risco de ser pego na alfândega. Isso jogaria o preço lá pra cima.
 - vou ter que comprar um ultrassom portátil e ele também não é barato (na verdade é até mais caro que Mini). Coisa demais para passar na alfândega...
 - é um saco voltar de férias e ficar preocupado com o que está na mala. Dessa vez isso pesou muito dessa vez.
 - tentei comprar pelo Grabr: o site cobrava um dólar bem mais alto do que eu conseguiria se comprasse direto lá. O preço (considerando a justa recompensa do comprador e a justa tarifa do site) já ficava caro, mas o site ainda cobra um dólar com um spread capeta. Aí num dá, né?

Enfim, vai chegar um MacMini com core i7, 8GB de RAM e SSD 512GB. Depois vou comprar mais RAM e colocar (ainda não sei se 16+16 ou 32+32), mas isso vai ser quando eu conseguir tirar minhas férias.

Comprei em 28/02 e consegui um bom desconto por causa da minha esposa (desconto educacional).

No final, acho que valeu a pena.

Pensei em fazer um Hackintosh, mas pesei o fato de ter que fazer maracutaia com sistema operacional na minha máquina que está com dados bancários, etc. Além disso, atualizações futuras poderiam inviabilizar o funcionamento. Tirando que às vezes, dependendo da configuração de base, teria que colocar dongle de Wifi, bluetooth, etc. Deu preguiça.

3 - Minhas férias: estou me sentindo o Chevy Chase - férias frustradas :-/

O coronavirus chegou e meu voo para Miami foi cancelado. Tirando o caos lá na Florida (shoppings fechados, lojas fechadas, restaurantes fechados, praias fechadas). Realmente não teria nada para fazer lá.

Cancelei o hotel e o carro e vou reagendar o voo para o final do ano. Dois anos sem férias é foda!

Bom, quando o Mini chegar eu falo mais dele.

Até a próxima.