sexta-feira, 29 de junho de 2018

Nostalgia (7): Instalando o Windows 98 SE

Olá pessoal,

Vamos continuar hoje com a instalação do Windows 98 SE, a última versão do W98 (cujo codinome era Memphis).

Assim como o W95, o W98 também era um híbrido de 16/32 bits e boot também baseado no MS-DOS. Foi lançado em 1998 e o SE foi lançado em 1999.

Vinha com o IE 4.0 (e o SE com o IE 5.0), um melhor suporte para USB que o W95. Era considerado mais estável que o W95 e tinha o famoso "Active Desktop", que permitia configurar o ambiente de trabalho como uma página da Web, inclusive com links e conteúdos da rede. Alem disso, foi o primeiro a usar o Windows Driver Model (WDM), que ainda usamos em alguns dispositvos quando são instalados, além do MSConfig.

Como curiosidade, foi no lançamento do W98, na COMDEX, há 20 anos, a hilária cena do Windows apresentar a BSD. Tão divertido quanto isso foi o comentário de Bill Gates: "This must be why we're not shipping Windows 98 yet."

(Blue Screen of Death - BSD - do Windows 98)


Mais informações sobre o W98 podem ser obtidas aqui e/ou aqui.

Vamos lá!

Como estamos fazendo nas outras instalações, estou usando o VMWare. Escolhi o CD do W98 e mandei iniciar. De cara, apareceu isso:



Ou seja, nada de precisar de formatar HD antes ou ter que usar disco de boot. Se tiver o CD, tá pronto! Ótimo! Dei [ENTER] e fui em frente.



Como escolhi um HD de 8GB para o W98, ele aconselha ativar o suporte para discos grandes. E só porque eu falei que não precisava do disco de boot, olha lá ele sendo solicitado 😒


Então fiz o seguinte: dei o boot como o disco de boot e escolhi iniciar com suporte para CD.



Entrei no FDISK para preparar o HD. Vamos criar a partição do DOS (opção 1), partição primária (1).




Depois, vamos definir a partição como ativa (2).


Pronto, o disco está preparado. Vamos resetar e formatar com "Format c: /s /u". Usei o disco de boot do W95 porque o do W98 que eu tinha não tinha o programa para formatar.

(Escolhi a opção 1, mas tanto faz. Só quero é formatar o HD)



Agora já pode ejetar o disquete do drive A, ir para o drive D e executar o "Config".





Eu optei por não gravar um disco de inicialização. Curiosamente, no meu CD não tem a opção de Brasil, apenas Portugal. Como falamos "quase" a mesma língua, vamos lá.



(Após inserir a senha, vamos concluir a instalação)

(Não se preocupe: em VM não dura 18 minutos)





Como é de praxe nas instalações no VMWare, instale o VMWate Tools. Melhora bastante (gráficos, sons, rede, etc).


(A tela foi redimensionada e a internet já está funcionando!)

A instalação do VMWare Tools configura a rede, porém o som não funciona. Fiz a mesma coisa que tinha feito na instalação do W95, através do site da Creative Labs.  



Pronto! Tudo ok! Tudo funcionando!


Agora vamos instalar o Windows ME!

Até lá.