quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sugestão de Download: Secunia PSI

Quem tem computador da Apple, está acostumado com uma ferramenta muito útil: "Atualização de Software". Esta ferramenta, automaticamente e de tempos em tempos, vasculha seu computador e oferece a atualização das novas versões dos diversos softwares instalados. Uma mão na roda.
Infelizmente que é usuário do Windows só tem a ferramenta Windows Update que faz a atualização dos programas da Microsoft (Windows, Office, etc). Para os outros programas depende-se do próprio programa ser carregado e oferecer a atualização.
Bom, esse complexo de inferioridade pode ser facilmente resolvido com este aplicativo, o Secunia Personal Software Inspector (para os íntimos, Secunia PSI), disponibilizado aqui. Ah, o programa é "de grátis" :-).
Esse programa faz exatamente ao que se propõe: vasculha seu HD em busca de programas instalados, oferece a atualização diretamente do site do fabricante do software e ainda informa se a navegação através dos browsers instalados é segura ou não (e se não for, informa qual é a "inseguridade"). Muito legal e prático.
Vale conferir. Abaixo estão algumas imagens desse software.



domingo, 14 de novembro de 2010

Proxy Internacional

   Quando o Mahmoud Ahmadinejad estava contabilizando seus votos para a reeleição no Irã e a população se rebelou, resultando em pancadaria generalizada nas ruas, o acesso a sites estrangeiros no país foi proibido. Não havia como postar fotos ou vídeos do que estava acontecendo no país se não fosse por canais oficiais.

   Não? Pois é, havia outro jeito. Através de Proxies Internacionais, ou seja, você acessava a rede como se fosse alguém em outro pais acessando a rede. Não, não é complexo, mas não é esse o lugar para explicar a mágica. Só vou postar a dica, pois, agora que a Venezuela é aqui, pode ser útil.

   Você pode acessar estes sites: Proxy Servers, Hide My Ass e Proxy Server List, mas então você terá que contar com a sorte de encontrar um bom link para acesso rápido e tal. Na falta de algo melhor, quebra o galho.

   MAS exitem outras 2 boas opções, bem práticas.

   A primeira delas é Hotspot Shield. É um programinha para Windows e Mac. Você instala, clica e pronto, ele se conecta sozinho com um servidor dos EUA, onde você pode acessar conteúdos proibidos no Brasil :) Tem um detalhe. Ele teima em abrir uns links de propaganda (nada pornográfico, para o caso de algum puritano perguntar). O problema é que, em dispositivos com telas menores, como os netbooks, esses links podem "comer" espaço útil na tela. Além disso, alguns links são sonoros, atrapalhando escutar vídeos ou músicas. Tá, dá para contornar, mas às vezes, simplesmente não é possível achar onde está a "propaganda falante". Não existe almoço grátis!

   Mas há outra opção que é o proXPN, também disponível para Mac e Windows. Ele não mostra "comerciais falantes", mas demora mais para conectar com os proxies estrangeiros. Não existe almoço grátis, lembra?

   Ainda se perguntando pra que raios usar mais um programa no seu computador? Lá vai, então: conhece a Last.fm? Pois é, para você usar no Brasil (e em vários países), você precisa fazer um login. Depois de um determinado número de músicas, você terá que começar a pagar (poucos dólares, é verdade) para o uso. Mas nos EUA, por exemplo, é "de grátis". Daí você se conecta ao proxy americano e voilà...

   Mais um case de sucesso. Conhece o site Hulu? Clique nele aí na sua casa e você verá que ele só funciona nos EUA. Lá tem um monte de séries e filmes disponibilizados pelos próprios canais americanos, para tentar reduzir a pirataria. Enfim, se você entrar nesse site via proxy americano, o que você acha que vai acontecer? Isso mesmo, acesso ILIMITADO!!!!

   Boa diversão.

Mais extensões para o Google Chrome

   Como já disse (escrevi) antes, uso o Google Chrome como navegador. Rápido, estável, simples e cheio de extensões, permitindo que você o deixe com a sua cara...

   Vou postar aqui algumas das que eu uso. Acho essas muito seguras, confiáveis e úteis.

   A primeira delas é o Chromed Bird, que integra o Twitter ao Chrome. Uma beleza só :) Dá para postar, seguir seus contatos, criar listas, reduzir links, etc.
                                                

   Outra é o Proxy Switch. Muito útil para rápida conexão em proxies fechados. Um clique, selecione o proxy que focê deseja (previamente configurado) e pronto. Foi o mais simples e prático que encontrei. Sem estresse.

   Speed Dial também é ótimo. Permite que você configure alguns links para serem mostrados na hora de abrir uma nova página no navegador. Coloco lá os links que mais acesso normalmente (UOL, Gmail, Folha de São Paulo, etc). Também existe para FF. O Opera tem algo semelhante nativamente (de onde tiraram a idéia para criar esta extensão).
                                          

   O Search Preview também é bem útil. Ao acessar o Google e fazer alguma pesquisa, o site mostrará pequenas miniaturas da página. Bem útil na hora de encontrar "aquela página que eu não sei o nome mas lembro mais ou menos como ela era!".
                                     

   Sabe quando você clica em algum link do Youtube e ele começa a abrir, para para carregar, abre de novo, carrega mais um pouco? Irritante, não? Tá, você pode apertar no Pause e esperar carregar tudo primeiro, mas pra que fazer isso se uma extensão pode fazer isso por você? Com o Stop Autoplay for Youtube (http://goo.gl/0Dg3) seus problemas acabaram :) . É só clicar no link do Youtube e esperar o vídeo carregar todo. Depois aperte no botão para iniciar.

   A Internet está cheia coisas para fazer download, né? Os sites mais comuns para downloads são o RapidShare e Megaupload, mas é um saco ficar esperando aquele reloginho marcar todo o tempo para você clicar e começar o download. Ainda, se você resolve olhar outras páginas e esquece aquela, dali a pouco o link não vale mais, e lá vai você, de novo, esperar uns 90 segundos. Um porre, certo? Então use o Rapidshare Downloadhelper (http://goo.gl/6ZIs) e o MegaUpload Downloadhelper (http://goo.gl/tNL9). Ao clicar num link para esses sites, o download iniciará automaticamente assim que acabar o tempo de espera. Mais fácil, não?
                                                     

   É isso aí! Assim que eu achar alguma novidade, coloco aqui.

Barcode Scanner para Android e QRCode Maker

   Todo mundo já sabe: o código de barras está em fim de vida. Ele informa muito pouco em relação aos seus sucessores (os códigos de barras 2D). Sua única vantagem é a praticidade de um sistema já amplamente difundido. Quase todos os produtos que você comprar terão um código de barras, certo?


   Os novos smartphones (tá, os antigos também) contam com recursos para utilizarem os códigos de barras tradicionais e os 2D. Através de aplicativos específicos, você pode obter informações sobre preço, links, fotos e até autenticação para roteadores!


   No sistema Android isso é tão normal que muitos sites só mostram os códigos 2D ao invés de links. Cá entre nós, é muito mais fácil isso que digitar um endereço enorme naqueles tecladinhos dos SP...

   Existem diversas opções para entrar nesse mundo. A minha favorita é o Barcode Scanner, produzido pela ZXing e distribuido gratuitamente no Market. No Windows Mobile eu usava o Quick Mark, mas no final, ele estava cobrando para permitir a abertura do browser. Até poderia trocar, pagar ou procurar "versões alternativas" na Net, mas acabei indo para a plataforma Android (por outros motivos). Para outras plataformas também existem opções, mas aqui vou falar só do Android.

   É muito difícil usá-lo: clique no ícone do programa, aponte para um barcode 2D e pronto. A informação inserida vai aparecer. Complicado, né?


   Mas nem tudo são flores, claro! O sistema 2D ainda não tem um padrão definido, apesar de que, qualquer que seja sua opção, você terá mais recurso que no código de barras tradicional. Existem QR Codes e Data Matrix (os dois mais comuns), mas também o Microsoft Tag Reader e diversos outros.

   Se você desejar, pode começar a fazer seus códigos de barra 2D também!

   Se você é fanzão da Microsoft, pode tentar a sorte aqui. Mas esse sistema é um pouco burocrático, quer dizer, você cria um barcode 2D no site da Microsoft, necessita de fazer um login, etc, etc, etc. Mas o resultado é bom. Veja só:

   Não sei, mas eu pessoalmente prefiro esse outro aqui. Tem muito mais opções de informações, já que além da tradicional "zebrinha", você também cria códigos 2D, ISBN e Mobile Tags, dentre outras. É gratuito e muito fácil de usar. Dê uma olhada no resultado:

                                                  

   Este outro aqui, também tem proporciona ótimos resultados.

   Pronto, agora você já pode criar seus códigos 2D e acessar diversas informações. Mais fácil que morder água, não?  ;-)

Angry Birds

   Angry Birds é um jogo para celulares com Android, iPhone / iPod e N900. É distribuido pelas respectivas lojas online (Market, Apple Store e Ovi Store).
 

   Trata-se de um jogo de estratégia. Você controla diversos pássaros e, através de um estilingue, tenta atirá-los contra os Green Pigs, que roubaram os ovos dos pássaros.

   Vão dois links. O primeiro é o Cinematic Trailer, que conta a história do jogo. O segundo é um In-Game Trailer, só para dar um gostinho.

   Só tem um problema: o jogo vicia...  :-)

World War

   World War é um jogo para celulares com Android ou para iPhones / iPods.

   Trata-se, como diz o nome, de um jogo de guerra. O jogo é gratuito e fornecido pela Storm8 (baixe-o pelo Market ou Apple Store). Apesar de ter um visual gráfico bem simples, é bem divertido e bem fácil de entender. É online, ou seja, necessita Wifi ou conexão Edge / 3G.
mzleauzbplz480x480-75
    A cada hora, você receberá uma determinada quantia e um determinado número de energia. Use o dinheiro para comprar instalações de suprimento (que irão render-lhe mais dinheiro) ou de defesa (que irão ajudar-lhe na defesa contra ataques dos inimigos). O dinheiro também pode ser usado para comprar armamentos para atacar.  Faça alianças para fortaler seus ataques e suas defesas. À medida que você avança no jogo, seus adversários também vão ficando mais equipados. Existem cerca de 3 milhões (!!!!) de jogadores, conferindo diversão certa.

   Existem até calculadoras online para ajudar na tarefa de escolher o que comprar: essa ou essa.

   Equilibre tudo isso e tente conquistar o mundo. :-)

Google Chrome e o sistema Android

   Bom, acho que todos já conhecem o navegador do Google, não? Simples, rápido, confiável e disponível para os principais sistemas operacionais. Aceita vários complementos e, ao contrário do Firefox, não é necessário reinicializar após instalar uma nova extensão.

   O legal é a (quase) total integração com o navegador dos Smartphones com sistema Android. São duas extensões que fazem isso: a Google Chrome to Phone Extension e a Android2Cloud. Todas necessitam que você tenha uma conta do Google ativada para funcionar (como uma conta Google é quase uma necessidade para quem tem Android, isso não chega a ser grande entrave). É também necessário instalar um programa no Android (gratuito e disponível no Market) chamado "android2cloud".

   Instale o aplicativo no Android e siga as instruções. Sem mistério. Instale os dois complementos no Chrome e siga as instruções. Também sem surpresas.

   Funciona assim: sabe quando você está na rua ou numa fila de banco olhando um site qualquer na Internet mas a tela do telefone é muito pequena para ver bem o site? Neste caso você usa o Android2Cloud, que envia o link para o seu navegador Chrome lá do seu computador, na sua casa ou onde você acessar sua conta Google.

   Na tela do navegador no Android, clique no Menu --> Mais --> Compartilhar página --> android2cloud. Pronto, da próxima vez que você acessar sua conta do Google, uma página com link enviado se abrirá.

   No sentido contrário: às vezes tem algumas páginas que você gostaria acessar no celular, mas tem preguiça de digitar todo o link naquele tecladinho do telefone. Então você clica na extensão do Chrome to Phone. Ele envia o link para o Android. Na barra superior do Android aparecerá um aviso sobre o link recebido. Clique lá e pronto. Este último permite que você envie para o celular informações como sites, endereços, números de telefone e mapas.

   Como uma imagem (ou vídeo) vale por mil palavras, veja, na prática, como funcionam esses complementos:
Boa diversão.